Nhoque de batata

Essa é mais uma daquelas receitas fáceis de fazer que tanto publico aqui no blog. Eu garanto para você que eu demoro mais tempo tirando as fotos e escrevendo o post do que cozinhando mesmo hahaha. A receita da vez é de um delicioso e macio nhoque de batata.

Para mim o nhoque é algo que me traz certa nostalgia, pois me faz lembrar da minha infância. Época em que eu passava as férias de verão na casa da minha tia. Ela fazia, e ainda faz, um nhoque delicioso, não tem como esquecer daqueles tempos.

Batata

Essa foi a primeira vez que fiz nhoque, e como gosto de veganizar tudo e utilizar ingredientes poucos processados, a minha versão não leva ovos e nem farinha de trigo branca. Utilizei apenas batatas, farinha de trigo integral, noz-moscada e sal. Quem disse que precisa usar ovos para fazer nhoque? Da muito certo sem! Se a desculpa era porque os ovos é que vão dar liga à massa, saiba que a farinha de trigo também é responsável por isso. Por esse motivo que da muito certo sem.

É possível fazer nhoque numa versão vegana e sem glúten também, basta substituir a farinha de trigo por uma mistura de metade de farinha de arroz e metade de polvilho doce. Nessa versão, o polvilho doce é responsável por dar liga à massa. Eu nunca fiz essa receita, mas já vi em vários sites e acredito que da muito certo também.

Fazendo nhoque

Servi o meu nhoque acompanhado de molho de tomate e com algumas folhas de sálvia. Obviamente você pode incrementar o nhoque utilizando o molho e/ou ervas que preferir. Deve ficar ótimo também com molho pesto. Bem que eu queria ter feito, mas infelizmente não tinha manjericão em casa.

Nhoque de batata

Nhoque integral

MACIO
VEGANO
INTEGRAL
COM OPÇÃO SEM GLÚTEN

INGREDIENTES:
4 batatas pequenas
1 xíc. de farinha de trigo integral + um pouco para polvilhar (ou 1/2 xíc. de farinha de arroz e 1/2 xíc. de polvilho doce para uma versão sem glúten)
Molho de tomate para servir (ou outro molho)
1 pitada de noz-moscada (opcional)
Sal a gosto

COMO FAZER:
1 – Descasque as batatas e corte em cubinhos. Coloque elas em uma panela, cubra com água e cozinhe até ficarem macias;
2 – Depois, escorra bem a água e amasse as batatas até virar um purê;
3 – Acrescente a farinha e tempere com sal e noz-moscada. Misture até formar uma bola de massa que não gruda, até dar ponto de enrolar. Se necessário acrescente mais farinha;
4 – Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada. Faça alguns rolinhos com a espessura desejada e corte em pedaços de 2 a 3 centímetros;
5 – Deixe a massa descansar por cerca de 15 minutos;
6 – Em seguida, coloque uma panela com água e sal no fogo até a água começar a ferver;
7 – Coloque o nhoque aos poucos na panela. Quando colocados, eles irão afundar. Depois de um tempo cozinhando irão começar a flutuar, isso significa que está pronto. Retire imediatamente e coloque-os em um escorredor para sair o excesso de água;
8 – Adicione o molho de tomate, ou outro molho, e sirva.

DICAS:
– Quanto menos farinha você conseguir utilizar, mas leve e macio será o nhoque.
– Se você não estiver com pressa, espere o purê esfriar bem (etapa 2) para evaporar o excesso de água, assim não será necessário utilizar tanta farinha para a massa não grudar.

20 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − five =