Receitas, Sem glúten, Sobremesas
comentários 12

Torta de chocolate (sem açúcar)

Eu já publiquei várias receitas diferentonas aqui no blog, mas acho que esta ganha de todas. Antes de fazer cara feia deixa eu defender minha opinião sobre como esta torta é gostosa. Pode ser que você não goste mesmo, mas pelo menos tentei hahaha.

Quem acompanha o blog a algum tempo já deve ter visto uma receita de musse de chocolate que fiz com avocado (pode ser substituído por abacate). Receita bastante popular entre os crudívoros, aqueles que tem uma alimentação baseada em alimentos não cozidos.

Pois bem, decidi usar essa ideia da musse para cobrir uma torta. E voilà, aqui está essa belezinha! A musse, ou creme como aqui me refiro, é um pouco diferente da outra receita porque leva óleo de coco para deixar mais firme. Assim é possível cortar a torta em pedaços. Como optei por não utilizar açúcar, usei tâmaras hidratadas para adoçar, fica bem docinho sem ser enjoativo. E para dar o sabor de chocolate, usei a combinação de cacau em pó e extrato de baunilha.

Se você já fez a musse e gostou, tenho certeza que vai gostar desta torta. O sabor do avocado ou do abacate desaparece no meio dos sabores do cacau, da tâmara e do extrato de baunilha, você nem vai sentir a presença dele. Bom, e o que dizer da textura incrivelmente cremosa e sedosa, é perfeita! Sem mais comentários.

Apesar de que o creme seja crudívoro, a base da torta não. Como usei castanha de caju, optei por assar por alguns minutos para intensificar seu sabor e exalar seu aroma. Fica tão bom quanto o creme, dá vontade de comer pura hahaha.

ingredientes-da-base-da-torta

massa-da-torta

ingredientes-creme

creme-de-avocado-com-tamara-e-cacau

Por mais que esta torta seja bem mais saudável que as tradicionais, por não conter açúcar e nem ingredientes refinados, seu consumo deve ser moderado. Já que é bem calórica por causa do avocado. Coma sem culpa, mas com moderação!

torta-de-chocolate-vegana

torta-vegana

Você vai precisar…

para a base:
Farinha de aveia – 1 xícara – (110 g)
Castanha de caju, não torrada e sem sal – 1/2 xícara – (70 g)
Água – 4 colheres de sopa – (60 ml)
Melado de cana – 1 colher de sopa – (15 ml)

para o creme:
Avocado – 2 médios – (350 g)
Tâmara sem caroço – 1 xícara – (145 g)
Cacau em pó – 1/4 xícara – (30 g)
Óleo de coco derretido – 1/4 xícara – (60 ml)
Extrato de baunilha – 1 colher de chá – (5 ml)

Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 180 ºC.
2- Coloque as tâmaras em um recipiente com água morna o suficiente para cobri-las. Deixe hidratando por no mínimo 15 minutos, reserve.
3- Coloque a castanha de caju no processador ou liquidificador e triture até virar farinha. Não precisa triturar bem, você pode deixar alguns pedacinhos para dar textura à base.
4- Adicione a farinha de aveia, o melado e a água. Bata até obter uma pasta densa e homogênea. Ou se preferir, transfira as castanhas trituradas para um recipiente e adicione os demais ingredientes misturando com as mãos.
5- Forre uma fôrma redonda (20 cm de diâmetro) com papel manteiga e despeje a mistura. Espalhe preenchendo o fundo e a lateral, pressione com as pontas dos dedos umedecidos com água para que fique compacta.
6- Faça furos com um garfo para não formar bolhas de ar e leve ao forno preaquecido por cerca de 10 minutos.
7- Corte os avocados no sentido do comprimento e tire a polpa, descartando o caroço. Coloque no processador e adicione o cacau em pó, o óleo de coco e o extrato de baunilha. Descarte a água em que as tâmaras foram deixadas de molho e coloque no processador. Bata bem até obter uma mistura cremosa e suave.
8- Experimente e adicione mais cacau em pó ou extrato de baunilha a gosto, se necessário. Pode acontecer de as tâmaras não triturarem por completo e ficar alguns pedacinhos duro, para obter um creme liso basta peneirar a mistura. É uma etapa chata, mas vale a pena fazer.
9- Despeje o creme sobre a base já assada e alise o topo.
10- Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até o creme firmar.
11- Desenforme e sirva gelado.

Dura cerca de 3 dias na geladeira.

Dicas:

  • A castanha de caju pode ser substituída por qualquer outra oleaginosa de sua preferência, como nozes, amêndoas, castanha do pará, avelã….
  • O avocado pode ser substituído por abacate na mesma quantidade (350 g).
  • Você pode polvilhar nibs de cacau, chocolate picado ou raspas de limão na hora de servir. Nas fotos, utilizei manteiga de coco derretida com um pouco de água.
  • Para obter uma torta sem glúten, basta usar farinha de aveia que não contenha essa proteína.

pedaco-de-torta-de-chocolate-vegana-e-sem-acucar

bom apetite

  1. Liz Stern says

    oi, André, adoro as suas receitas! Me tira uma dúvida, posso substituir o melado por mel? Obrigada! ♥

    • André says

      Oi Liz! Fico feliz em saber que você gosta das receitas 😀 Eu nunca fiz com mel, mas acredito que dá sim pra substituir. Se fizer me avisa como ficou. Abraços!

  2. carlos says

    Olá, será se substituir farinha de aveia por farinha de quinoa fica bom? Valeu e parabéns pelo blog.

    • André says

      Oi Carlos! Como eu não gosto de farinha de quinoa nunca fiz com ela, então não sei te dizer se fica bom. Mas acredito que o sabor dela irá sobressair na torta porque tem sabor forte, o que não ficará bom. Mas se fizer me avisa como ficou. Abraços!

  3. Elioenai says

    Nossa que delicia!!! Deu água na boca!! Vou fazer, depois digo como foi.!
    Ta lindo as fotos!!

    • André says

      Oi Elioenai! Espero que goste, me avisa depois como ficou 😉 Que bom que gostou das fotos, fico feliz! Abraços!

  4. Valéria says

    Oi. Faço uma torta inspirada no seu blog: a massa é a da torta de sorvete de morango e o recheio é de mousse de chocolate com tofu. Certa vez incrementei com cobertura de chantilly de coco. Fica deliciosa!

    • André says

      Oi Valéria! Que legal você ter combinado a massa de uma torta com o recheio de outra, são muitas possibilidades né, sempre dá pra variar. Nossa, deve ter ficado maravilhoso com chantilly de coco. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *