Café da manhã, Receitas, Sem glúten
comentários 18

Mingau de tapioca

Apesar de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, eu tenho a maior preguiça de preparar algo já de manhã cedo. Fora que muitas vezes aqueles 5 minutinhos a mais de soneca se transformam em 20 minutos e me atraso para sair da cama hahaha. O que não sobra muito tempo para preparar algo. Mas mingau é uma coisa que faço com frequência, mesmo não tendo muito tempo. É super rápido de fazer, em menos de 10 minutos já está pronto, e muito fácil, basta misturar tudo numa panela e aquecer. Simples, barato e gostoso.

Faço tanto com aveia em flocos, quanto com tapioca granulada como nessa receita. Pra quem não conhece, a tapioca granulada é uma farinha com aparência de sagu quebrado. É também chamada de tapioca quebrada ou farinha de tapioca, dependendo de onde você mora. Ela é diferente da goma de tapioca, utilizada para fazer a tapioca de frigideira, e do polvilho doce e azedo. Para fazer mingau tem que ser a tapioca granulada, senão pode dar errado. Já cheguei a usa-la para fazer pudim/cuscuz com coco aqui.

ingredientes

Para incrementar o sabor do mingau usei cravo da Índia e canela em pó, fica uma delícia essa combinação! Mas é claro que você pode adicionar as especiarias que preferir, como anis estrelado, cardamomo e noz moscada. E para servir, nada como uma boa fruta fresca para acompanhar, servi o meu com uva bem docinha. Também fica ótimo com nozes, amêndoas, castanha do pará, de caju, avelãs… Enfim, a escolha do acompanhamento é com você 😉

mingau-de-tapioca-com-uva

Você vai precisar de…
Tapioca granulada – 1/2 xícara (85 g)
Leite de coco – 400 ml (ou outro leite vegetal)
Açúcar demerara – 4 colheres de sopa (45 g)
Cravo da Índia – 2 pequenos
Canela em pó – a gosto
Sal – 1 pitada (opcional)

Como fazer…
1- Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio.
2- Assim que levantar fervura, cozinhe por cerca de 5 minutos sem parar de mexer, ou até a tapioca hidratar e o mingau engrossar.
3- Desligue o fogo, retire os cravos da Índia e sirva ainda quente acompanhado de frutas frescas a gosto.

Dica: À medida que o mingau esfria, ele fica mais consistente. Se você achar que está consistente demais, adicione um pouco de água ou leite vegetal e misture até ficar homogêneo.

mingau-de-tapioca

bom apetite

  1. Já fizesse o bolo gelado de tapioca? Fica sensacional, se quiseres passo a receita. Vai só leite de coco, tapioca granulada e melado/açúcar ai gosto de ou por coco seco junto ou fazer uma caldinha de frutas!! De chorar.
    Adoro seu blog <3

  2. Realmente fica muito bom eu sempre faço com banana da terra e canela
    você cozimha a banana com água depois de cozinda escorra a água e colque o leite
    quando comecar a ferver coloque a tapioca e deixe cozinhar ate a tapioca ficar macia.

    • André says

      Oi Maria! Nossa, deve ficar incrível com banana. Vou tentar desse jeito que você fez. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

    • André says

      Oi Simone! Sim, você pode usar água no lugar do leite de coco. Não vai ficar tão saboroso, mas pode substituir sim 😉 Abraços!

  3. Oh!Estou encantada com suas receitas de tapioca granulada.
    No post do mingau, vc comentou sobre pudim e cuscuz.
    Encontrei somente a receita do pudim. Onde posso baixar a receita do cuscuz, e também de beiju (tapioca) com tapioca granulada? Um abraçao .

    • André says

      Oi Pierre! Que bom que você gostou das receitas com tapioca granulada 😉 Eu nunca fiz cuscuz e beiju, mas você pode encontrar essas receitas no Google. Dá uma pesquisada lá, acho que vai encontrar várias versões. Abraços!

  4. Oh!Estou encantada com suas receitas de tapioca granulada.
    No post do mingau, vc comentou sobre pudim e cuscuz.
    Encontrei somente a receita do pudim. Onde posso baixar a receita do cuscuz, e também de beiju (tapioca) com tapioca granulada? Um abraçao .

    • André says

      Oi Haydee! Que bom que você gostou das receitas com tapioca granulada 😀 Eu nunca fiz cuscuz e beiju, mas você pode encontrar essas receitas no Google. Dá uma pesquisada lá, acho que vai encontrar várias versões. Abraços!

  5. Neusa Christen says

    Oi André!!! Não sou adepta da dieta vegana,mas suas receitas são deliciosas!!! E olhando as fotos dá água na boca!! Parabéns!!!

    • André says

      Oi Neusa! Fico feliz em saber que esteja gostando das receitas e das fotos 😀 Obrigado e abraços!

  6. Ceres Giovana says

    Nossa André!! Fiz hoje de manhã e realmente é uma delícia. Fiquei impressionada também pelo tanto que esse mingau sacia. Comi ele é depois não consegui tomar nem.una xícara de café!!! Obrigada pela receita!!

    • André says

      Oi Ceres! Que bom que você gostou 😀 Pois é, sacia um monte né. Eu que sou um esfomeado consigo ficar quieto sem comer por um longo tempo depois desse mingau hahaha. De nada e abraços!

  7. Francisco Mendonça says

    (…) Olá André,acabei de conhecer o seu blog e, numa breve pesquisa encontrei algumas receitas que me agradam e vou experimentar.
    Para esta receita em que sugeriu pode confeccionar-se tb com aveia, quais são as quantidades de aveia e leite de côco que costuma usar.

    Obrigado pela generosidade de partilhar os seus conhecimentos.

    Um abraço

    • André says

      Oi Francisco! Que bom que você encontrou várias receitas que te agradam, espero que goste delas. Para o mingau de aveia eu costumo utilizar 1/2 xícara de aveia em floco finos (50 g) com 1 1/3 xícara de leite de coco (330 ml). Espero que goste dessa opção também. De nada e abraços!

    • André says

      Oi Julian! Que bom que gostou! Acho que fica ótimo com granola, não tinha pensado nessa ideia hahaha, obrigado pela dica 😉 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *