Café da manhã, Lanches, Receitas
comentários 36

Bolo de fubá

Tem algumas receitas que são sinônimo de conforto e boas lembranças. São aquelas comidas simples, saborosas e caseiras que nos fazem lembrar de bons tempos e de pessoas queridas. Pra mim o bolo de fubá, além de gostoso, é carregado de memórias afetivas deliciosas, em especial da minha avó materna que sempre servia esse bolo no café da tarde quando eu visitava na infância. Sem dúvida é meu bolo preferido.

Com o passar do tempo alguns ingredientes simples e tradicionais de receitas clássicas da culinária brasileira, como o fubá, foram sendo modificados pela indústria alimentar que só visa maior produtividade e lucro. O milho, assim como a soja, foi um dos alimentos que sofreu alteração genética. Basta olhar nas gôndolas dos supermercados que você verá o símbolo de transgênico em quase todas as embalagens de produtos que contém algum derivado do milho ou da soja.

Não é fácil não encontrar fubá orgânico e não transgênico pra fazer um bom bolo de fubá. Ainda bem que existem marcas que preservam e respeitam a natureza dos alimentos, como a Monama. Sempre que faço alguma receita que leva fubá, como bolo, pão ou broa, sempre recorro a marcas que usam milho orgânico e não transgênico. Em lojas de produtos naturais e empórios é possível encontrar esses ingredientes. Caso tenha dificuldade em encontrar, a Monama vende online.

Ingredientes

Massa bolo de fubá vegano.

Com apenas 6 ingredientes e com poucas etapas de preparo você terá um bolo de fubá delicioso e fresquinho perfumando a casa. Não tem coisa melhor que comer esse bolinho com café coado na hora né? E se acompanhado de amigos e familiares para dividir esse momento melhor ainda ❤

Essa receita é um pouco diferente da tradicional porque não leva ovos e lácteos, perfeito para quem tem intolerância ou alergia a esses ingredientes. Para deixar o bolo leve e fofinho utilizei a farinha trigo branca, eu sei que não é um ingrediente natural e saudável, mas para ter um bom resultado é necessário utilizá-la, infelizmente.

Bolo de fubá sem ovo e leite

Bolo de fubá vegano.

Você vai precisar de…
Farinha de trigo branca – 1 xíc. e 1/2 = 210 g
Fubá orgânico Monama- 1 xíc. = 140 g
Açúcar demerara – 3/4 xíc. = 165 g
Leite de coco (ou outro leite vegetal) – 1 xíc. e 1/3 – 330 ml
Óleo de coco derretido (ou outro óleo vegetal) – 1/3 xíc. = 80 ml
Fermento químico em pó – 1 colher de sopa

Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma fôrma de bolo (usei uma de pudim com 20 cm de diâmetro) com óleo e polvilhe fubá para a massa não grudar.
2- Bata no liquidificador o açúcar demerara para ficar mais fino. Isso irá facilitar na hora de misturar os ingredientes secos com os molhados.
3- Em um recipiente grande misture o fubá, a farinha de trigo, o açúcar e o fermento.
4- Adicione o leite de coco e o óleo aos poucos para não formar grumos.
5- Transfira a massa para a fôrma preparada e asse por cerca de 40 minutos, ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no centro do bolo.
6- Espere esfriar e desenforme.

Pedaço de bolo de fubá orgânico

bom apetite

  1. Viviane Assad says

    Oi Andre
    Estou a procura de um bolo de fuba sem fermento quimico, pois todos eles sao transgenicos. Vc tem alguma sugestão?

    • André says

      Oi Viviane! Infelizmente é necessário usar fermento ou outro agente para fazer o bolo crescer. Senão ele fica solado. Sei que praticamente todas as marcas hoje são transgênicas por causa do amido de milho. Nesse caso indico você fazer o fermento em casa, logo devo fazer um post explicando isso. Esse post aqui é ótimo > https://outracozinha.com.br/2017/08/16/como-substituir-o-fermento-quimico/ Espero ter te ajudado 😉 Abraços!

  2. Viviane says

    Oi André, vc já tentou colocar um pouco de coco ralado? Será que fica bom?
    Beijos

    • André says

      Oi Viviane! Eu nunca tentei colocar coco ralado, mas acredito que fique bom também. Se fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

  3. Gabriela Santos says

    Simplesmente maravilhoso!! Estou indo agira pra cozinha fazê lo novamente!!

    • André says

      Oi Gabriela! Oba! Fico feliz em saber que tenha gostado 😀 Abraços!

  4. Luiza de Souza says

    Bolo mais que perfeito! Segunda vez que faço essa receita, da primeira não tinha leite vegetal e fiz com água, hoje usei leite de arroz integral e acrescentei uma colher de chá de erva doce. Ambas deram super certo. Adoro esse blog, não paro de fazer suas receitas kkkk sucesso!

    • André says

      Oi Luiza! Uau, fico feliz em saber que você gostou tanto a ponto de repetir a receita 😀 Bom saber que funcionou igual com água ou leite. Abraços 😉

  5. Lays Morais says

    Acabei de fazer o bolo, o povo de casa atacou ainda quente! kkk Ficou muito mais fofo do que os que eu geralmente faço e ah, coloquei goiabada em cubos em cima, surreal de bom!

    • André says

      Oi Lays! Uau! Fico feliz em saber que tenham gostado 😀 Nossa fica maravilhoso mesmo com goiabada. Abraços!

  6. Amanda says

    Oi André, como não tinha leite de coco usei água e tbm acrescentei uma xícara de paçoca. Ficou incrível! Obrigada pela receita <3

    • André says

      Oi Amanda! Nossa, que ideia incrível colocar paçoca no bolo de fubá. Deve ter ficado incrível mesmo! Muito obrigado pela dica, vou tentar fazer na próxima vez 😉 De nada e abraços!

  7. Alice Castiel says

    Oi André, minha massa ficou super pesada. Ficou quase como uma massa de pão, mas segui a receita a risca.

    Será que foi o leite de coco industrializado?

    • André says

      Oi Alice! Poxa, que pena 🙁 Bem provável que tenha sido por causa do leite de coco industrializado. Eu sempre uso leite de coco caseiro, que é mais líquido e menos gorduroso que o industrializado. Tenta fazer com leite caseiro, ou diluí o industrializado com um pouco de água. Abraços!

  8. Eveline says

    Boa tarde, André. Para não usar farinha de trigo fiz esse bolo com sua receita de mistura de farinha sem glúten. Ficou ótimo, deu super certo. A massa ficou fofinha e cresceu. Só numa próxima usarei menos do que uma xícara de açúcar. Achei que ele passou um pouco. Muito obrigada por compartilhar 😉

    • André says

      Oi Eveline! Uau, bom saber que deu certo com a mistura de farinha sem glúten, obrigado pela dica querida 😉 De nada e abraços!

  9. ficou ótimo, agradeço por compartilhar a receita <3
    só não tive a oportunidade de usar leite vegetal, já que não tenho em casa (não sou vegana; por enquanto apenas não como animais e tô cortando o ovo da minha alimentação). mas usei leite integral e deu certinho também! 🙂

    qual seria o leite vegetal mais acessível ($$)?

    • André says

      Oi Fabíola! Que bom que você gostou da receita 😀 De nada! O leite vegetal mais acessível é o de coco mesmo, o que usei nesta receita. Eu sempre faço em casa, fica bem mais saboroso e barato. Abraços!

  10. Eveline says

    Olá André. Seu blog é lindo!!! Parabéns. Adoro as comidinhas de milho. Você sabe se funciona substituir a farinha de trigo por farinha de arroz? Grata

    • André says

      Oi Eveline! Que bom que você gostou do blog, obrigado 😀 Não vai dar certo substituir a farinha de trigo por farinha de arroz, o bolo vai ficar bem quebradiço e seco. Indico utilizar a farinha de trigo mesmo. Abraços!

  11. Elanna Silva says

    André, eu ADOREI a receita, sempre fui fã dele, mas tava com dificuldade de encontrar uma receitinha vegana e essa é super prática e fácil, porém o meu bolo ficou um pouco seco, você teria alguma dica pra quando eu o fizer novamente?

    • André says

      Oi Elanna! Que bom que você gostou da receita, fico feliz em saber 😀 Sério que ficou seco? Que pena. Não sei o que pode ter acontecido, será que você deixou muito tempo no forno? Ou será que a temperatura estava alta demais?

  12. Lis says

    Olá, André. Tudo bem? Fiquei até emocionada quando vi a receita do bolo de fubá. Já faz um bom tempo que estou procurando um fubá não transgênico e nunca encontrava. Graças a sua dica finalmente vou poder fazer novamente minhas receitas com fubá! Não vejo a hora de fazer o bolo! Muito obrigada por compartilhar receitas tão maravilhosas e saudáveis.

    • André says

      Oi Lis! Tudo bem sim, e com você? É difícil né encontrar fubá orgânico e não transgênico. Fazia um tempão também que eu não fazia nenhuma receita com fubá por causa disso. Espero que goste da receita querida 😉 De nada e abraços!

  13. Mario says

    Boa noite André,

    Obrigado pelas dicas. Adoro bolo de fubá e dificilmente acho um sem erva doce (que particularmente não gosto), segui sua receita e fiz um bolo maravilho, delicioso para tomar com café.

    Seu site é muito rico e já me aventurei em outras receitas.

    Parabéns e abraço,

    Mário

    • André says

      Oi Mario! Fico feliz em saber que você gostou da receita 😀 É difícil mesmo achar uma sem erva doce. Espero que goste das outras receitas também. Abraços!

      • Mario says

        André, só mudei uma coisa na sua receita.

        A primeira vez que fiz o bolo segui exatamente sua receita, misturei o fermento químico em pó com os demais ingredientes. O bolo ficou excelente. Depois fiz novamente o bolo mas na segunda adicionei o fermento por ultimo e mexi só para mistura-lo na massa que estava bem homogênea. Percebi que seguindo a mesma medida e usando a mesma forma o bolo cresceu um pouco mais.

        Já repeti 5 vezes a receita com sucesso, compartilhei com amigos e minha mãe, que ficou impressionada pelo o bolo não usar ovos.

        Obrigado novamente pelas receitas,

        Grande abraço,

        • André says

          Geralmente eu coloco o fermento por último mesmo, só depois de ter misturado todos os ingredientes. Mas dessa vez misturei tudo junto. Bom saber que deu uma boa diferença na hora de crescer adicionando depois, obrigado pela dica Mario 😉

          Uau, você gostou mesmo dessa receita hahaha, que bom que seus amigos e familiares gostaram 😀 De nada e abraços!

  14. Gabriele says

    Posso usar o leite de coco industrializado? Ou terei de diluir?

    • André says

      Oi Gabriele! Sim, pode usar o industrializado. Indico você diluir com um pouco de água, porque ele é mais grosso. Abraços!

  15. Amei. A boazinha! ! Eu amo! Só que eu coloco muito mais fuga que trigo. Não gosto de farinha de trigo! !
    Gratíssima.

    • André says

      Oi Elioenai! Nunca tentei colocar mais fubá que trigo, ele não pesa não na hora de crescer o bolo? Pensei em fazer isso, mas fiquei com medo de não crescer muito. Abraços!

    • André says

      Com erva-doce fica muito bom né, dessa vez deixei ela de lado. Mas fica ótimo com. Abraços!

    • André says

      É muito conforto né, bom saber que não sou o único que pensa assim 😉 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *