O outono ainda não chegou, mas as abóboras na horta da minha avó já começaram a dar as caras. Agora aqui em casa tem abóbora de vez em quando no almoço, às vezes quem vai pra mesa é a abóbora paulista e em outras é abóbora seca. Existem várias espécies como a moranga, italiana, japonesa e de pescoço, sendo que a época de colheita é de março a outubro. Com uma única abóbora orgânica é possível fazer três receitas salgadas diferentes e aproveitar toda a abóbora, sem desperdiçar nada!
Embora soe estranho, pode-se consumir toda a abóbora sim, até mesmo a casca se ela não tiver agrotóxicos. Por esse motivo falei em abóbora orgânica, eu sei que alimentos sem agrotóxicos são mais caros que os demais, mas vale a pena comprá-los porque você pode consumir todo ele. Existem diversas vantagens em comprar ou plantar orgânicos, sem agrotóxico quer dizer que é possível consumir todo o alimento sem desperdício algum. A casca que normalmente seria descartada por causa do veneno que contém, pode neste caso ser consumida. E é nas cascas que a maior parte dos nutrientes estão presentes, bom para sua saúde e do meio-ambiente.
Não importa qual é a espécie de abóbora que estiver usado, com todas elas é possível fazer um chips crocante com a casca. Um salgadinho natural por assim dizer, rico em betacaroteno e fibras. Já as sementes podem ser assadas e virarem ótimos petiscos ricos em ferro, zinco, magnésio e ômega 3. É uma pena que muitos jogam fora as cascas e sementes, pois são elas as partes mais nutritivas da abóbora, isso sem contar que são muito saborosas.
Já a parte laranja, que é a mais consumida da abóbora, pode ser utilizada tanto para receitas doces quanto para salgadas. Eu particularmente gosto de fazer um purê temperado com cebola, cebolinha e alho, mas também da pra fazer uma sopa deliciosa. Em receitas doces é possível fazer geleia de abóbora ou a tradicional receita mineira de doce de abóbora com coco. Opções de receitas é o que não faltam quando se tem uma abóbora em casa, difícil mesmo é escolher qual fazer.
CHIPS DE CASCA DE ABÓBORA
Crocantes, saudáveis e saborosas. As melhores cascas de abóboras para se fazer chips são as das variedades claras, amareladas, alaranjadas e rajadas, como a abóbora paulista, seca, japonesa e de pescoço. Basta tempera-las a gosto com sal e outras especiarias, regar um pouco de óleo e assar no forno. Fica uma delícia temperada com curry. Quanto mais casca tiver melhor, porque elas irão encolher ao assar e você vai querer ter muito mais pra comer, risos.
INGREDIENTES: COMO FAZER: NOTA: Nem todas as cascas irão ficar crocantes porque isso varia de acordo com a espessura do corte. Cascas mais fina ficam sequinhas e crocantes mais rápidas do que as mais grossas, então algumas não irão ficar crocantes, já como é difícil manter um padrão na hora de descascar a abóbora.
Casca de abóbora
Curry a gosto
Óleo vegetal
Sal a gosto
1- Retire o excesso de água das cascas, caso estejam muito úmidas, utilizando um pano seco. Envolva as cascas com um papel toalha e pressione;
2- Coloque as cascas numa fôrma e tempere a gosto com sal e curry. Adicione um pouco de óleo e misture tudo;
3- Coloque para assar por uns 20 minutos a 180 °C, ou o suficiente para elas ficarem crocantes. O ideal é sempre ficar de olho porque as cascas queimam facilmente.
PURÊ DE ABÓBORA
Mesmo aqueles que não possuem muita afinidade com a abóbora precisam experimentar esse purê. A receita e os ingredientes são bem simples, mas vai fazer você querer repetir. Quando não estou a fim de experimentar receitas novas com a abóbora faço esse purê, não tem erro. Serve para acompanhar diversos pratos, tanto no almoço quanto na janta. E a cremosidade da abóbora torna esse purê irresistível. Utilizei somente metade da abóbora, mas pode ser feito com ela inteira.
INGREDIENTES: COMO FAZER:
½ abóbora (sem casca e sem semente)
3 dentes de alho
1 cebola grande
Cebolinha a gosto
Sal a gosto
1- Corte a abóbora em cubinhos e cozinhe até ficar macia. DICA: Tampe a panela para cozinhar mais rápido e economizar gás;
2- Corte em pedaços pequenos o alho, a cebola e a cebolinha;
3- Numa panela aqueça um pouco de óleo vegetal e adicione a cebola. Quando estiver dourada, acrescente o alho e a cebolinha. Mexa por mais ou menos 1 minuto e adicione a abóbora. Misture bem e tempere com sal a gosto. Tenha um bom apetite!
SEMENTES ASSADAS
Essas sementes não duraram muito tempo depois que ficaram prontas, realmente foi uma surpresa pra mim, não imaginava que poderiam ficar tão gostosas assadas. É uma pena que tinha poucas, risos. O primeiro passo foi separar as sementes das fibras que envolve, descobri na internet um jeito fácil de fazer isso, é só colocar num recipiente com água e mexer elas, a maioria delas se separam facilmente. Depois sequei, adicionei sal, óleo e assei no forno. Simples, crocante e saboroso. Pode ser consumido como petisco ou por cima de saladas e tortas.
INGREDIENTES: COMO FAZER:
Sementes de abóbora
Óleo vegetal
Sal a gosto
1- Ao retirar o miolo da abóbora onde contêm as sementes, não importa qual é a espécie de abóbora que estiver usando, elas sempre virão grudadas nas fibras (aqueles fiozinhos). Para separar, coloque o miolo num recipiente com água, mexa e retire as sementes que começarem a se desgrudar;
2- Depois de separar tudo seque as sementes envolvendo-as num papel toalha e pressionando;
3- Coloque-as numa fôrma ou travessa, tempere com sal a gosto e regue com um pouco de óleo vegetal;
4- Misture tudo e coloque para assar por uns 20 minutos a 180 °C ou até ficarem douradas e crocantes.
BOM APETITE!
57 Comments