Depois de quatro dias morando na minha casa nova aqui em São Paulo tive um tempinho para cozinhar. Demorei mais que o habitual para fazer essa torta porque ainda não estou acostumado ao novo layout da cozinha. Ficava andando pra lá e pra cá que nem uma barata tonta procurando as coisas hahahaha. Mas no final das contas valeu a pena, a torta ficou espetacular. E o melhor de tudo, ela é todinha minha hahaha. Tá ai uma vantagem de morar sozinho hahaha, que egoísmo né.
É praticamente impossível comer um pedaço só dessa torta. É leve, saborosa, tem pouca gordura, massa nutritiva, sem glúten, sem lactose e claro, muito, mas muito fácil de fazer. A receita é diferente das tradicionais, mas não se intimide, garanto que você vai adorar e até repetir. Digo que é diferente porque a massa não leva farinha de trigo, mas grão de bico. Isso mesmo, grão de bico!
Algum tempo atrás vi no programa Bela Cozinha um empadão de palmito que ela fez trocando a farinha de trigo por grão de bico cozido. Achei a ideia sensacional, além de ser sem glúten e bem mais nutritiva, a massa fica muito saborosa. Ela fica um pouco quebradiça porque não tem glúten, mas eu gostei bastante disso. A consistência ficou bem parecida com a massa podre, que aliás, eu nunca consegui fazer com a farinha de trigo.
Para a massa utilizei só grão de bico cozido, óleo vegetal e sal. Já para a cobertura foi palmito, azeitonas e tomates uva. E para temperar, cebola, alho e orégano. Todos são ingredientes fáceis de serem encontrados, mas você pode muito bem adaptar para o ser paladar sem problema algum.
Outro ingrediente utilizado, que faz toda a diferença no resultado final é a fécula de mandioca, que pode ser substituída por amido de milho ou araruta se você não encontrar. Ela é responsável por deixar o recheio mais cremoso e úmido sem alterar o sabor. A fécula de mandioca pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e é bem barata.
SABOROSA
SEM GLÚTEN
MASSA NUTRITIVA
SEM LACTOSE/VEGANA
INGREDIENTES:
Para a massa:
2 xícaras de grão de bico cozido
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de sal
Para a cobertura:
2 vidros de palmito em conserva
1/4 xícara de azeitonas picadas
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados (opcional)
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de fécula de mandioca, amido de milho ou araruta (opcional – serve para deixar o recheio cremoso)
2 colheres de chá de orégano
Tomates cereja ou uva a gosto
COMO FAZER:
1- Comece preaquecendo o forno a 200 °C;
2- Em um processador coloque todos os ingredientes da massa. Triture tudo até formar uma pasta grossa e homogênea. Se necessário, acrescente um pouco de água para ajudar o processador a triturar, cerca de 1/4 de xícara;
3- Unte uma fôrma (usei uma com 25cm de diâmetro) com óleo vegetal e transfira a massa. Forre todo o fundo e a lateral;
4- Leve ao forno por 10 minutos a 200 °C;
5- Enquanto a massa estiver assando, prepare a cobertura. Em uma frigideira ou panela grande refogue a cebola no óleo até ficar translúcida;
6- Acrescente os dentes de alho e deixe refogar por cerca de um minuto;
7- Adicione o palmito picado, o orégano e as azeitonas, misture tudo;
8- Dilua a fécula de mandioca com duas cores de sopa de água. Adicione na cobertura mexendo sem parar até a mistura ficar cremosa;
9- Desligue o fogo e transfira a cobertura para a torta. Espalhe sobre a massa e finalize colocando os tomates cortados ao meio por cima;
10- Leve ao forno por cerca de 20 minutos a 200 °C ou até as bordas da massa ficarem douradas e os tomates murcharem.
BOM APETITE!
———————————————————————————
Essa receita foi criada especialmente para o projeto Pitadas de Sabor da loja de decoração e design Westwing. Na página do projeto está descrito sua filosofia que me encanta, e que acredito muito: “Cozinhar é muito mais do que combinar alimentos em uma panela. O ato de fazer uma refeição significa depositar todas as suas energias em um prato especial. Por isso, dizem que o ingrediente secreto das melhores receitas é o amor.”
A receita da torta de palmito, com algumas fotos exclusivas, está na seção Receitas Práticas. Por lá você encontra outras receitas deliciosas, vale a pena o clique.
Acesse:
O site da WESTWING.
O projeto Pitadas de Sabor.
A página de Receitas Práticas.
A página da receita da Torta de palmito.
Agradeço a Westwing por ter entrado em contato e oferecido essa oportunidade de fazer parte deste projeto inspirador.
64 Comentários