Café da manhã, Lanches, Receitas
comentários 34

Muffins de amêndoas com tangerina

Entre os meses de maio e agosto é comum encontrar em feirinhas e supermercados a tangerina. Fruta de aroma inconfundível e irresistível (né não!?) que encanta a maioria dos paladares. Seu sabor, em geral doce e refrescante, cai muito bem em receitas doces.

Há certa confusão sobre sua nomenclatura, você já deve ter visto ou ouvido falar que essa frutinha recebe outros nomes de acordo com a região do Brasil. Como bergamota, mexerica ou ponkan (poncã). Eu nunca entendia isso, não sei se eram diferentes mesmo ou só o nome mudava.

Para sanar essa dúvida dei um Google e descobri que a denominação “tangerina” se refere a um grupo de frutas cítricas com características semelhantes (li isso aqui). Dentro desse grupo temos a ponkan (poncã), que é fácil de descascar e tem gomos que se separam facilmente. E a bergamota ou mexerica (nesse caso a diferença é só o nome mesmo), que possui sabor e aroma mais forte.

tangerina, mexerica e bergamota

Resolvi aproveitar a época da safra e fazer um combinação que a tempo estava querendo experimentar: fruta cítrica com amêndoas. E vou te contar, que combinação ein. Não desperdicei nenhuma migalha hahaha. O sabor da tangerina combinado com um toque amendoado das amêndoas fica incrível. Se você não tiver suco de tangerina, pode muito bem substituir por suco de laranja, vai ficar tão bom quanto.

Com apenas 7 ingredientes e em menos de uma hora, sua casa já vai estar perfumada com o cheirinho desses muffins. Como utilizei ingredientes integrais (farinha de trigo e de aveia integral), os bolinhos ficam bem nutritivos. Uma ótima opção para o café da manhã ou lanchinho da tarde. E se acompanhados de uma xícara de chá ou de café nesse friozinho então nem se fala ❤

Ingredientes muffins

Usei duas fôrmas de silicone para assar os muffins, que por sinal quase queimaram por cima hahaha, mas ficaram bem assados por dentro. Se você faz bolos, muffins e cupcakes com frequência é um bom investimento comprar essas fôrmas. Gosto delas porque assim não preciso usar aquelas forminhas de papel, produzindo menos lixo desnecessário. Você também pode descartar essa ideia de bolinhos individuais e assar numa fôrma de bolo que tiver disponível em casa.

Muffins na fôrma de silicone

Muffins integrais.

Você vai precisar de…
Farinha de trigo integral – 1 xíc. = 170g
Farinha de aveia – 1/2 xíc. = 50g
Açúcar demerara – 1/2 xíc. = 105g
Amêndoas – 1/2 xíc. = 75g
Suco de tangerina integral – 1 xíc. = 250ml
Óleo vegetal (usei de girassol) – 1/4 xíc. = 60ml
Fermento químico – 1 colher de sopa

Como fazer….
1- Comece moendo as amêndoas em um liquidificador ou processador até virarem farinha. Não precisa ficar homogêneo, pode deixar alguns pedacinhos para dar textura aos muffins.
2- Transfira a farinha para um recipiente e adicione os ingredientes secos, com exceção do fermento, misture bem.
3- Acrescente aos poucos o suco de tangerina e o óleo aos ingredientes secos, misture até ficar homogêneo.
4- Adicione o fermento e misture delicadamente até incorporar na massa.
5- Despeja nas forminhas de muffins.
6- Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos, ou até que, ao enfiar um palito na massa, este saia seco.
7- Retire os muffins do forno e deixe-os esfriar na assadeira. Depois desinforme e sirva.

Essa receita rendeu 8 muffins.

Muffins de amêndoas com tangerina

bom apetite

  1. Alana says

    Está com uma cara ótima!! Será que é possível substituir a farinha de aveia por farinha de arroz? Ou então substituir metade da quantidade de farinha integral por ela? Uso sempre nas receitas e ela deixa os bolos fofinhos hehe. Obrigada!

    • André says

      Oi Alana! Eu nunca tentei com farinha de arroz, mas acredito que dê certo substituir a farinha de aveia por ela. Se fizer me avisa como ficou 😉 De nada e abraços!

  2. Juliana Gomes says

    Oi, André. Adoro seu blog. Fiz algumas substituições nessa receita. Não tinha amêndoas, então triturei nozes no lugar, mas achei que o sabor destacou muito. Talvez tenha que ser amêndoas mesmo rs. E não tinha tangerina o suficiente pra dar 1 xícara de suco. Completei com um limão e ficou bem azedinho. Mas ficou bem gostoso! Um beijo.

    • André says

      Oi Juliana! Fico feliz em saber que você gosta do meu blog 😀 Com as amêndoas o sabor não fica muito forte, fica bem equilibrado com o sabor da tangerina. Nunca tentei fazer com nozes, deve ficar bom também. O que importa é que você tenha gostado né hehehe, obrigado por compartilhar sua experiência 😉 Abraços!

  3. Emanuela says

    Olá, André!
    Gostaria de saber se posso substituir a farinha de trigo integral por outro tipo de farinha. Pois, tenho intolerância ao trigo e também ao açúcar derivado da cana de açúcar.
    Fiquei super fâ do seu blog e também insta Abraços.

  4. Maria Lucia says

    Olá. Estou vendo suas receitas e gostaria de saber se posso substituir a farinha de trigo integral por alguma outra. Estou fazendo evitando farinha de trigo, mas queria muito experimentar suas receitas.

  5. Zoe Baranek says

    André! Suas receitas são maravilhosas! Muito obrigada 🙂
    Sou vegana há quase 9 meses e me identifico com toda sua filosofia de sustentabilidade e alimentação. Já fiz a broa de milho, que foi um sucesso total na minha faculdade, a moqueca de banana da terra e o cookie de amendoim!

    Beijos!!

    • André says

      Oi Zoe! Uau, fico muito feliz em saber que você anda fazendo e gostado das minhas receitas 😀 De nada e abraços!

    • André says

      Oi Marina! Que bom que você gostou com suco de laranja. Abraços!

  6. Flora says

    Oi André! Como vc fez pra tirar o suco dos gomos da tangerina? Obrigada!

    • André says

      Oi Flora! Eu tirei o suco da tangerina como se fosse tirar suco da laranja. Cortei no meio e espremi cada metade, não descasquei e nem usei liquidificador. Assim os gomos ficam juntos, não se separam. Deu pra entender? hahaha Abraços!

  7. Mari says

    Nossa! Maravilhoso! Fiz hoje e nem tô acreditando o quão fofinho é esse muffin!!! Fiz com a sobra do leite de amêndoas, açúcar mascavo e suco de laranja! Divino!
    Obrigada por mais essa gracinha <3

    • André says

      Oi Mari! Bem lembrado, dá pra fazer com a sobra do leite de amêndoas. Deve ter ficado muito com o suco de laranja. Que bom que você gostou 😀 De nada e abraços!

      • Mari says

        É, faço leite de amêndoas toda semana quase! Aí sempre asso o que sobra em forno baixinho e depois passo no processador pra virar uma farinha fininha! 🙂 Usei essa farinha, não a sobra crua! Vou repetir já essa semana com tangerina, porque esses muffins desapareceram em segundos aqui em casa! hahaha

  8. tati says

    nossa, eu amei seu blog! muito obrigada por existir. um abraço.

    • André says

      Oi Adriana! Que bom que você gostou da receita 😀 Abraços!

  9. Gustavo Barreto says

    Amei a receita tanto quanto a divulgação. Parabéns.

    • André says

      Que bom que você gostou da receita e da divulgação 🙂 Obrigado e abraços!

  10. Camila Conzatti says

    Oi, parecem muito bons! Eu tenho farinha de amêndoas pronta aqui em casa. Acho que dá pra usar no lugar delas né? Abraços

    • André says

      Oi Camila! Sim, são muito bons. Você pode sim usar a farinha de amêndoas no lugar das amêndoas trituradas. Eu só não usei porque achei muito cara, ai optei pelas amêndoas inteiras. Indico você usar 1/3 de xícara de farinha de amêndoas, no lugar das inteiras. Abraços!

  11. Cibeli Faria says

    Ola André, posso trocar a farinha de trigo pela de arroz?
    Abraços!!!

    • André says

      Oi Cibeli! Não dá pra trocar a farinha de trigo pela de arroz. Como a farinha de arroz não tem glúten, você precisaria adicionar algum ingrediente que dê liga a massa, como farinha de linhaça ou polvilho doce. Mas ai eu não saberia te dizer a quantidade exata, pois não testei. Abraços!

  12. Yeda Soares says

    Adoro as suas receitas. Vou fazer esses muffins com certeza. Obrigada!!!

    • André says

      Oi Yeda! Que bom que você gosta das minhas receitas 😀 Espero que goste desses muffins. De nada. Abraços!

    • André says

      Oi Ana! E são mesmos, não duraram 24 horas aqui em casa hahaha. Abraços!

    • André says

      Oi Carol! É muito cheiroso mesmo esses muffins, perfumaram minha casa. Espero que você faça essa receita para sentir o cheirinho pessoalmente hehe 😉 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *