O mineirinho pão de queijo é uma paixão nacional, e disso ninguém pode duvidar. A receita tradicional consiste de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, óleo vegetal e queijo. Existem diversas variações dessa receita, e a que eu fiz é apenas uma delas. Essa é muito simples, prática, e leva poucos ingredientes, só polvilho azedo, purê de batata, sal e óleo vegetal.
Não leva nenhum ingrediente de origem animal, assim é livre de colesterol e muito mais barato. Por isso que chamo de pão de “queijo”, já que não leva queijo algum. Mas nem por isso é menos gostoso, sua consistência é macia e elástica que nem do pão de queijo tradicional, por esse motivo é que insisto em chamar de pão de “queijo”.
É possível acrescentar outros ingredientes para torná-lo mais saboroso, como ervas finas por exemplo, mas isso fica a seu critério. Analisando do ponto de vista nutricional, o pão de queijo tradicional é pobre em nutrientes já que só contém carboidratos e gorduras, porém essa receita é melhor do que o tradicional porque não contém colesterol, não é gorduroso, é de fácil digestão, e possui vitaminas A e C da batata doce que utilizei. Para torná-lo mais nutritivo acrescentei chia em alguns.
Aconselho você a comer esses pães de “queijo” no mesmo dia em que fizer porque assim estarão macios, já no dia seguinte eles ficam secos e duros. Comer quentinhos logo depois que saíram do forno é muito bom! Achei interessante que os pães de “queijo” que coloquei chia, não ficaram dourados como os outros. Por algum motivo a chia impediu deles dourarem, se alguém souber por que isso aconteceu, por favor compartilhe essa informação nos comentários. Ficarei agradecido!
MACIO
VEGANO
POUCA GORDURA
SEM GLÚTEN E LACTOSE
CONSISTÊNCIA ELÁSTICA
INGREDIENTES: COMO FAZER: DICA: Quanto mais tempo ficarem no forno, como 30 minutos, maiores e ocos serão. E quanto menos tempo ficarem, como 20 minutos, menores e mais densos serão. Assim, ajuste o tempo de forno de acordo com sua preferência.
2 xíc. de polvilho azedo
1 xíc. de purê de batata doce (ou batata baroa)
2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1- Descasque a batata doce, corte em pedaços e cozinhe até ficar macia;
2- Depois, amasse bem até virar um purê. Meça uma xícara cheia de purê para utilizar nessa receita, o que sobrar utilize em outra. Antes de continuar a fazer o pão de “queijo”, ligue o forno a 180° C para preaquecer;
3- Em um recipiente grande misture o purê de batata com o polvilho, sal e óleo. Se quiser incrementar você pode utilizar chia como eu fiz, ou até ervas finas (cebolinha e salsinha);
4- Adicione água as poucos e continue a mexer até a massa ficar homogênea. Quando começar a desgrudar do recipiente e ficar fácil de modelar significa que não precisa de mais água;
5- Modele as bolinhas e disponha na fôrma, deixe um espaço entre eles porque irão crescer quando assar;
6- Coloque no forno já preaquecido a 180° C por uns 25 minutos ou até dourar.
BOM APETITE!
26 Comments