Como fazer biomassa de banana

Eu já tinha ouvido falar muito da tal biomassa de banana e seus benefícios, mas nunca tinha me aventurado em fazer porque não achava banana verde para comprar, já que nos supermercados só se encontra bananas maduras. Porém, agora que voltei a morar na minha cidade natal,
a poucos minutos de distância daqui de casa tem uma horta enorme dos meus avós, com algumas bananeiras cheias de bananas verdes, a oportunidade surgiu então resolvi fazer.

Banana verde

Para fazer a biomassa é preciso ter bananas verdes, elas não podem estar em processo de amadurecimento. Então não dá para fazer com bananas compradas em hortifrútis ou supermercados, o jeito é você encontrar alguém que tem uma bananeira e apanhar algumas. Caso não encontrar, já existe em alguns supermercados e lojas de produtos naturais a biomassa pronta.

Como eu tinha um cacho grande, fiz a biomassa com 10 bananas. Meu medo de fazer bastante era de não gostar e ter que jogar tudo fora, mas como li muito a respeito disso e todos dizem que a biomassa tem um sabor neutro, me arrisquei a fazer um monte. Mas dá para fazer com quantas bananas quiser.

O preparo é bem simples, basicamente as bananas são retiradas do cacho, lavadas e colocadas para cozinhar por 10 minutos na panela de pressão. Depois, é só desligar o fogo e deixar a pressão sair naturalmente. Por último, é retirado a polpa e batida no liquidificador com um pouco de água.

Bananas lavadas

Banana cozida

Biomassa pronta

Existem muitos benefícios em consumir a biomassa de banana. Ela tem alta concentração de amido resistente que ajuda a manter a saúde do intestino. É rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e potássio. Para quem quer perder peso é uma ótima aliada, já que ajuda a inibir a absorção de glicose e gorduras, além de ter poucas calorias.

A biomassa é uma alternativa saudável para substituir o creme de leite, leite condensado e a maionese de algumas receitas. Tem uma consistência bem cremosa e grudenta, muito semelhante ao leite condensado. Muitos dizem que seu sabor é neutro, mas eu discordo, ela tem sabor sim, mas é bem sutil. Como ela não é consumida pura, só em receitas, basta misturar com outros ingredientes de sabor mais forte que você nem sente a presença dela.

Você pode usar a biomassa no feijão por exemplo, eu já utilizei duas colheres de sopa para engrossar o caldo e deixar mais cremoso. Ou utilizar em risotos para deixar mais cremoso também. É possível acrescentar em shakes e sucos para deixá-los mais consistentes, ou em pães e bolos na substituição do ovo, já que ela é bem grudenta e fornece liga para a massa.

Resumindo, a biomassa é bem versátil, podendo ser usada em receitas doces e salgadas. No mesmo dia que fiz a biomassa, experimentei fazer brigadeiro com ela, e não é que ficou bom! A receita está aqui.

Biomassa

Você vai precisar de…
Bananas verde (não deve estar em processo de amadurecimento) – quantidade desejada

Como fazer,,,
1- Corte as bananas do cacho com cuidado preservando os talos. Lave bem e reserve.
2- Coloque uma panela de pressão com água até a metade no fogo até levantar.
3- Coloque as bananas na água quente para levar um choque térmico.
4- Tampe e deixe em fogo alto, quando começar a chiar, baixe o fogo e cozinhe por 10 minutos.
5- Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente sem utilizar a válvula.
6- Abra a panela e com a ajuda de um pegador, retire as bananas e depois as polpas.
7- Coloque no liquidificador alguns pedaços e bata com um pouco de água. Não deixe esfriar, bata a polpa quente até formar uma pasta bem espessa.

Nota:
– Cuidado para não queimar o liquidificador: como a biomassa é pesada, a dica é colocar no máximo 3-4 bananas por vez na hora de triturar.
– Guarde a biomassa na geladeira e consuma em até 5 dias, ou congele para durar mais tempo.
– É natural a biomassa ficar mais consistente ao ser refrigerada, para voltar a ficar cremosa é só aquecer.

Dica: se você utilizou bananas verdes orgânicas, é possível fazer um antepasto com as cascas depois de cozidas. A receita completa está aqui.

51 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 6 =