Hambúrguer de feijão

Se você é que nem eu que sempre tem em casa feijão cozido e congelado no freezer, então você já tem o principal ingrediente pronto para fazer esse incrível hambúrguer de feijão. Rico em proteínas, sem glúten, sem colesterol, levemente crocante por fora e bem suculento por dentro, esse hambúrguer é de dar água na boca.

Nem pense em arrumar desculpa para não fazer, isso porque é muito fácil e os ingredientes necessários são bem simples e baratos. Se não duvidar você já tem todos em casa: feijão, cebola, farinha de arroz (ou outra farinha que preferir), óleo vegetal, pimenta do reino e sal.

Ingredientes do hambúrguer

Essa receita é bem versátil e customizável. Utilizei feijão preto, mas pode ser feito também com o vermelho ou o carioca. Para temperar não é preciso utilizar só cebola e pimenta do reino, você pode muito bem incrementar e utilizar alho, salsinha, cebolinha e páprica por exemplo. E a farinha de arroz pode ser substituída por outra farinha, como de trigo ou aveia, caso não tenha alergia ou intolerância ao glúten é claro.

Hambúrguer de feijão

Esse hambúrguer por si só já é gostoso, mas acompanhado de tomate, rúcula e maionese de tofu fica irresistível. Obviamente você pode montar do jeito que preferir. Esse lanche é praticamente uma refeição completa, tem carboidratos, proteínas, gorduras e salada. Tudo isso com muito sabor e com aquele gostinho de comida caseira.

Hambúrguer

SUCULENTO
SEM GLÚTEN
SEM COLESTEROL
RICO EM PROTEÍNAS

INGREDIENTES:
3 xíc. de feijão cozido e escorrido (utilizei feijão preto)
1 xíc. de cebola picada
1/2 xíc. de farinha de arroz
Óleo vegetal
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

COMO FAZER:
1- Coloque o feijão em uma tigela e amasse com o garfo. Não precisa amassar todos os grãos, pode deixar alguns inteiros para dar textura ao hambúrguer;
2- Em uma panela aqueça um pouco de óleo vegetal, usei mais ou menos 2 colheres de sopa. Adicione a cebola e frite até dourar;
3- Adicione o feijão amassado e misture com o cebola. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Se a mistura estiver muito mole, com muita água, deixe cozinhar por mais um tempo. Mexa sem parar até a mistura começar a ficar mais densa;
4- Desligue o fogo e espere amornar. Lembre-se que depois de esfriar a mistura irá ficar mais densa. Não se preocupe se ainda estiver mole e grudento;
5- Adicione a farinha de arroz e misture;
6- Unte as mãos com um pouco de óleo vegetal e molde os hambúrguer do tamanho que preferir;
7- Aqueça um fio de óleo vegetal e frite o hambúrguer em ambos os lados até ficarem dourados e crocantes. Frite somente o que for consumir na hora. Monte o seu lanche do jeito de preferir.

NOTAS:
– Você pode congelar os hambúrgueres que não foram fritados, eles duram em média de 3 meses no freezer.
– Para economizar espaço no congelador empilhe os hambúrgueres colocando papel manteiga ou um saquinho plástico entre eles, guarde em um pote fechado.
– Para fazer o hambúrguer que foi congelado, basta aquecer um fio de óleo em fogo médio e colocar o hambúrguer congelado mesmo, não precisa descongelar.

BOM APETITE!

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =