Entradas e acompanhamentos, Pratos principais, Receitas
comentários 15

Torta cremosa de repolho

Sim, é isso mesmo que você leu no título do post, torta cremosa de repolho! É salada sendo promovida a torta hahaha. Mas é claro, com alguns ingredientes a mais para dar um up no sabor e deixar a preparação mais especial. É de dar água na boca e pedir pra repetir! 😋

Nessa receita o repolho refogado casa impecavelmente com o alho e o creme de castanha. A combinação desses três é surpreendente. Fica muito gostoso! Se você não está afim de fazer a torta, sugiro preparar pelo menos o refogado com esse trio e servir como acompanhamento. Vai deixar qualquer refeição muito mais gostosa.

A massa da torta é 100% integral, leva apenas farinha de trigo integral, farinha de aveia, azeite, água e sal. Ela é bem saborosa e versátil, combina com vários recheios. Já fiz até uma quiche de cogumelos com ela, a receita completa está no blog RotaVeg do Victor.

Você vai precisar…

para a massa:
Farinha de trigo integral – 1 xícara (145 g)
Farinha de aveia – 1/2 xícara (60 g)
Azeite de oliva – 1/3 xícara (80 ml)
Água – 1/4 xícara (60 ml)
Sal – 1 colher de chá (5 g)

para o recheio:
Repolho – 1 grande (800 g)
Creme de castanha – 1/3 xícara (80 ml) receita aqui
Polvilho doce – 1 colher de sopa (6 g)
Água – 2 colheres de sopa (30 ml)
Azeite de oliva – 2 colheres de sopa (30 ml) + um pouco para regar
Alho – 2 dentes (10 g)
Sal – 1 colher de chá (5 g)
Pimenta do reino moída – a gosto (opcional)
Gergelim preto para decorar – a gosto (opcional)
Tomilho seco para polvilhar – a gosto (opcional)

Como fazer…
1- Comece preparando a massa. Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture até obter uma farofa grossa, a textura lembrará areia úmida.
2- Transfira a massa para uma fôrma com fundo removível, usei uma de quiche com 23 cm de diâmetro. Espalhe com as pontas dos dedos apertando bem até formar uma camada uniforme no fundo e na lateral. Reserve.
3- Corte o repolho em fatias bem finas e reserve. Use uma faca grande e afiada para facilitar, quanto mais fino ficar o corte mais macio o repolho vai ficar.
4- Descasque os dentes de alho e pique bem. Transfira para uma panela grande e adicione o azeite de oliva. Leve ao fogo médio e refogue até dourar levemente.
5- Adicione o repolho e tempere com sal e pimenta do reino moída. Mexa bem e refogue até o repolho murchar bastante e reduzir seu volume.
6- Dilua o polvilho doce na água e adicione ao refogado. Mexa bem até ficar cremoso. Desligue o fogo.
7- Acrescente o creme de castanha e misture novamente.
8- Preaqueça o forno a 180 °C.
9- Despeje o refogado sobre a massa e nivele usando as costas de uma colher. Polvilhe gergelim e tomilho, regue um pouco de azeite e leve ao forno preaquecido por cerca de 25 minutos, ou até dourar.
10- Desenforme e sirva ainda quente.

Rendimento: 8 pedaços

Salvar

Salvar

    • André says

      Oi Giulia! Nunca tentei, mas acho que dá certo também. Vai precisar de bastante alho poró, mas creio que funcione também. Abraços!

  1. Martureba says

    Nossa! Adorei a elevação do status do repolho! Vou testar assim que der! Parabéns pelo seu trabalho André. Abraços!

    • André says

      Oi Martureba! Que bom que você gostou da receita 😀 Obrigado e abraços!

  2. Karine says

    Oi André, tô desejando comer essa torta que parece deliciosa, mas não tenho essa forma com fundo removível, posso usar uma comum? E a farinha integral pode ser substituída pela farinha de trigo não integral ou alguma outra? Aqui na minha cidade não é fácil encontrar farinha integral e a que tenho talvez não dê uma xícara 😩 Abração.

    • André says

      Oi Karine! Sim, você pode usar a comum, só não vai dar pra desenformar, mas é só servir na fôrma mesmo. Você pode substituir por farinha de trigo branca mesmo. Espero que goste da receita 😉 Abraços!

    • André says

      Oi Ca!!! Fico feliz por ter você por aqui 😀 É muito boa né, fazia tempo que eu não tinha feito. Beijos!

  3. nossa, parece maravilhosa <3
    acho que vou tentar por esses dias a metade da receita, aí faço em forminhas de empada/quiche, já que só eu sou veg aqui em casa 🙂

    //tenho preguiça de fazer uma comida vegana mais empenhosa pra acabar vendo meu pai comendo ela + um pedaço de carne, me dá uma tristeza, então faço só pra mim hhahha

    • André says

      Oi Fabíola! É muito gostosa essa torta, espero que goste 😉 É uma boa reduzir pela metade e fazer em forminhas de empada, vão ficar bem charmosas hehe. Nossa, sei bem como é isso querida, já vivenciei isso várias vezes com minha família. Maior suador pra depois ver sua preparação sendo misturada com carne pelos outros, é triste mesmo, e revoltante hahaha. Abraços!

    • André says

      Oi Sandra! Hahaha bom saber que as fotos são lindas e dão fome 😀 Abraços!

  4. Dayse Jeronimo F da Rocha says

    Deve ficar uma delícia! Mas você tem uma receita que não leve o glúten ( farinha de trigo)? Beijos😙

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *