Café da manhã, Receitas, Sem glúten, Sobremesas
comentários 18

Brownie de castanha de baru

Há uma castanha brasileira típica do cerrado que não tem tanta fama como a castanha do Pará e de caju, mas é tão gostosa quanto as outras de sua família. É a castanha de baru, um tipo de amêndoa oleaginosa de coloração castanho, extraída da árvore baru.

Recentemente ela vem sendo produzida e comercializada em maior escala devido ao seu valor nutricional, podendo ser encontrada com facilidade em lojas de produtos naturais e empórios. A Monama, marca de produtos naturais orgânicos que eu gosto bastante, tem em sua linha de produtos a castanha de baru torrada sem sal. É possível comprar até pela internet, no site da marca, caso você não encontre em lojas físicas.

Combinadas com chocolate 70% de cacau, ficam irresistíveis. Decidi unir esses dois ingredientes em um brownie denso, úmido e rico em sabor e valor nutricional. Utilizei apenas 5 ingredientes: castanha de baru, chocolate 70% cacau, tâmaras (já falei dela aqui), farinha de aveia e água.

Ingredientes

Castanha de baru.

Não gosto de ficar falando sobre as informações nutricionais dos alimentos porque não sou nutricionista. Sou formado em design gráfico gente, por favor hahaha. Mas de acordo com a embalagem da Monama, as castanhas de baru tem alto potencial antioxidante e são ricas em cálcio, fósforo e manganês, além de possuírem 26% de proteína. No cerrado brasileiro, ela possui a fama de ser afrodisíaca. Dizem que na época da frutificação do baru, o número de mulheres que engravidam aumenta muito na região. Que interessante né!?

Massa do brownie

Brownie de castanha de baru

Esse brownie é bem diferente do tradicional americano. Não vai ao forno, e sim na geladeira para firmar, é quase uma receita crudívora. Não tem adição de açúcar, a doçura dele vem das tâmaras e do chocolate, e pode ser feito numa versão sem glúten, basta utilizar chocolate e farinha de aveia sem essa proteína. Gosto de consumir ele como sobremesa, ou no café da manhã acompanhado de um leite vegetal bem gelado.

Brownie de castanha de baru gelado

Você vai precisar de…
Farinha de aveia – 1 xíc. = 110g
Tâmaras sem caroço – 1 xíc. = 145g
Chocolate 70% cacau picado – 1/2 xíc. = 70g
Castanha de baru da Monama – 1/2 xíc. = 80g + um pouco para polvilhar (opcional)
Água – 100ml

Como fazer…
1- Hidrate as tâmaras colocando em um recipiente com água morna até cobrir por cerca de 15 minutos.
2- Enquanto hidratam, coloque no processador a castanha de baru e triture em pedaços pequenos. Não precisa triturar muito, o ideal é deixar alguns pedaços para dar textura ao brownie. Reserve a castanha.
3- Derreta o chocolate em banho maria com 100ml de água, até ficar liso e cremoso. Reserve.
4- Escorra a água das tâmaras e transfira para o processador, bata até virar um purê. Se necessário, desligue o processador e raspe a lateral com uma colher para auxiliar o processo.
5- Adicione a farinha de aveia, a castanha de baru e o chocolate derretido. Bata até ficar homogêneo.
6- Forre uma fôrma com papel manteiga para facilitar na hora de desenformar. Utilizei uma fôrma de pão de 24cm x 10cm.
7- Transfira a massa para a fôrma e distribua uniformemente. Como a massa é densa e pegajosa, sugiro você usar as pontas dos dedos umedecidos com água para distribuir a massa com facilidade. Pressione para baixo até que fique lisa e firme.
8- Polvilhe a gosto com castanha de baru picado (etapa opcional).
9- Leve à geladeira por cerca de 1 hora ou até o brownie firmar.
10- Levante o papel manteiga para desenformar. Corte os brownies no tamanho que preferir e sirva.

Guarde os brownies em um recipiente hermético na geladeira por cerca de 5 dias.

Brownie sobremesa

bom apetite

  1. Maisa says

    Testado e aprovado!

    Tâmaras acabam de ser eleitas minhas favoritas p fazer sobremesas mais doces!

    • André says

      Oi Maisa! Oba! Que bom que você gostou 😀 É muito bom tâmaras né, adoro fazer sobremesas sem açúcar com elas. Abraços!

  2. pri says

    Fiz na integra e ficou genial!!!! Obrigada!!! Como é difícil encontrar chocolate sem leite onde moro, fiquei pensando em substitui-lo por cacau em pó e óleo de coco. O que vc acha?! Parabéns pelo trabalho!!! Seu blog é inspirador!

    • André says

      Oi Pri! Que bom que você gostou da receita 😀 Dependendo de onde mora é difícil mesmo, infelizmente. Nunca tentei substituir por óleo de coco e cacau em pó. Acredito que dê certo. Mas acho que não vai ficar tão saboroso. Obrigado e abraços!

  3. Magali Aparecida Bravo says

    Nossa ,delícia ,a tempos procurando por receitas fáceis e sem glúten para mudar o meu cardápio carneo é tão cheio de farinhas brancas .Olha moço tenho reumatismo e procuro cuidar da alimentação minha e meu filho de 22 anos em casa ,tenho 47 anos e estou amando o seu cardápio aí .

    • André says

      Oi Magali! Fico feliz que tenha gostado da receita 😀 No blog tem outras receitas sem glúten e sem farinhas brancas também, espero que goste. Abraços!

  4. Paloma says

    Oii André, eu queria saber se eu posso substituir a tamara por outra coisa?
    Tu és demais, amo demais as receitas e como é fofinho o site!
    Beijoo

    • André says

      Oi Paloma! Acredito que você pode substituir por qualquer outra fruta seca, como uva passa e damasco, por ter a mesma consistência e textura. Só não sei te dizer como irá ficar o sabor porque eu nunca fiz. Se você tiver oportunidade, indico fazer com tâmaras mesmo, mas caso contrário testa com outra fruta seca. Se fizer, me avisa como ficou 😉 Obrigado! Fico feliz em saber que tenha gostado das receitas e do site 😀 Abraços!

  5. Luíza says

    Que delícia de blog! E eu aqui achando que se alimentar bem era difícil! As receitas são fáceis e, na maioria das vezes, baratas. Seu texto é ótimo: simples e bem-humorado, as fotos são lindas, dá muita vontade de comer! Parabéns pelo trabalho e obrigada por dividir com o mundo suas aventuras pela cozinha! 🙂

    • André says

      Oi Luíza! Que bom que você gostou do blog, amei suas palavras 😀 Pois é, não é difícil e caro se alimentar bem, só às vezes hehehe. Obrigado e abraços!

  6. Sensacional, André! Você é fantástico, cara! Eu que não cozinho muito vou fazer essa hahahah, só deixa eu ir na zona cerealista buscar as castanhas e as tamaras e você vai ver. Um abração da VeganJá 🙂

    • André says

      Oi Jônatas! Que bom que você se sentiu inspirado pra fazer 😀 Me conta depois se gostou da receita 😉 Abraços!

  7. Paula Cortinovis says

    Parabéns pelo seu Blog, André.
    Estou sempre aqui visitando e aprendendo. Suas receitas são ótimas e muito bem explicadas.

    • André says

      Oi Paula! Obrigado querida. Bom saber que você acha minhas receitas bem explicadas, às vezes acho que enrolo muito pra explicar hahaha. Abraços!

    • André says

      Oi Djulyan! Espero que goste da receita. Fico feliz em saber que goste de blog 😀 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *