Receitas, Sobremesas
comentários 23

Sorvete de chocolate

Fazer sorvete em casa sempre foi algo tentador e aparentemente impossível pra mim sem aquelas máquinas de sorvete. O fato de poder fazer sorvete vegano caseiro e de inúmeros sabores me animava muito. Foi assim que comprei a máquina e joguei meu dinheiro fora 😢 Sim, foi um péssimo investimento. Usei poucas vezes e hoje só me incomoda ocupando espaço.

Apesar de fazer sorvete cremoso e aerado, não vale a pena ter a máquina se você faz sorvete poucas vezes como eu. Com o tempo descobri que dá pra fazer sorvetes deliciosos e cremosos sem precisar dessa tralha na cozinha. Dá um pouco mais de trabalho, mas vale a pena todo o esforço.

Assim como os sorvetes tradicionais, essa receita consiste na combinação de leite gorduroso (nesse caso de coco), com mais gordura (que deixa cremoso), chocolate amargo (que dá o sabor) e açúcar (que deixa doce na medida certa, sem ficar enjoativo e açucarado). Para dar uma incrementada no sabor, usei uma pitada de sal e extrato de baunilha caseiro.

Apesar de que esse sorvete é BEM mais saudável que os tradicionais, já que leva óleo de coco, leite caseiro, chocolate com alto teor de cacau e pouco açúcar. Ele deve ser consumido em moderação, já que contém uma boa dose de gordura. Por mais que seja gordura boa, deve ser consumido em moderação.

Ninguém vai dizer que esse sorvete é vegano. Sério, ele fica super cremoso! IR-RE-SIS-TÍ-VEL! Como eu fiz sem máquina de sorvete, para mostrar como é possível, ele fica mais denso e massudo. Mas isso não significa que fica ruim. Ele tem sabor forte e meio amargo, sorvete de chocolate com sabor de chocolate mesmo. Sem excesso de açúcar, sem aromatizantes, sem corantes, sem conservantes, caseiro mesmo.

Servi o meu com pedacinhos de castanha de caju, adoro uma crocância no meio da cremosidade.

Você vai precisar de…
Leite de coco concentrado – 2 xícaras (500 ml) – ver nota
Chocolate 70% cacau, sem leite e picado – 3/4 xícara (120 g)
Açúcar demerara – 2/3 xícara (150 g)
Óleo de coco derretido – 3 colheres de sopa (45 ml)
Extrato de baunilha – 1 colher de chá (5 ml)
Sal – uma pitada (opcional)

Como fazer…
1- Em uma panela média coloque o leite de coco, o açúcar, o óleo de coco, o extrato de baunilha e o sal. Mexa bem e leve ao fogo médio até levantar fervura.
2- Desligue o fogo e adicione o chocolate picado. Mexa bem até todos os pedaços derreterem e incorporar ao líquido.
3- Coloque a mistura no liquidificador e bata bem até ficar homogêneo, sem nenhum pedacinho de chocolate.
4- Transfira para um recipiente e espere esfriar completamente em temperatura ambiente.
5- Se você não tiver máquina de sorvete, leve a mistura ao freezer por cerca de 8 horas ou até endurecer. Retire de 1 em 1 hora e misture bem com uma colher. Leve de volta ao freezer e repita o processo até a mistura começar a ficar consistente. Apesar de ser uma etapa chata e trabalhosa, ela é importante para evitar a formação de cristais de gelo e deixar o sorvete cremoso.
Se você tiver máquina de sorvete, coloque a mistura na máquina e siga as instruções do fabricante até obter uma massa consistente e aerada. Transfira para um recipiente e leve ao freezer até endurecer.
6- Para servir, retire o sorvete do congelador 5 minutos antes para amolecer. Dura em torno de 10 dias congelado.

Rendimento: cerca de 700 ml

Nota: Para o sorvete ficar cremoso, o leite de coco deve ser concentrado, bem gorduroso. Para isso, bata no liquidificador 1 xícara de coco ralado seco, sem açúcar e não desengordurado com 2 xícaras de água quente. Espere amornar e coe bem.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

  1. emily taylor crist says

    (o caseiro eu quero dizer) o industrializado vai ficar forte eu acho

  2. emily taylor crist says

    André, não dá pra fazer com o leite de coco tradicional? Já procurei esse tal coco especial que você usa pra fazer a manteiga de coco tambem e não achei em lugar nenhum!!! T.T

    • André says

      Oi Emily! Para fazer o leite de coco eu uso o coco seco fresco, quebro ele e retiro a polpa branca, ou uso o coco ralado normal. Ele não é especial, na real o coco ralado desengordurado e com açúcar é que é especial por tem adição de açúcar ou porque passa por um processo que tira sua gordura. Mas essas informações vai estar na embalagem. Se não tiver é porque é o normal, então dá para usar. O leite de coco que usei para fazer esse sorvete é o tradicional mesmo, mas com menos água, por isso que é concentrado. O industrializado vai ficar forte mesmo, por isso indico o caseiro. Abraços!

  3. Isadora says

    André eu fiz uma fez e adorei, estou pensando em fazer de novo porem acho q nao vai dar tempo de preparar o leite de coco, vc acha q daria certo com o leite de coco de vidrinho?

    • André says

      Oi Isadora! Que bom que você gostou 😀 Acho que funciona também com o leite de coco industrializado. Pode ser que o sabor do leite de coco fique mais perceptível por ser mais forte, mas não tenho certeza. Se fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

  4. deise says

    sou uma admiradora sua!!! Tao jovem e preocupado com a saúde… Eu me alimentei errado minha vida inteira, tenho hábitos difíceis de abandonar,( arroz, feijão, cafe com leite e pão) todos os dias. Não tenho forças pra mudar, vivo frustada, triste, e sem animo. Mas continuo acompanhando seu blog, como já disse admiro, e acho vc um rapaz maravilhoso. Parabéns.

    (Não gostaria de publicar meu comentário( desabafo), mas não entendo de tecnologia e não sei fazer de outra forma…)

    • André says

      Oi Deise! Fico feliz em saber que você gosta do blog e que acompanha ele 😀 Poxa, que pena! Abandonar hábitos sempre é difícil, ainda mais hábitos alimentares. Sempre indico começar a mudar aos poucos a alimentação para o corpo se acostumar até virar rotina. Ir tirando alguns alimentos e acrescentando outros. Para se alimentar bem o negócio é comprar e preparar a própria comida, não tem muita saída. Se quiser conversar mais, você pode mandar e-mail direto para mim sem precisar publicar um comentário aqui, o e-mail é contato@temperoalternativo.com.br Abraços!

  5. Marina says

    Fiz aqui em casa e foi um sucesso!! Eu coloquei menos chocolate pq minha barra era de 80g. Mesmo assim, amaram! E ainda duvidaram que era caseiro! Obrigada!

    • André says

      Oi Marina! Uau, fico feliz em saber que a minha receita foi um sucesso por ai. Se não contar ninguém acredita que é caseiro né. De nada e abraços!

  6. izabele renata says

    Nossa, parece uma delícia. Eu não tenho barra de chocolate, mas tenho cacau puro em pó, o que você acha de eu fazer essa troca?! Para ficar mais denso, coloco mais leite de coco.

    • André says

      Oi Izabele! Não só parece delicioso como é hehehe. Eu não indicaria a troca, dá pra fazer sim trocando o chocolate por cacau. Porém, com chocolate fica mais saboroso e mais cremoso, já que ele tem a manteiga de cacau (+ gordura +cremosidade). Como o cacau não tem, não vai ficar com a mesma textura. Mas se fizer, me avisa como ficou 😉 Abraços!

  7. Luciele says

    Oi, André!
    Dá pra trocar o óleo de côco por outro óleo vegetal?

    • André says

      Oi Luciele! Eu nunca tentei fazer com outro óleo vegetal, então não sei te dizer ao certo. Eu indico fazer com óleo de coco por ser mais adocicado e deixar a mistura cremosa mesmo em baixas temperaturas, perfeito para sorvetes. Mas deve funcionar com óleo de girassol, por exemplo. Se fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

  8. juliana says

    André, vc ja tentou fazer com açúcar de coco ou xilitol? Talvez seja preciso mudar as quantidades, né? Vou testar e volto pra contar. Gratidão pela partilha, especialmente das dicas. 🙇

    • André says

      Oi Juliana! Não tentei fazer com açúcar de coco ou xilitol. Sim, vai ser necessário mudar as quantidades, só não sei te dizer o quanto. Isso, se fizer volta pra me avisar 😉 De nada e abraços!

  9. Ana says

    Nossa, suas fotos dao agua na boca! Adorei a expressao: ” sem precisar dessa tralha na cozinha”. Aqui na Europa todos tem maquina pra tudo, não sei aonde arrumam tanto espaço, uma vez que não se tem espaco e no final nunca usam nenhuma. Vou testar essa no verão, nham nham! Amo seu blog!

    • André says

      Oi Ana! Que bom que você gostou das fotos 😀 Nossa, ter máquina pra tudo tem que ter espaço mesmo. Verdade, quase nunca se usa. Espero que goste da receita 😉 Abraços!

  10. Miriam Oliver says

    kkkkkkkkkkkk amei, pois era essa receita que eu esperava para passar o verão carioca, 45°C
    Só estou esperando os outros sabores que você falou que podemos fazer rsss Mande as dicas! Admiro o seu talento em nos enviar receias saborosas e saudáveis!! Muito obrigada!!

    • André says

      Oi Miriam! Haja sorvete para se refrescar no Rio ein hahaha. Assim que fizer de outros sabores sem máquina de sorvete eu publico aqui no blog 😉 De nada e abraços!

    • André says

      Hahahaha comi tudo sozinho menina, acredita! Não dividi com ninguém hahaha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *