O molho pesto é um clássico da culinária italiana, tradicionalmente feito com folhas de manjericão e queijo, faz muito sucesso aqui no Brasil. Existem várias versões desse molho pipocando pela internet, a minha não leva queijo e nem o pinoli. Pra quem não conhece, o pinoli é semelhante a uma amêndoa extraído de um pinheiro, muito utilizado na culinária italiana. Como no Brasil é difícil de encontrar e muito caro, substituí por nozes. Mas também pode ser substituído por castanha do Pará ou de caju.
Fiz o pesto utilizando o processador, as nozes não ficaram bem trituradas, o que deixou o pesto mais rústico e com pedacinhos crocantes deliciosos. Se você quiser um molho bem lisinho, adicione mais azeite de oliva o quanto baste para ajudar as hélices a triturar bem. Outra dica, se tiver um pilão e socador (eu não tenho, mas tá na lista pra comprar hahaha), utilize-os para triturar melhor os ingredientes, dá mais trabalho, mas irá ficar lisinho.
Além do pesto de manjericão, é possível preparar versões alternativas caso não goste muito dessa erva, como pesto de rúcula, de azeitonas, de abobrinha e de tomates seco. Estes até agora nunca preparei, mas devem ser deliciosos.
As formas de consumir o pesto são inúmeras. Pode ser usado como molho de macarrão, espalhar sobre uma fatia de pão tostado, servir sobre saladas, brusquetas e pizzas. Se você ama o pesto como eu, pode muito bem fazer bastante e congelar em pequenos frascos, depois é só descongelar na geladeira ou em temperatura ambiente e utilizar normalmente.
RÚSTICO
SABOR FORTE
RECEITA CRUA
INGREDIENTES:
3 xíc. de folhas de manjericão
1/2 xíc. de nozes (ou castanha de caju ou do Pará)
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de pimenta do reino (opcional)
COMO FAZER:
1- Coloque todos os ingredientes no processador ou liquidificador e triture até ficar homogêneo. Desligue o processador ou liquidificador de vez em quando e raspe a lateral com uma espátula ou colher e volte a bater, assim a mistura ficará mais homogênea. Se você tiver um pilão e socador, pode utilizá-los para triturar os ingredientes. Caso esteja difícil triturar, adicione mais azeite de oliva quanto baste;
2- Se não for usar logo, transfira o pesto para um pote com tampa e armazene na geladeira por até três dias. Use quando necessário para incrementar pratos.
DICA: Você pode adicionar 1/2 dente de alho pequeno e gotas de limão para ficar mais saboroso.
BOM APETITE!
9 Comentários