Creme de avelã com cacau

Semana passada uma enxurrada de notícias sobre o pronunciamento polêmico da ministra da Ecologia francesa, Ségolène Royal, tomou conta da internet e da timeline do meu Facebook. Ségolène pediu para que as pessoas parassem de comer Nutella para proteger o meio ambiente. Eu nem cheguei a ler a matéria porque já sabia porque o consumo de Nutella tem a ver com a destruição do meio ambiente.

Aposto que muitos, ao ler só a chamada da matéria, devem ter pensado que ela era louca em pedir para pararem de comer Nutella para proteger o meio ambiente. O que uma coisa tem a ver com a outra? Parece que as pessoas esquecem que os produtos que consomem, por mais que sejam super processados e industrializados, contém ingredientes que foram extraído da natureza, do meio ambiente. E que de alguma forma tem impacto ambiental, o qual pode ser grande ou pequeno. A produção de Nutella (Ferrero), assim como o Kit Kat (Nestlé), tem altíssimo impacto ambiental.

Motivo? Um dos principais ingredientes que ambos contém é o óleo de palma. Este, é extraído das extensas plantações de palmeiras que ficam na Indonésia e Malásia. O desmatamento das florestas para a produção do óleo para abastecer o mercado foi tão grande, que mais de 20 mil orangotangos já morreram na última década (Fonte: Scientific American Brasil).

Acredito que o melhor protesto para fazer a respeito disso, num mundo capitalista em que vivemos, é simplesmente deixar de consumir produtos que contenham óleo de palma. Existem outras plantações de palmeiras no mundo que não tem tanto impacto ambiental quanto da Malásia e da Indonésia, mas é difícil saber qual é a origem do óleo de palma de cada produto. Na dúvida, eu não compro.

É óbvio que todos os alimentos que consumimos tem algum impacto no meio ambiente, mas como temos acesso a muitas informações hoje em dia. Podemos fazer escolhas mais conscientes e com menos impacto ambiental. Por esse motivo não consumo Nutella e Kit Kat, mas isso não quer dizer que eu não como creme de avelã com cacau. Como isso? Simples, faço em casa. Além de ficar muito gostoso é mais barato!

Ingredientes

Avelãs

Para esse creme você só precisa de 6 ingredientes: avelãs, cacau, leite vegetal, açúcar mascavo, óleo vegetal e extrato de baunilha (opcional). É bem fácil fazer, em menos de 20 minutos já está pronto!

Além de ser cremoso, cheiroso e irresistível, é bem mais saudável que a Nutella, já que tem bem menos açúcar e gordura. Essa receita rende bastante, você terá muito creme para passar no pão e se empanturrar no café da manhã, da tarde, enfim, em qualquer hora.

Liquidificador

Creme no liquidificador

Creme de avelã

Muitos chamariam esse creme de Nutella vegana ou Nutella caseira. Mas prefiro chamar de creme de avelã com cacau mesmo porque o sabor é bem diferente da Nutella. Não quero criar falsas expectativas e fazer você pensar que o sabor dessa receita vai ficar igual, ou pelo menos parecida com o da Nutella, porque não vai.

Na realidade nem tem como comparar ambos porque essa é uma versão mais simples e saudável, por exemplo, não leva aromatizante e nem leite de vaca como a Nutella. Mas isso não quer dizer que esse creme não é gostoso, ele é bom do seu jeito. E tem MUITO mais sabor de avelã. É de lamber os beiços!

Creme de avelã com cacau

Pão com creme de avelã com cacau

Você vai precisar de…
Avelãs – 1 1/2 xícara
Açúcar mascavo peneirado – 1/2 xícara
Cacau em pó – 1/3 xícara
Leite de coco (ou outro leite vegetal) – 200 ml
Óleo vegetal (usei óleo de coco derretido) – 2 colheres de sopa
Extrato de baunilha (opcional) – 1/2 colher de chá

Como fazer…
1- Espalhe as avelãs numa assadeira e leve ao forno preaquecido a 150ºC por 10 minutos. Cuidado para não deixar muito tempo e queimar. Retire do forno e espere amornar.
2- Retire as cascas das avelãs pegando um punhado de cada vez e esfregando com as mãos. Pode ser que a casca de algumas não irá sair por inteiro, mas não tem problema, o que importa é que a maior parte seja tirada.
3- Transfira para o liquidificador ou processador e triture até virar uma farinha. Desligue de vez em quando para raspar as laterais. Quanto mais fino ficar as avelãs, mais liso será o creme no final.
4- Adicione os demais ingredientes no liquidificador ou processador e bata bem até obter um creme liso e homogêneo.
5- Transfira o creme para um pote com tampa e conserve na geladeira. Dura cerca de 1 semana.

Rendimento: cerca de 500 ml – 2 xícaras

Salvar

Salvar

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + cinco =