Café da manhã, Lanches, Receitas, Sem glúten
comentários 20

Waffles (sem glúten)

Alguns dias atrás publiquei aqui no blog uma receita simples de mistura de farinha sem glúten, para aqueles, que por questões de saúde não podem consumir essa proteína. Ou para quem, assim como eu, gosta de variar a alimentação e experimentar novos ingredientes.

Meu primeiro teste com essa mistura caseira foi de waffles com iogurte na massa. O resultado foi surpreendente, eles ficaram com uma textura muito boa. Crocante por fora, e macio e úmido por dentro, maravilhoso! Eu jurava que iria dar errado, tanto até que chamava aquilo de teste, mas não, ficaram bons de primeira.

Para deixar macio e úmido por dentro, utilizei o iogurte vegano da marca Vida Veg.  Os iogurtes são 100% vegetais, isso é, não tem lactose e nem colesterol. Um diferencial da marca que gosto bastante, além da diversidade de sabores, é que eles não utilizam soja nos produtos. Até que enfim uma opção vegana diferente no mercado.

Os iogurtes também são adoçados com stévia, para reduzir a quantidade de açúcar na fabricação. É muito gostoso, o de coco com morango é MARAVILHOSO! São oito sabores ao total, para essa receita utilizei o de arroz por ter um sabor mais neutro, mas pode ser utilizado de amêndoas ou de coco, também combinam perfeitamente com os waffles. Com apenas 5 ingredientes e em menos de 30 minutos você terá waffles incríveis para serem devorados no café da manhã ou no lanchinho da tarde.

Ingredientes

Massa com iogurte vegano

Por si só os waffles já são deliciosos, mas acompanhados de cobertura ficam ainda melhores. Servi os meus com um creme de biomassa de banana com chocolate, tipo musse (receita aqui), e morangos. Outras opções de coberturas que indico são: melado, calda de agave, geleia de fruta, pasta de amendoim, creme de avelã com cacau e iogurte vegano.

Waffles sem gúten com morango e biomassa de banana.

Você vai precisar de…
Mistura de farinha sem glúten (receita aqui – ver NOTA) – 1 xíc. e 1/2 = 225g
Iogurte de arroz, amêndoas ou coco Vida Veg – 1 xíc. = 250ml
Açúcar mascavo – 1/4 xíc. = 35g
Óleo de coco derretido (ou outro óleo vegetal) – 1/4 xíc = 60ml
Fermento – 1 colher de chá

Como fazer….
1- Em um recipiente coloque todos os ingredientes secos, misture até ficar homogêneo.
2- Adicione os ingredientes molhados e misture bem até incorporar. Se o óleo de coco estiver sólido, esquente por alguns segundos no micro-ondas ou em banho maria até derreter.
3- Preaqueça a máquina de waffles e unte com um pouco de óleo.
4- Despeja a massa e espalhe até cobrir o molde do aparelho. Feche a tampa e deixe assar até a massa ficar dourada.
5- Sirva imediatamente enquanto estão quentinhos com a cobertura desejada.

DICAS: Para manter os waffles aquecidos enquanto você estiver preparando os demais, armazene no forno preaquecido a 160ºC.

NOTA: Se você não quiser waffles sem glúten, é possível substituir a mistura de farinha sem glúten pela farinha de trigo – 1 xíc. de farinha de trigo branca e 1/2 xíc. de farinha de trigo integral.

Essa receita rendeu 5 waffles de 12 cm² cada.

Waffle com cobertura de chocolate e morango

bom apetite

Este é um publieditorial, porém o texto, as fotos e a receita, foram criados por mim.

  1. DOSHI says

    Ai as fotos me deram água na boca 👏👏👏😍 No meu caso, só não tenho essa máquina de waffle. Só dá pra fazer nela? Ou existe uma opção de frigideira hehehe? Obg, amo seu site 🙂 todas as receitas são lindas

    • André says

      Oi Doshi! Eu só tentei fazer na máquina de waffle, mas acho que dá certo fazer na frigideira bem quente untada com um pouco de óleo. Se fizer me avisa 😉 Fico feliz em saber que gosta do site 😀 Abraços!

  2. Alana says

    Hum!!! Vou tentar fazer! Você já testou fazer crepe com ingredientes saudáveis? Se um dia fizer, passa a receitinha aqui no blog! hehe

    • André says

      Oi Alana! Espero que goste 😉 Ainda não tentei fazer crepe, mas assim que fizer publico por aqui sim querida. Abraços!

  3. Aline Lara says

    OI André! pode substituir essa misturinha de farinha por uma unica farinha? Se sim, qual seria melhor?
    Obg!

    • André says

      Oi Aline! Para uma versão sem glúten só essa mistura mesmo dá certo. Agora se você não tiver problema com glúten, pode ser a farinha de trigo branca que dá certo também. De nada e abraços!

  4. Gabriela says

    Ola uma das formas que substituo o iogurte vegetal é fazer os leites vegetais mais grossos, com menos agua. Fica maravilhoso…pode bater tb e fazer chantilly vegano.
    😊😊😊😊😊

    • André says

      Oi Gabriela! Obrigado pela dica do leite 😉 Em breve devo fazer um post aqui no blog sobre o chantilly de leite de coco, fica muito bom né. Abraços!

  5. Maiara says

    Aqui não encontro iogurte vegetal também, mas usei a mesma medida de leite de coco caseiro bem grosso e deu super certo! Ficou uma delicia! Melhor receita de waffle sem glúten que já fiz! Obrigada!

    • André says

      Oi Maiara! Que pena que você não encontra por ai iogurte vegetal. Mas que bom que você conseguiu uma alternativa tão boa quanto 😀 Que bom que você gostou da receita. Abraços!

  6. Roberta says

    Oi André, tudo bom? Será que há alguma alternativa para o iogurte pra essa receita? Não encontro em lugar nenhum perto da minha casa. :/ Beijos e obrigada!

    • André says

      Oi Roberta! Tudo bem sim, e com você? Que pena que você não encontra esse iogurte ai por perto. Você pode trocar por leite de coco, a quantidade exata não sei te dizer ao certo, mas você pode ir adicionando aos poucos até a massa ficar na consistência da foto acima. Abraços!

  7. Andréa Kato says

    Olá, André!
    Eu amo esses iogurtes!
    Queria dar um recado aos seus leitores.
    A APAE tem uma linha de “comidinhas” para os usuários da Instituição (“Divina Dieta”), mas que também é aberta ao público em geral.
    No segmento “bebidinhas”, esses iogurtes são vendidos a R$ 7,00 (já vi por bem mais em lojas especializadas em alimentos saudáveis). Sempre que dá compro com eles pois, além de fazer a minha felicidade, ainda contribuo um tiquinho com a APAE (compro na unidade que fica na Rua Loefgreen).
    É isso.
    Obrigada pelo espaço.
    Ah! Não ganho nada com isso, só para constar! ;-)))

    • André says

      Oi Andréa! É muito bom esses iogurtes né. Muito obrigado pela dica querida, bom saber disso. Sim, já vi em lojas de produtos naturais por um preço mais elevado, está bem barato mesmo. Você sabe me dizer se em todas as unidades da APAE eles são vendidos? Ou só da rua Loefgreen?

    • André says

      Oi Cláudia! Nunca fiz com manteiga, não sei te dizer se dá certo 🙁

  8. Taise Mees says

    Olá, André!
    Parabéns pelo blog é muito inspirador e apaixonante a forma que vc transmite as receitas. Sucesso!! 😊

    • André says

      Oi Taise! Que bom que você gostou do blog, fico muito feliz 😀 Obrigado e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *