Café da manhã, Lanches, Receitas
comentários 58

Como fazer manteiga de coco

Encontrar manteigas vegetais em lojas de produtos naturais ou em supermercados não é uma tarefa fácil, e quando se tem a sorte de encontrar o preço não é nada convidativo. Por este motivo faço a minha em casa, pode parecer impossível ou difícil fazer, mas não é nada disso. Basta ter um processador de alimentos, ou um liquidificador, e um pouquinho de tempo e paciência que logo logo você terá uma manteiga fresca, natural e muito saborosa.

Para fazer esta manteiga de coco você só precisa de apenas um ingrediente, coco ralado seco, sem açúcar e não desengordurado. Facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, vendido a granel, e em supermercados, vendido em pacotinhos fechado. O processo para fazer é basicamente o mesmo que a pasta de amendoim que já ensinei aqui, basta triturar no processador até o coco ralado soltar o óleo e ficar cremoso, simples assim.

Tem que ser coco ralado seco porque se tiver água, como a polpa fresca, ele não irá virar manteiga. Sem açúcar porque ao processar o coco por muito tempo, ele irá esquentar e caramelizar o açúcar. E não desengordurado porque é graças ao óleo de coco que temos a manteiga, sem ele é impossível ter uma textura cremosa.

Só para deixar claro, a manteiga de coco é diferente do óleo de coco, a primeira contém a polpa do coco seco, rico em fibras e proteínas. Enquanto que o óleo é apenas a gordura extraída da polpa.

coco-ralado-seco-e-sem-acucar

coco-ralado-no-processador-como-fazer

gif-manteiga-de-coco

Não se preocupe se a manteiga parecer muito líquida quando você terminar de fazer, ela ficará mais consistente ao esfriar.

Em temperaturas abaixo de 25ºC a manteiga se solidifica por causa do óleo de coco. Para amolecer basta esquentar por alguns segundos no micro-ondas ou na panela e usar normalmente.

manteiga-de-coco-solidificada

Você pode consumir passando sobre torradas, pães, waffles, panquecas e tapiocas, por exemplo. Adicionar em smothies para deixar mais cremosos, salpicar sobre frutas ou granolas, misturar no café, e até bater com água no liquidificador para fazer leite de coco caseiro, as possibilidades são muitas.

manteiga-de-coco-natural-saudavel-e-vegana

Você vai precisar de…
Coco ralado seco, sem açúcar, não desengordurado – 3 xíc. = 250 g

Como fazer…
1- Coloque o coco ralado em um processador de alimentos e triture em velocidade máxima até obter uma pasta líquida e cremosa. Este processo pode demorar entre 15 a 30 minutos, dependendo da potência do seu processador, o meu demorou 25 minutos. Não desanime se o coco ralado não virou manteiga nos primeiros 10 ou 15 minutos, tenha paciência e persistência.
2- Pare de processar de vez em quando para raspar a lateral do processador.
3- Despeje a manteiga em um frasco de vidro e deixe esfriar em temperatura ambiente para ficar mais consistente.

Você pode armazenar fora da geladeira por cerca de 1 mês, ou sob refrigeração por até 2 meses.

Esta receita rende 200 ml.

ATENÇÃO: Utilizei um processador com potência de 700 watts, caso você estiver usando um menos potente pode ser que o coco não vire manteiga.

DICA: Você pode adicionar alguns ingredientes extras para incrementar o sabor ou a textura da manteiga. Por exemplo, algum adoçante de sua escolha, como açúcar demerara, melado ou estévia. Especiarias como canela em pó ou noz-moscada, e cacau em pó ou raspas de chocolate no final do preparo. Os que mais indico são:

– Óleo de coco: adicione 1 colher de sopa derretido quando o coco ralado começar a virar manteiga, como resultado você terá uma textura mais cremosa e aveludada.
– Extrato de baunilha: adicione 1/2 colher de chá no final do preparo, ainda com a manteiga quente, para dar um toque adocicado extra.
– Sal: adicione um pitada também no final do preparo para intensificar o sabor da manteiga.

pao-com-mateiga-de-coco

bom apetite

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

  1. Fernando says

    Não tenho processador… Posso fazer a manteiga no liquidificador industrial, nesse caso o tempo será menor para o preparo da mesma?

    • André says

      Nunca tentei fazer no liquidificador industrial, mas acho que o tempo de preparo deve ser parecido com do processador.

      • Carolina Rocha says

        já testei no liquidificador e na minha opinião fica até melhor!

        • André says

          Bom saber Carolina. Obrigado pela informação 😉 Abraços!

  2. Fernando says

    Olá tdb? Como faço para desidratar o coco seco para fazer a manteiga? É possível fazer a manteiga com coco seco sem está desidratado? Ele in natura

    • André says

      Oi Fernando! Tudo bem, e com você? Infelizmente não dá para fazer com o coco seco in natura, a água presente na polpa impede de virar manteiga, tem que ser com o coco desidratado mesmo. Eu compro o coco já desidratado, nunca desidratei em casa. Mas acho que funciona se colocar os pedaços no forno em temperatura baixa, cerca de 120 ºC por um longo tempo até desidratar. Se fizer me avisa se deu certo 😉

  3. Antonio Luis says

    Comprei um potinho de manteiga de côco por 20 reais e só agora estou vendo que posso fazer com o próprio côco. Vivendo e aprendendo.

    • André says

      Oi Antonio! Sim, é bem fácil fazer a manteiga em casa, só demora um pouco, mas vale a pena financeiramente falando. Abraços!

    • André says

      Oi Jaíne! Fora da geladeira 1 mês, na geladeira 2 meses. A informação está no post 😉 Abraços!

  4. Michelle says

    Minha gente nunca imaginei que era tão besta o processo pra fazer manteiga de coco. Aqui no meu quintal é tanto coco seco caindo do pé e virando mudinha de coco ou se perdendo (ah nordestina praieira fazendo inveja pra o povo das terras sem coqueiros hahaha) vou comprar um processador mais potente e fazer manteiga de coco o meu é de 600W e tá quase morrendo… vou fazer, embalar e distribuir de lembrança pra os parentes das terras sem cocos!
    Eu vim parar aqui do post http://www.herbi-voraz.com/como-fazer-manteigas-vegetais/ com link pra cá! Legal de mais o site!

    • André says

      Oi Michelle! Sim, é bem fácil mesmo fazer manteiga de coco. Basta tem um processador bem potente e coco desidratado. Você precisa primeiro desidratar bem o coco seco fresco pra poder virar manteiga. Ah legal que você veio parar aqui pelo post da Julia do Herbivoraz. Que bom que você gostou do site 😀 Abraços!

  5. Onairda04@gmail.com says

    Oi André. Boa tarde!
    Só agora conheci seu blog. Muito bom. Parabéns!
    Faço a manteiga de coco com nozes. Uso 200g de coco de pacotinho mesmo e umas 80, 100g de nozes.
    Dá um trabalhão mas fica uma delícia. Coloco um pouco de óleo de coco pra ajudar. Uso um liquidificador wallita 600w de potencia.
    As nozes são colocadas no final.
    Alguém disse q vai bater 500g de coco. Tentei bater 300g e n deu. Tive de tirar um pouco.
    Muito obrigada!

    • André says

      Oi! Obrigado! Fico feliz em saber que você gostou 😀 Nossa deve ficar uma delícia manteiga de coco com nozes. Vou tentar na próxima vez. Obrigado pela dica 😉 De nada. Abraços!

  6. emily taylor crist says

    André, acho que seria bom deixar claro sobre a potencia do processador… Depois de 3 tentativas, lendo os comentarios aqui entendi porque a minha manteiga nao da certo, meu processador é de potencia baixa 400 e pouco…

    • André says

      Oi Emily! Eu atualizei o post agora e adicionei essa informação. Quando escrevi eu não tinha certeza se o processador menos potente conseguia ou não produzir manteiga vegetal, mas com alguns leitores acabei descobrindo que não e esqueci de atualizar. Muito obrigado querida 😉 Que pena que você não conseguiu 🙁 Abraços!

  7. Não deu certo… O coco está certinho: ralado, seco, sem açúcar. Fiquei horas e horas batendo no processador e nada… coloquei no liquidificador e nada. Voltei para o processador e nada.

    • André says

      Oi Flávia! Poxa que pena 🙁 Talvez seja a potência do processador e do liquidificador, o meu é de 700 watts, acho que se for mais baixo pode ser que não transforma o coco em manteiga. Se não for isso não sei o porque de não ter dado certo. Abraços!

  8. Sibeli says

    Ola Andre td bem?
    Nossa fiquei bem animada em saber q da p fazer leite de coco assim facil, mas tenho uma duvida, p fazer o leite precisa bater no liquidificador p misturar, e quanto tempo dura guardado na geladeira?? Ha pode usar o coco q e vendido em casa de festa?? No aguardo Sibeli.

    • André says

      Oi Sibeli! Tudo bem sim, e com você? Para fazer o leite de coco com a manteiga você precisa bater no liquidificador com água quente. O leite dura cerca de 2 a 3 dias. Sim, você pode usar coco seco ralado vendido em casa de festas. Só dá uma olhada na embalagem pra ver se é sem açúcar e não desengordurado. Abraços!

  9. Emily says

    André, só dá pra fazer com esse coco nessa especificação? Aqui não encontramos ele nem mesmo no mercado a granel, e olha que por aqui vende bastante coisa desse gênero. Fiz com o natural e não deu em nada mesmo 😒

    • André says

      Oi Emily! Infelizmente sim, só dá para fazer com coco ralado seco. Nossa que pena que você não acha pra comprar. Quem sabe secando bem a polpa natural no forno em temperatura bem baixa você consegue. Mas vai dar um trabalho a mais né :/ Abraços!

  10. Camila says

    Oi André, parabéns pelo site!
    Você sabe me dizer quantas colheres de manteiga de côco devo usar para fazer 500 ml de leite de côco?
    Obrigada!

    • André says

      Oi Camila! Obrigado 😀 Eu utilizo cerca de 2 1/2 colheres de sopa de manteiga de coco para 500 ml de água morna. É bem mais prático fazer leite de coco com a manteiga, espero que goste. De nada e abraços!

    • André says

      Oi Marcia! Não dá para fazer com o coco fresco. Como comentei no post, a água dele impede a formação da manteiga. Abraços!

  11. Lily Siqueira says

    Olá, André-
    Gostaria de saber se pode ser manteiga de coco com SAL, e em que momento incorpor o SAL.
    GRATA

    • André says

      Oi Lily! Sim, você pode acrescentar sal na manteiga. Adicione no final do preparo, quando a manteiga já estiver pronta. Eu expliquei isso no final do post 😉 Abraços!

    • André says

      Oi Adriana! Não sei se funciona fazer com esse mini processador de 400W, o meu processador tem 700W. Quanto mais potente melhor para triturar o coco ralado. Se você tentar me avisa se deu certo 😉 Abraços!

  12. Oi Andre.
    Gostaria de saber qual o modelo e marca do processador que você faz a manteiga de coco.
    No liquidificador não deu certo.
    Estou pesquisando um para comprar mas quero um bata a manteiga de coco.
    Obrigada

    • André says

      Oi Lia! Eu uso o multiprocessador Arno Store Inn, acho que ele já saiu de linha. Mas acredito que os demais da Arno sejam bons também, procure comprar um com alta potência para conseguir fazer manteiga, o meu é de 700 watts. De nada e abraços!

  13. Hildmel says

    Oi André antes de mais parabéns pelo blog. Adoro as receitas! Para esta preciso de uma dica. Posso usar coco ralado fresco mas previamente seco no forno? É que onde vivo é difícil encontrar coco desidratado natural mas tem muito coco fresco. Desde já agradeço a resposta. Abraço.

    • André says

      Oi Hildmel! Obrigado, fico feliz em saber que tenha gostado das receitas 😀 Eu nunca tentei ralar o coco fresco e depois secar no forno, mas acredito dá certo se tiver bem seco. O certo é testar pra ver, se fizer me avisa 😉 Abraços!

  14. DIVINA VENÂNCIO says

    Consegui!!! Mas haja energia, hein! Elétrica e humana…aqui tá muito quente e fiquei suada, kkkk. Não tenho processador, tenho um liqui…mas não subestime meu instrumento, pq, apesar de ser da marca Britânia (não morro de amores), ele é zero bala e de 600Watts, rsrsrs. Ha…Usei 300g de coco e SÓ me rendeu 280g de manteiga. Não entendi…massa e volume é normal serem alterados ao mudarem seu estado, mas peso?!?!?! Coisas da ciência, mas juro que ainda vou descobrir!!! E sabe pq não havia conseguido? Eu usei só um pacote de 100g (como eu ia testar, não quis arriscar muito, mas vi um vídeo em que a moça explicou muito bem que deve ser no mínimo 200g, mas da próxima vou fazer com 500g, gasto a mesma energia e obtenho o dobro. É que procuro ser o mais sustentável possível, sabe? Inclusive com meu bolso.

  15. DIVINA VENÂNCIO says

    Oi André, eu já havia visto a receita em vídeos, mas não consegui…Bati, bati por mto tempo e o coco só virou uma farinha. Por fim parei de bater pq senão quem ia me bater eram os vizinhos, por conta de tanto barulho!!! O que será que deu errado? Fiquei tão frustrada, pois como tapioca todos os dias no café da manhã e queri acrescentá-la. Amooo tudo que vai coco.

    • André says

      Oi Divina! Sério que você não conseguiu? Que pena! Eu também uma vez tentei fazer e não consegui, bati bati por um tempão e nada. No meu caso, foi porque eu usei o resíduo do leite de coco que fiz, ou seja, estava úmido, daí não deu certo. É difícil dizer o que saiu errado no seu, pode ser que o processador não é potente o suficiente, ou o coco ralado que você usou. Ele estava bem seco? E era integral?

      • DIVINA VENÂNCIO says

        Consegui!!! Mas haja energia, hein! Elétrica e humana…aqui tá muito quente e fiquei suada, kkkk. Não tenho processador, tenho um liqui…mas não subestime meu instrumento, pq, apesar de ser da marca Britânia (não morro de amores), ele é zero bala e de 600Watts, rsrsrs. Ha…Usei 300g de coco e SÓ me rendeu 280g de manteiga. Não entendi…massa e volume é normal serem alterados ao mudarem seu estado, mas peso?!?!?! Coisas da ciência, mas juro que ainda vou descobrir!!! E sabe pq não havia conseguido? Eu usei só um pacote de 100g (como eu ia testar, não quis arriscar muito, mas vi um vídeo em que a moça explicou muito bem que deve ser no mínimo 200g, mas da próxima vou fazer com 500g, gasto a mesma energia e obtenho o dobro. É que procuro ser o mais sustentável possível, sabe? Inclusive com meu bolso.

        • DIVINA VENÂNCIO says

          Desculpe, não tem opção de excluir comentário??? Acho que houve um erro e a resposta foi postada 2x, além da outra que ficou incompleta. se tiver como, exclua e deixe só a que está abaixo do que vc me respondeu, ok? Brigaduuuuu!

          • André says

            Oi Divina! Aeee que bom que você conseguiu! Demora pra virar manteiga né. Nossa, deve ter sido cansativo mesmo fazer no liquidificador. Acredito que tenha reduzido o um pouco o peso porque deve ter evaporado líquido durante o processo, já que ficou quente. Sim, o certo é usar uma quantidade maior de coco ralado para facilitar o processo, por isso que usei 3 xícaras. Já exclui o outro comentário duplicado 😉 Abraços!

  16. Simone says

    Esse site é muito bacana, adorei as dicas para a manteiga de côco. Aliás, adoro todas as receitinhas postadas por aqui, o André está de parabéns! 😀

    • André says

      Oi Simone! Fico feliz em saber que tenha gostado do post e do blog 😀 Obrigado e abraços!

    • André says

      Oi Priscilla! Fico feliz em saber que goste das minhas receitas 😀 Obrigado e abraços!

    • André says

      Oi Kaia! Não dá pra fazer com coco fresco, direto dele, tem que ser o seco/desidratado porque a água vai impedir a formação da manteiga. A não ser que você seque ele bem no forno, ai pode ser. Abraços!

    • André says

      Oi Andrea! Não sei te dizer ao certo, nunca usei em recheio de bolo. Como ela endurece com facilidade, acredito não ser uma boa ideia usar só ela para rechear bolos. A não ser que você misture com outros ingredientes, ai quem sabe fique bom. Se usar me avisa como ficou 😉 Abraços!

      • Andrea says

        Obrigada pela atenção 🙂
        Essa semana fiz uma geleia de abacaxi sem açúcar seguindo os passos da sua receita de geleia de morango sem açúcar. Já tinha feito a de morango e gostei bem mais da de abacaxi. Pretendo fazer a manteiga de coco e a pasta de amendoim.
        Abraços!

        • André says

          Oi Andrea! De nada 😉 Nossa, deve ter ficado uma delícia a geleia de abacaxi. Vou tentar fazer também, obrigado pela ideia. Espero que goste das outras receitas. Abraços!

  17. Andréa Kato says

    Olá, André! Me diz uma coisa. Comprei um vidro de óleo de coco. Só que, com esse frio, ele se solidificou… Se eu esquentar em banho-maria ele voltará à forma líquida? E eu posso ficar requentando sempre que ele endurecer novamente?

    • André says

      Oi Andréa! É normal o óleo de coco se solidificar em temperaturas abaixo de 25 ºC. Sim, se você esquentar em banho-maria ele volta à forma líquida, e pode sim ficar requentando sempre quando for usar. Abraços!

    • André says

      Oi Katharina! Apesar de ser possível fazer no liquidificador não indico você fazer nele, vai ser bem mais demorado e trabalhoso, tem que parar de bater várias vezes pra raspar a lateral do copo. Se você não tiver processador, sugiro comprar a manteiga pronta mesmo. Abraços!

    • André says

      Oi Julia!!! Que bom que você achou lindo, fico feliz em saber 😀 Sério? Hahahaha estamos pensando iguais. Estou curioso pra ver seu post, certeza que vai ser melhor que o meu hahaha. Abraços!

      • É então, sincronizados! 🙂 hehe
        Até parece, tenho certeza que ambos estarão lindíssimos. E também já vou fazer um link de saída da manteiga de coco direto aqui pro seu post.
        Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *