Até que enfim consegui fazer um brownie digno de ser publicado por aqui. Sou muito fã desse doce americano que tradicionalmente é denso, macio e úmido. Essa foi a minha segunda tentativa de fazer o bendito numa versão vegana. A primeira vez foi um desastre, ficou com gosto de farinha, completamente sem graça. Nem me lembro qual receita segui, só sei que o resultado não foi bom.
Com uma vontade enorme de comer esse quitute novamente, pesquisei um monte de receitas na internet. Queria fazer um brownie de chocolate sem laticínios e sem açúcar. Tô tentando fazer doces sem utilizar açúcar, ou pelo menos utilizar pouco. Infeliz não encontrei uma receita que me satisfazia. E o que a gente faz quando não encontra o que procura? Inventa!
Nessa minha invenção, bem sucedida por sinal, utilizei mistura de farinha sem glúten (mas pode ser farinha de trigo branca), amêndoas trituradas (bagaço que sobrou do leite que fiz – receita aqui), tâmaras, chocolate meio amargo, essência de baunilha, óleo vegetal e água. Quando experimentei a massa crua achei que não iria ficar bom, mas depois de assada ficou muito boa. Sorte a minha senão iria ficar com trauma do brownie hahaha.
O ingrediente que garantiu o seu sucesso desse brownie, além do chocolate claro, foram as tâmaras. Para quem não conhece, a tâmara é uma fruta fibrosa com sabor agridoce, a aparência lembra uva passa. Mas o sabor é bem diferente, particularmente acho bem melhor. Por ser naturalmente bem docinha e gordurosa, combinou muito bem com os demais ingredientes. São elas que deixaram o brownie bem úmido.
É possível encontrar as tâmaras para comprar em lojas de produtos naturais, sendo vendida a granel. Para você ter uma noção do preço, comprei 200g por R$6. Nessa receita utilizei só 1/2 xícara, então sobrou bastante. Elas são ótimas para substituírem o açúcar em algumas receitas, estou tentando utilizá-las com mais frequência.
Depois de ter deixado elas de molho em água morna por uns 10 minutos para amolecerem, triturei no liquidificar até virarem um purê. Derreti o chocolate meio amargo (utilizei um com 70% de cacau) em banho maria. Depois misturei todos os ingredientes com um pouco de água. E por fim, espalhei a massa numa fôrma untada com óleo e assei por 15 minutos.
O preparo é bem simples e rápido, demora mais tempo pra assar e esfriar do que o resto hahahaha. Queria ter feito um brownie sem glúten, por isso que usei mistura de farinha sem glúten, mas esqueci que o chocolate que usei continha. Então se você quiser fazer uma versão sem glúten, tem que ficar atento se o chocolate contém ou não.
Esse brownie é muito mais saudável e nutritivo do que a receita tradicional. É sem adição de açúcar, o único açúcar que tem é do chocolate meio amargo. Sem qualquer laticínio, sendo assim sem lactose. E essa receita tem uma versão sem glúten, para quem quer evitar ou tem intolerância ou alergia a essa proteína.
MACIO
DENSO
ÚMIDO
SEM LACTOSE
SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR
COM VERSÃO SEM GLÚTEN
INGREDIENTES: COMO FAZER:
1 xíc. e 1/2 de farinha de trigo branca (ou mistura de farinha sem glúten)
1 xíc. e 1/2 de amêndoas trituradas (ou outra oleaginosa)
1/2 xíc. de tâmaras sem caroço
1/2 xíc. de óleo vegetal (usei de girassol)
1 colher de chá de essência de baunilha
100g de chocolate meio amargo (60% ou mais de cacau) sem laticínios (e sem glúten para intolerantes e alergênicos)
1- Comece ligando o forno a 200 ºC para preaquecer;
2- Depois, prepare um purê com as tâmaras. Coloque-as de molho na água morna por uns 10 minutos para amolecerem. Escorra a água e transfira as tâmaras para o liquidificador, acrescente 1/2 xícara de água filtrada e triture até virar um purê;
3- Em um recipiente misture a farinha de trigo (ou farinha sem glúten) com as amêndoas, óleo vegetal, purê de tâmaras, essência de baunilha e uma pitada de sal (opcional) para realçar o sabor;
4- Derreta o chocolate meio amargo em banho maria e acrescente na massa. Misture até incorporar e ficar homogêneo. Acrescente um pouco de água na massa para ficar mais mole, misture bem;
5- Transfira para uma fôrma untada com óleo. Usei uma com 33 cm x 23 cm, como era um pouco grande, o brownie ficou baixinho e assou mais rápido;
6- Leve ao forno preaquecido a 200 ºC por uns 15 minutos. Esse tempo pode variar de acordo com o seu forno e de acordo com a espessura do brownie na fôrma. O meu ficou pronto em 15 minutos porque estava fino. O brownie está pronto quando a parte de cima está levemente corada e ao se espetar um palito o mesmo está úmido e um pouco mole por dentro;
7- Retire do forno e espere esfriar. Corte em quadradinhos e sirva.
BOM APETITE!
20 Comments