Quem nunca comeu sorvete no inverno que atire a primeira pedra! Essa maravilha cai bem em qualquer época do ano, é óbvio que no verão o consumo é mais frequente, mas quem disse que não pode comer no inverno também!? Dizem que tomar sorvete no inverno faz mal, que da gripe e dor de garganta, mas isso não passa de um mito. Então partiu aproveitar a época do morango que está apenas começando e fazer essa torta supimpa que derrete na boca.
Essa receita é bem diferente das tortas de sorvete, mas não se intimide em fazer, garanto que você não irá se arrepender. Para começar essa é uma receita crua, ou seja, em nenhum momento será necessário levar algo para o forno ou fogão. Assim, todos os nutrientes dos ingredientes são mantidos integralmente.
Todos os ingredientes que usei são naturais e fáceis de encontrar. Para a crosta da torta usei apenas oleaginosas combinadas com tâmaras para dar liga e deixar a crosta docinha sem usar açúcar. Fique à vontade para usar qual oleaginosa que preferir, usei uma mistura de amêndoas, nozes e castanha de caju. Eu sei que as oleaginosas não são lá muito baratas, mas se o problema for o preço, utilize amendoim para a crosta. Assim a torta fica mais barata sem deixar de ser gostosa.
Para o recheio usei leite de coco caseiro, óleo de coco, morangos e açúcar cristal. Tudo batido no liquidificador sem muito trabalho. Ficou tão bom que deu vontade de beber toda a cobertura direto do liquidificador hahaha.
O óleo de coco é um ingrediente importante para deixar a torta mais gostosa, você pode encontrar facilmente em lojas de produtos naturais. Ele vai deixar a textura da torta mais aveludada. Não cheguei a testar com outro óleo vegetal, então não sei se fica tão bom.
Depois de colocar a cobertura basta levar a torta para o congelador e esperar 4 horas, ou mais, até congelar por inteiro. Confesso que esperar é a parte mais difícil hahaha. Retire do congelador pelo menos 10 minutos antes de servir, assim fica mais fácil de cortar.
Essa torta é docinha, naturalmente sem glúten e lactose, vegana, crua, refrescante e muito, mas muito gostosa mesmo. Foi o maior sucesso aqui em casa. Se agora que estamos no inverno acabou num piscar de olhos, imagina no verão.
Você vai precisar…
para a crosta:
2 xícaras de oleaginosas a gosto (usei uma mistura de amêndoas, nozes e castanha de caju)
20 tâmaras sem caroço
para a cobertura:
3 xícaras de morangos (usei 1 1/2 bandeja)
1 litro de leite de coco (fiz em casa, receita aqui)
1/2 xícara de óleo de coco derretido
1/2 xícara de açúcar cristal (ou demerara)
Como fazer…
1- Comece preparando a crosta colocando as tâmaras de molho em água morna por cerca de 15 minutos.
2- Coloque as oleaginosas em um processador e triture bem até obter pedaços pequenos. Se necessário, desligue o processador de vez em quando e raspe a lateral com uma colher.
3- Escorra a água das tâmaras e coloque no processador junto com as oleaginosas. Triture bem até obter uma farofa grossa e pegajosa.
4- Transfira a mistura para uma fôrma (usei uma de 23 cm de diâmetro com fundo falso). Cubra todo o fundo e um pouco das laterais pressionando a mistura com as pontas dos dedos. Certifique-se que esteja bem vedado a lateral com a crosta para não escorrer a cobertura, caso esteja usando uma fôrma com fundo falso.
5- Reserve a crosta e prepare a cobertura. Em um liquidificador adicione todos os ingredientes. Bata bem até ficar homogêneo.
6- Transfira a mistura para a fôrma e leve ao congelador por no mínimo 4 horas, ou até congelar por inteiro.
7- Retire do congelador pelo menos 10 minutos antes de servir. Conserve no freezer.
26 Comentários