Versátil, prático e fácil de fazer, o creme de castanha é uma alternativa saudável para substituir o tradicional creme de leite, uma boa alternativa para quem é intolerante a lactose, vegano ou simplesmente quer adotar uma alimentação mais natural.
É possível utilizá-lo tanto em receitas salgadas quanto doces. Você pode fazer bastante e guardar na geladeira, dura em média de três dias, assim quando precisar já está pronto.
Não precisa de muito tempo e ingredientes para fazer esse creme. Só é necessário ter um pouco de planejamento quando for fazer, porque as castanhas precisam ficar de molho na água por no mínimo 4 horas para amolecerem. Mas depois disso é só bater no liquidificador com um pouco de água e pronto!
Praticamente é o mesmo processo de produção do leite de castanha, porém aqui é utilizado pouca água. As castanhas para fazer esse creme tem que ser a de caju crua (sem sal e não torrada), porque só com elas que o creme vai ficar com sabor neutro e cremoso.
A quantidade de água na hora de triturar as castanhas vai determinar a consistência do creme. Com mais água vai ficar mais líquido, bom para fazer milkshake por exemplo. Já com menos água vai ficar mais consistente, bom para usar no estrogonofe.
Você vai precisar de…
Castanha de caju crua e sem sal – 1 xícara (130 g)
Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo…
Coloque as castanhas em um recipiente e adicione 2 xícaras de água (500 ml). Deixe de molho por cerca de 4 a 8 horas. Este processo é importante para tirar os fitatos da castanha, um antinutriente que impede a absorção dos seus nutrientes. Além disso, as castanhas irão ficar macias e fáceis de triturar com a demolha.
Como fazer…
1- Escorra as castanhas e descarte a água da demolha. Lave bem em água corrente.
2- Coloque no liquidificador com aproximadamente 85 ml de água filtrada e bata bem até ficar cremoso e homogêneo. Pare algumas vezes para raspar a lateral do copo do liquidificador, se necessário.
3- Transfira para um frasco de vidro fechado e guarde na geladeira, dura cerca de 3 dias.
Atenção: lembre-se que para ficar cremoso e com sabor neutro, você precisa utilizar castanhas não torradas, aquelas bem branquinhas, popularmente conhecidas como “crua”, e sem sal.
Atualização: Recentemente testei colocar as castanhas de molho em água quente, ao invés de molho na água em temperatura ambiente. Em menos de 15 minutos elas já estavam bem macias. Se você quer utilizar o creme em alguma receita que decidiu fazer sem planejamento prévio, é possível acrescentar água quente ao invés de água em temperatura ambiente e deixar as castanhas macias bem mais rápido para triturar.
67 Comentários