Sempre achei que pão era uma coisa difícil de se fazer, que precisava de muita experiência pra conseguir fazer ele ficar macio e saboroso, mas fazendo essa focaccia descobri que não é bem assim como eu pensava. Quer dizer, fazer esse pão em especial não é difícil e não requer habilidades especiais. Porém, existem outros tipos de pães que precisa ser praticamente um mágico pra transformar a farinha num suculento pão macio e perfumado, mas esse não é o caso.
Pra quem não conhece, a focaccia (pronuncia-se “focátchia”) é um pão salgado de origem italiana, macio por dentro e crocante por fora. Sua forma é oval e achatada, tradicionalmente é coberto com sal grosso, alecrim e azeite de oliva, uma delícia! A cobertura faz toda a diferença, e deixa o pão muito perfumado e saboroso.
Fiz uma focaccia integral, deixando-a mais nutritiva e rústica, os ingredientes utilizados são bem simples, é bem provável que a maioria deles você já tem em casa: farinha de trigo branca e integral, azeite de oliva, fermento para pão, sal, açúcar, alecrim e sal grosso.
Não vou mentir, mas a focaccia demora um pouco pra ficar pronta porque é necessário ativar o fermento e esperar por 30 minutos, depois a massa é preparada e deixada descansar por mais 1 hora para crescer, e por último é assada no forno por uns 20 minutos. Tirando esses intervalos de tempo, o restante é bem fácil e não tem mistério, basta seguir as etapas cuidadosamente.
Esse foi o primeiro pão que acertei em fazer na primeira tentativa, não tem coisa melhor do que o cheirinho de pão fresco se espalhando pela casa, e comer ele ainda quentinho é divino. Fazer pão em casa é uma terapia, a melhor parte é sovar a massa, é tão relaxante poder amassar, esticar e socar (risos). Isso me faz lembrar da minha infância quando brincava de massinha, ótimo para espantar os problemas.
Como eu disse, tradicionalmente a focaccia é coberta com alecrim, sal grosso e azeite de oliva, acho essa combinação incrível, mas você pode muito bem dar uma incrementada. Eu já vi outros tipos de cobertura que levam azeitonas e tomate seco, o que deve ficar melhor ainda, mas isso é opcional e vai de acordo com o seu paladar. Use a imaginação para cobrir a focaccia, mas não exagere muito na cobertura, excesso de peso irá impedir de ela crescer. Ah, e o sal grosso faz toda a diferença, aconselho a utilizar.
A focaccia pode ser servida como entrada acompanhada de molhos, como pesto de manjericão, ou ser consumida como lanche. É ótima também acompanhada de saladas e sopas.
VERSÁTIL
INTEGRAL
PERFUMADA
CROCANTE POR FORA
MACIA POR DENTRO
INGREDIENTES: Para o fermento: Para a massa: Para a cobertura: COMO FAZER:
1 xíc. de farinha de trigo branca
10 g de fermento biológico para pão
1 colher de sopa de açúcar
1 xíc. de farinha de trigo branca
1 xíc. de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de chá de sal
Azeite de oliva, sal grosso e alecrim a gosto
1- Comece preparando o fermento: aqueça 1 xícara de água até ficar morna, não pode estar quente senão irá matar o fermento. Numa tigela grande, misture o fermento com o açúcar (ele irá alimentar o fermento). Adicione a água morna e 1 xícara de farinha de trigo branca, misture bem, tampe com um pano e deixe descansar por 30 minutos;
2- Depois prepare a massa: numa tigela grande misture as farinhas com o sal, azeite e a mistura do fermento preparado anteriormente. Misture com as mãos até obter uma massa lisa;
3- Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por uns 10 minutos;
4- Em seguida, unte a tigela toda com um pouco de azeite e volte a massa para descansar e crescer por 1 hora. Cubra com um pano;
5- Preaqueça o forno a 180ºC. Espalhe um pouco de azeite numa travessa e transfira a massa. Com as pontas do dedo, vá fazendo furinhos na massa ao mesmo tempo que espalha ligeiramente na assadeira, fazendo um formato ovalado.
6- Distribua uniformemente os ramos de alecrim e regue com o azeite restante. Com a ponta do dedo, espalhe mais um pouco de azeite nos raminhos de alecrim. Polvilhe com um pouco de sal grosso e leve ao forno para assar por 20 minutos ou até que as bordas fiquem douradas.
BOM APETITE!
9 Comentários