Desde que me mudei pra São Paulo comecei a comer muito mais cogumelos do que nunca. Por aqui eles são bem mais baratos, abundantes e acessíveis. Vou com frequência ao bairro Liberdade atrás dessas delícias que tanto me encanta. Por lá é possível encontrar em praticamente todas as lojinhas, e com preços que agradam o bolso de qualquer um.
Os meus preferidos são o shimeji e o champignon. Frequentemente consumo eles refogados com cebola ou alho-poró, e adicionados de ervas frescas como cebolinha e salsinha. Mas dessa vez quis fazer algo diferente, um pouco mais elaborado, mas sem perder a simplicidade e a praticidade. E voilà! Eis que surge um escondidinho de shimeji magnífico.
Tradicionalmente o escondidinho é feito com mandioca, também chamada de aipim ou macaxeira dependendo da região do Brasil. Como eu não tinha em casa acabei utilizando o cará, tubérculo rico em vitaminas do complexo B. É possível fazer o escondidinho com mandioca, cará, inhame, e até com batata, fique a vontade para escolher qual tubérculo quiser utilizar.
O preparo é sempre o mesmo, cozinhar ele na água com sal até ficar macio e depois amassar pra virar um purê. Para o recheio do escondidinho só refoguei cebola picada e adicionei o shimeji e o shoyu. Bem simples, rápido e saboroso.
Esse escondidinho pode muito bem ser o prato principal do almoço ou do jantar. É leve, sem glúten e rico em carboidratos e proteínas. Com purê cremoso e recheio suculento, é de dar água na boca. Isso sem contar da casquinha crocante que fica por cima depois de assado, é irresistível!
FÁCIL
SABOROSO
SEM GLÚTEN
INGREDIENTES:
2 carás grande (ou mandioca/aipim/macaxeira)
200g de shimeji (branco ou preto)
1 cebola média picada
1 colher de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de shoyu
Sal a gosto
COMO FAZER:
1- Descasque o cará (ou a mandioca) e corte em pedaços pequenos. Leve ao fogo alto numa panela com água e um pouco de sal. Cozinhe até ficar macio;
2- Enquanto o cará estiver cozinhando, prepare o shimeji. Lave bem os cogumelos em água corrente. Com as mãos separe-os em pedaços menores, reserve;
3- Aqueça o óleo vegetal em uma panela e adicione a cebola picada, refogue até ficar translúcida;
4- Adicione o shimeji, o shoyu e misture tudo. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, mexendo de vez em quando;
5- Quando o cará estiver cozido, retire da água e amasse com um garfo até virar purê, ou passe por um espremedor. Caso o purê esteja muito seco, adicione um pouco da água do cozimento. Experimente e adicione mais sal se necessário;
6- Transfira metade do purê para uma assadeira (utilizei uma retangular de 24 x 13 cm) e forre o fundo. Cubra com o refogado de shimeji, e por último, adicione outra camada de purê com o que sobrou;
7- Leve ao forno preaquecido a 200º C por cerca de 25 minutos, ou ficar dourado por cima.
DICA: Você pode acrescentar ervas a gosto no purê para ficar mais saboroso e cheiroso, como orégano, alecrim e tomilho, por exemplo.
BOM APETITE!
22 Comments