Quando o friozinho chega no sul do Brasil um velho conhecido começa a pipocar nas feiras, nos supermercados e até na beira de estrada. Vendido em sacos ou a granel, e ainda cru ou cozido, o pinhão é um daqueles ingredientes que fazem parte da culinária sulista. Considerado por muitos um comfort food, um alimento que trás boas lembranças.
Para quem não conhece o pinhão é a semente da araucária, árvore nativa da mata atlântica do sul do Brasil. Colhido em forma de pinha, ele precisa ser descascado para ser consumido. Cá entre nós, essa é a parte MAIS CHATA, mas existem alguns segredinhos para facilitar isso. O pinhão pode ser consumido puro (cozido em água, na chapa ou assado) ou como parte de pratos doces e salgados. Os mais conhecidos são a paçoca e o entrevero, este último, prato típico da serra catarinense. Mas como sempre gosto de inovar, decidi fazer algo diferente hehehe, almôndegas de pinhão, que tal?
Por ser um ingrediente sazonal, só está disponível para colheita entre abril e agosto. Além disso é regional, muito presente no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É possível também encontrar em regiões mais altas de São Paulo e Minas Gerais, porém com mais dificuldade.
Comprei esse pinhão aqui em São Paulo no Mercado Municipal por R$ 8,00 o quilo. Mas já vi também na zona cerealista e no supermercado Extra para vender. Para quem mora em outras regiões é bem provável que não irá encontrar, infelizmente. Como “substituto” você pode fazer almôndegas de berinjela, que tal? Não é a mesma coisa, mas é tão gostoso quanto.
Você vai precisar de…
Pinhão cozido e descascado (ver NOTA) – 3 xíc. = 420g
Farinha de trigo integral – 1/2 xíc. = 65g
Cebolinha picada – a gosto (usei 1/2 xíc.)
Dentes de alho – 3 unidades
Óleo vegetal (usei óleo de girassol) – 2 colheres de sopa
Páprica defumada – 1 colher de chá (opcional)
Sal – 1 colher de chá
Água – 60ml
Como fazer…
1- Aqueça o óleo numa panela e adicione o alho picado, deixe até dourar.
2- Acrescente o pinhão, a páprica defumada e o sal. Misture tudo e deixe cozinhar por um minuto, mexendo de vez em quando para não queimar.
3- Transfira para o processador e adicione a farinha, a cebolinha e a água. Triture até ficar homogêneo.
4- Modele as almôndegas do tamanho que preferir, utilizei uma colher de sopa para medir a quantidade de cada uma.
5- Transfira para uma assadeira antiaderente, ou untada de óleo, e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos. Outra forma de preparar, que por sinal acho mais saboroso e suculento, é colocar as almôndegas numa panela e cozinhar com molho de tomate por alguns minutos.
Essa receita rendeu 27 almôndegas.
NOTA: Como cozinhar e descascar o pinhão com facilidade (ou quase isso :P)
- Lave e corte as pontas dos pinhões. Essa etapa facilita descascar depois. Além disso, ajuda no processo de escolha, se ao cortar as pontas o interior do pinhão estiver escuro, ele deve ser descartado.
- Coloque numa panela de pressão e adicione sal e água até cobrir.
- Leve ao fogo e cozinhe por 30 minutos após a panela pegar pressão.
- Desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha.
- Escorra a água e corte os pinhões, no sentido do comprimento, ainda quentes para facilitar a tarefa. Outra técnica é bater com um martelo de cozinha na parte mais gordinha.
É possível cozinhar o pinhão numa panela comum, porém o tempo de cozimento é mais longo.
14 Comments