Pastel de palmito (assado)

Salgado ou doce, frito ou assado, tradicional ou integral, o pastel é uma daquelas maravilhas que todo mundo ama. Quem resiste né? Ainda mais se for feito na hora, fresquinho. Como muitos sabem, a receita tradicional, cuja massa é feita com farinha de trigo branca e frito por imersão não é nem um pouco saudável.

Por este motivo faço em casa uma versão alternativa, mais natural e saudável. Pastel semi-integral, assado e vegano! Semi-integral porque na massa utilizo metade de farinha de trigo branca e a outra de trigo integral, para ficar mais leve e menos seca e quebradiça. Para dar uma incrementada utilizei um pouco de chia, mas é meramente opcional, você pode substituir por sementes de linhaça ou gergelim se preferir.

Ingredientes da massa

Para o recheio utilizei palmito comprado em conserva. Não gosto muito de comprar alimentos em conservas porque eles tem muito sódio, ficam mais ácidos e perdem muito o sabor. Mas como nesse fim de mundo onde eu moro é impossível encontrar palmito fresco para comprar, tenho que me contentar com as conservas. Eu não utilizei sal para temperar o recheio porque o palmito já vem bem salgado. Se você tiver a oportunidade de usar palmito fresco, saiba que estou morrendo de inveja hahaha.

Ingredientes do recheio

Para temperar o recheio usei um pouco de orégano e cebola. Mas fique a vontade para temperar do jeito que preferir. Um ingrediente que faz toda a diferença no recheio, porém é opcional, é o polvilho doce ou fécula de batata. Utilizei apenas uma colher de sopa, mas a diferença é grande. Ele não altera o sabor, mas deixa o recheio mais úmido e cremoso. Fica uma delícia! Sugiro você utilizar.

Recheio e massa

Pastéis antes de assarem

Vou ser bem sincero, demora um bocado para fazer essa iguaria, isso porque tem várias etapas de preparo. Preparar a massa, abrir, cortar, preparar o recheio, rechear, fechar e assar por 30 minutos. Não é difícil, porém é um pouco demorado por ter várias etapas. Mas no final vale muito a pena 😉

Pastéis

Pastel

Pastel por dentro

Você vai precisar…

para a massa:
1 xíc. de farinha de trigo integral
1 xíc. de farinha de trigo branca
1/2 xíc. de água
1/3 xíc. de óleo vegetal
1 colher de sopa de chia (opcional)
1 colher de chá de sal

para o recheio:
2 xíc. e 1/2 de palmito picado (usei 1 vidro e 1/2 de conserva)
1 cebola grande picada em cubinhos
3 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de polvilho doce ou fécula de batata (opcional)
1 colher de chá de orégano (ou outro tempero que preferir)

Como fazer…
1- Em um recipiente grande misture as farinhas, a chia e o sal.
2- Adicione o óleo vegetal e a água. Misture até formar uma bola de massa homogênea e que desgrude na mão.
3- Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada. Abra a massa com um rolo de macarrão ou garrafa de vidro.
4- Corte em forma de discos do tamanho que preferir, usei um prato de sobremesa para servir de molde, no meu caso rendeu 6 pastéis. Reserve a massa.
5-  Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola até dourar.
6- Adicione o palmito e o orégano. Misture até ficar homogêneo.
7- Dilua o polvilho doce ou fécula de batata com um pouco de água e acrescente ao recheio. Misture bem e desligue o fogo. Esta etapa é opcional, ela serve para deixar o recheio mais úmido e cremoso.
8- Recheie a massa com o refogado de palmito e feche pressionando a borda com um garfo. Cuidado para não colocar muito recheio, caso contrário a massa poderá quebrar.
9- Transfira os pastéis para uma fôrma untada com óleo e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos, ou até que as bordas ficarem douradas.

bom apetite

94 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

twelve + fourteen =