Eu já estava querendo fazer um pão sem glúten há um bom tempo, porém nunca tinha encontrado uma receita vegana interessante. A maioria das receitas sem glúten levam ovos ou são de resultado duvidoso. No livro Indispensável da autora Dunja Gulin, tem uma receita de pão vegano e sem glúten que parece maravilhoso. Fiquei muito empolgado pra fazer, porém um dos ingredientes principais é a farinha de painço, algo praticamente impossível de encontrar no Brasil, ou seja, a receita foi logo descartada.
Fazer pão sem glúten macio e gostoso é algo realmente difícil, isso até eu descobrir uma receita que leva farinha de arroz e inhame. A receita original contém ovo, mas eliminei ele e o resultado ficou tão bom quanto, nem fez falta. Todos os ingredientes utilizados nessa receita são fáceis de encontrar e baratos, o único problema é que são muitos.
Odeio fazer receitas com muitos ingredientes, mas para chegar a um resultado satisfatório não teve jeito. Tive que utilizar 10 ingredientes, cada um com um função específica, não dá pra tirar nenhum. Por exemplo, o fermento vai fazer o pão crescer, o vinagre vai potencializar o fermento, a farinha de arroz vai dar corpo ao pão, e o inhame e a fécula de mandioca vão dar liga pra massa, já que não contém glúten. Ou seja, cada ingrediente tem um porque, não dá pra substituir ou alterar a quantidade deles.
Mesmo se você não possui nenhuma alergia ou intolerância ao glúten como eu, é bom variar um pouco a alimentação de vez em quando. O pão é sem dúvida o alimento mais consumido no Brasil, seja pela cultura, pela praticidade ou por ser um alimento barato. Porém o seu consumo em excesso, assim como qualquer outro alimento, faz mal à saúde, ainda mais por causa do glúten. Com essa receita é possível variar os ingredientes e experimentar um pão diferente, sem qualquer ingrediente de origem animal, sem glúten e com uma textura e sabor único. Vale a pena testar.
A massa desse pão é deliciosa, é um pouco mais densa do que os tradicionais pães de fôrma, mas é muito boa. Acho até melhor que os de trigo porque é de fácil digestão, não pesa no estômago. Isso sem contar da casquinha crocante e do miolo macio. É muito prático fazer, tirando a enorme quantidade de ingredientes que acho chato, fazer ele é bem simples. E cá entre nós, cheirinho de pão fresco se espalhando pela casa é muito bom. Uma das formas que mais gosto de consumir pão é com tahine (pasta de gergelim) e melado – foto abaixo – uma combinação saborosa e rica em cálcio.
MACIO
DENSO
VEGANO
SEM GLÚTEN
INGREDIENTES: COMO FAZER: DICA: Como é possível ver nas fotos, a parte de cima do pão não está tão dourada quanto dos lados. Para deixar dourado em cima espalhe um fio de óleo vegetal por cima antes de assar.
2 xíc. de farinha de arroz
1 xíc. de inhame cru ralado
1 xíc. de fécula de mandioca/polvilho doce ou fécula de batata
1 xíc. de água morna
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de vinagre de maçã
10g de fermento biológico
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de sementes (opcional) usei sementes de abóbora e girassol
1- Em uma tigela adicione a farinha de arroz, fécula de mandioca, sal, açúcar, vinagre, óleo e fermento. Misture tudo até ficar homogêneo;
2- Coloque no liquidificador o inhame ralado e a água morna. Triture bem até ficar cremoso;
3- Adicione o creme de inhame aos demais ingredientes. Misture tudo por cerca de 3 minutos até a massa ficar homogênea. Ela irá ficar mole e grudenta;
4- Unte uma fôrma de pão (usei uma com 24cm x 10cm) com óleo. Despeja a massa e distribua uniformemente. Espalhe as sementes escolhidas sobre o pão (opcional);
5- Deixe o pão descansar em algum lugar quentinho por 30 minutos para crescer;
6- Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 40 minutos, ou até o pão ficar dourado;
7- Com cuidado retire o pão da fôrma e deixe esfriar;
8- Depois de frio, embrulhe em um pano de prato e guarde em local fresco e seco por até 5 dias.
BOM APETITE!
54 Comments