Nesse final de semana, pra ser mais exato no dia 16, sábado, o blog completou 1 aninho de vida. O meu bebe tá virando mocinho, que orgulho hehehe. O que começou de forma despretensiosa e tímido, acabou crescendo e conquistando novos leitores.
A cada semana recebo e-mails, comentários nos posts, no Facebook e no Instagram de queridos leitores e leitoras elogiando o blog. Fico imensamente feliz e grato por todo o carinho de vocês. É muito motivador receber comentários assim, houve momentos no ano passado que pensei em desistir, mas foi graças a esses comentários que segui em frente. Vocês alimentam meu espírito ♥
Para comemorar essa data tão especial, dei uma repaginada no visual do blog como já devem ter notado. É bom mudar as coisas de vez em quando. A mudança também veio para organizar o blog e facilitar a navegação. Agora as receitas estão separadas por categoriais do tipo, prato principal, sobremesa e bebidas.
Criei também a página medidas, nela vocês vão saber quais utensílios medidores que eu uso nas receitas. Já a nova seção como…, não vai ter só receitas, mas também dicas de como comprar legumes, e como germinar grãos, por exemplo. Conteúdo é o que não falta para os próximos meses hehehe. Ah, e outra coisinha, se você ainda não conhece o manifesto do blog, corre lá pra dar uma olhada.
Toda a nova identidade do blog que vocês estão vendo foi criado por mim com muito amor e carinho. Quero saber sobre a opinião de vocês. Deixe uma mensagem nos comentários, por favor.
Aniversário tem que ter bolo né!? Ainda mais de um blog de receitas hehehe. Esse post é super especial por dois motivos: primeiro, é um post comemorativo do aniversário do blog. E segundo, pasmem ou não pela coincidência, a receita desse bolo maravilho é a número 100!!!! É isso mesmo, já existem 100 receitas publicadas nesse pequeno espaço virtual. E depois tem gente que tem coragem de perguntar o que um vegano come.
Ah, só pra esclarecer, eu não sou vegano. Muitos acham que sim porque só publico receitas veganas, mas na verdade sou vegetariano. O que acontece é que eu só cozinho e dou preferência para receitas veganas, raramente consumo algo de origem animal. Porém, as vezes não tenho escolha quando estou fora de casa, ai consumo algo que contém leite ou ovo, por exemplo. Por isso não me considero vegano, e sim vegetariano.
Bom, chega de enrolação e vamos ao que interessa né, a receita! Já vou começar sendo bem sincero, ô coisa demorada pra fazer. Tão cedo não faço mais bolo hahaha. Mas vamos e convenhamos, bolo como esse é pra ser feito em momentos especiais e não pro dia a dia, então vamos dar um desconto. Ah, e no final vale a pena, ficou maravilhoso!
Todas as receitas que publico por aqui tem poucos ingredientes e são rápidas de fazer, mas esse bolo foi de longe a receita mais demorada que fiz na vida. Tive que separar a preparação em dois dias. No primeiro fiz os recheios de chocolate e de pasta de amendoim. Já no outro fiz a massa e montei ele.
Quis me aventurar na cozinha (como sempre rsrs) e fiz o tal naked cake, a nova modinha nas festas. Prefiro chamar ele pelo nome em português, bolo pelado, porque acho mais engraçado hahaha. A diferença entre o bolo tradicional e o bolo pelado é que ele não possui cobertura, assim o seu recheio fica visível na lateral, deixando-o mais irresistível.
O que eu fiz foi de chocolate com pasta de amendoim, ele não contém leite, manteiga e nem ovos, muitos acham que não dá pra fazer bolo sem esses ingredientes, mas eu discordo completamente. Ele tem sabor bem forte e marcante porque utilizei chocolate 70% cacau, uma delícia.
Vamos começar então a jornada pra preparar esse bolo. Vou te explicar passo a passo.
Para a massa você vai precisar de…
Farinha de trigo branca – 4 xícaras e 1/2
Açúcar mascavo peneirado- 3 xícaras
Água morna – 2 xícaras
Óleo vegetal – 1 xícara e 1/3
Cacau em pó – 2/3 xícara
Fermento – 1 colher e 1/2 de sopa
Vinagre de maçã – 1 colher de sopa (opcional)
Essência ou extrato de baunilha – 2 colheres de chá (opcional)
Como fazer….
1- Em um recipiente grande adicione a farinha, o açúcar e o cacau em pó. Misture até ficar homogêneo.
2- Adicione a água, óleo, vinagre e a essência de baunilha. Misture até ficar homogêneo.
3- Divida a massa em três partes iguais. Se você não tem três formas de tamanho igual que nem eu, asse as camadas do bolo em etapas. Uma coisa importante nessa parte, se for assar as camadas em etapas, adicione o fermento somente na hora que for assar o bolo.; Utilizei 1/2 colher de sopa de fermento para cada parte.
4- Unte a fôrma (usei uma como 20 cm de diâmetro) com azeite e polvilhe com cacau em pó. Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 30 minutos, ou até o palito de dente sair limpo ao espetar o centro da massa.
5- Retire a massa do forno e espere cerca de 10 minutos para esfriar e desinformar. Asse todas as camadas e espere esfriarem para rechear o bolo.
Para o recheio/cobertura de chocolate você vai precisar de…
Leite de coco – 400ml
Chocolate 70% cacau picado- 160g
Açúcar mascavo – 2/3 xícara
Fécula de mandioca/polvilho doce – 6 colheres de sopa
Essência ou extrato de baunilha (opcional) – 1 colher de chá
Como fazer….
1- Em uma panela adicione todos os ingredientes, misture até toda a fécula diluir no leite.
2- Leve ao fogo baixo e mexa sem parar até o chocolate derreter e o recheio engrossar. Parece que ele não vai engrossar, mas tenha paciência, isso irá levar em média de 20 minutos. E cuidado para não queimar, por isso não pare de mexer.
3- Desligue o fogo e deixe esfriar. Quando estiver amornando mexa de vem em quando para não formar uma película por cima.
4- Depois, leve a geladeira e espere por no mínimo 4 horas para rechear o bolo.
Para o recheio de pasta de amendoim você vai precisar de…
Pasta de amendoim integral – 1 xícara (receita aqui)
Açúcar mascavo – 1/3 xícara
Como fazer….
Misture os ingredientes até ficar homogêneo. Leve a geladeira e espere por no mínimo 4 horas para rechear o bolo.
Nota: a pasta de amendoim eu fiz em casa, no próximo post te explico direitinho como fazer.
Como montar o bolo…
1- Com os recheios gelados e as três camadas do bolo em temperatura ambiente, comece a montar o bolo.
2- Coloque uma camada de massa sobre o prato de bolo. Se o topo do bolo ficou com uma elevação muito alta, corte com uma faca a superfície para nivelar.
3- Coloque no centro do bolo metade da quantidade do recheio de chocolate. Espalhe uma camada lisa e uniforme, levando o recheio até um pouco antes das bordas para não deixar escorrer pelas laterais quando o peso das camadas de bolo espremer o recheio (o meu aconteceu isso, faça o que eu digo e não faça o que eu faço hahaha).
4- Coloque uma camada de massa sobre o recheio e cubra ela com a pasta de amendoim da mesma forma que anteriormente.
5- Repita o procedimento colocando a última camada de massa e cobrindo ela com o creme de chocolate. Decore o bolo do jeito que preferir, utilizei amendoim moído no pilão e outras firulas pra ficar bonito pra foto.
Agora com licença porque tenho uma pia cheia de louças suja pra lavar. Até a próxima!
40 Comentários