Post novo, Pratos principais, Sem glúten
comentários 23

Moqueca de banana-da-terra

Capixaba ou baiana? Eis a questão. Independente de onde tenha surgido, uma coisa é fato, a moqueca é brasileira! Acho essa iguaria a cara do Brasil, marcante, diversa e colorida. Por ter um imenso território a culinária brasileira varia muito, é o resultado de uma grande mistura de ingredientes e tradições adaptados ao clima de cada região. A moqueca capixaba não leva azeite de dendê, nem leite de coco e pimentão, já a baiana sim. Ela é tão importante para o país, em especial para o Espírito Santo, que se tornou patrimônio cultural imaterial.

Pesquisando mais sobre, descobri que o nome do prato vem da palavra indígena moquear, que em tupi significa assar em fogo lentamente. Interessante né! O modo tradicional de preparo é cozinhar em panela de barro. Como não tenho, fiz numa panela de inox mesmo, mas tá ai uma coisa que quero comprar em breve.

A moqueca tradicional é feita com frutos do mar, mas é possível fazer na versão vegetariana, com banana-da-terra, palmito, caju, cogumelos ou carne de jaca. Essa foi a primeira vez que fiz, e posso dizer que foi paixão à primeira mordida hahaha. Estou animado para fazer de palmito e de cogumelos, deve ser de lamber os beiços também.

Ingredientes da moqueca

Bananas da terra cortadas

Pode parecer um pouco estranho utilizar fruta numa receita salgada, se você curte um sabor agridoce vai amar. Caso não goste, pode substituir a banana por palmito, que tal? Mas indico você fazer com banana para experimentar, o sabor é surpreendente. Se você não encontrar banana-da-terra pode substituir por banana prata. Por que essas espécies em questão? Porque elas são mais indicadas para cozidos, por serem mais consistentes. Além de serem menos doces, perfeitas para pratos agridoce.

Moqueca de banana da terra vegana

Você vai precisar de…
Bananas-da-terra maduras (ou banana prata) – 4 unidades = 500g
Tomates – 2 unidades grande = 350g
Pimentão (verde, vermelho ou amarelo) – 1 unidade média = 60g
Cebola – 1 unidade grande = 130g
Leite de coco – 1 xíc. = 250ml
Azeite de dendê – 3 colheres de sopa
Limão – suco de 1/2 unidade
Coentro ou salsinha a gosto
Dentes de alho – 2 unidades
Sal – 1 colher de chá

Como fazer…
1- Descasque as bananas e corte cada uma no sentido longitudinal e ao meio. Tempere com suco de limão e sal, reserve.
2- Enquanto as bananas estiverem marinando prepare os demais ingredientes. Corte a cebola, o pimentão e os tomates (com ou sem casca) em cubinhos, pique os dentes de alho e o coentro ou a salsinha.
3- Em uma panela grande (ver NOTA) adicione o azeite de dendê. Refogue a cebola até murchar e ficar translúcida. Depois, adicione o alho e refogue até dourar.
4- Acrescente o pimentão e os tomates, refogue por alguns minutos.
5- Distribua as bananas enfileiradas na panela, formando uma camada. Por último, adicione o leite de coco. Baixe o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos até o caldo engrossar. Utilize uma tampa semiaberta para manter o sabor e o aroma.
6- Finalize adicionando o coentro ou a salsinha picada.

NOTA: Tradicionalmente a moqueca é feita em panela de barro para que seu cozimento seja lento, se você tiver uma é hora de usá-la. Caso não tenha, pode fazer com qualquer outra, de ferro, inox, pedra… basta reduzir o fogo para cozinhar lentamente.

Moqueca de banana com arroz integral

bom apetite

    • André says

      Oi Ediane! Que bom que você gostou da moqueca 😀 Espero que goste das outras receitas do blog também. Abraços!

  1. Michela Roberta says

    Oi, André, boa tarde.
    Estou encantada com este site, muito obrigada por compartilhar suas ideias e receitas.
    Fiz hoje a moqueca…menino, é divina!!! Deliciosa. Uma combinação de sabores ótima!
    Obrigada mais uma vez.

    • André says

      Oi Michela! Que bom gostou do blog, fico feliz 😀 É muito boa essa moqueca né, amo muito! Faço com frequência aqui em casa. De nada e abraços!

  2. Suely Tavares says

    Oi André, você e a pessoa que mais detalhou está receita. Muito bem explicada.Isso é muito bom pois, surgem várias dúvidas quando vamos fazer uma receita pela primeira vez.Obrigada.

    • André says

      Oi Suely! Fico feliz em saber que a receita está bem explicada 😀 Verdade, quando se está fazendo pela primeira vez podem surgir várias dúvidas. Espero que goste da receita. Abraços!

  3. Judite says

    Oi André! Já fiz ima moqueca com couve flor. Tambem fica uma delícia!
    Beijos

    • André says

      Oi Judite! Deve ficar bom também com couve flor, já vi uma receita mas nunca tentei. Vou fazer na próxima vez. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

  4. Jo Alex SG says

    Muito obrigado pela receita, fico muito contente em saber que a versão capixaba não leva nem dendê nem leite de coco , pois não gosto de nenhum dos dois! As sugestões para a versão vegetariana dadas por você são incríveis, por sinal. Só uma observação: a fritura em si não é saudável, eu aconselho fazê-la assada, uma alternativa que já soube ser feita por não vegetarianos também. Compartilharei seu link em um dos meus blog educativos!

    • André says

      Oi Jo! Sério que você não gosta der leite de coco e dendê, eu adoro! Que bom que você gostou das sugestões. Não tinha pensando em fazer assado, vou tentar na próxima vez. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

  5. Raquel says

    Oi André, tudo bem?
    Fiz com a banana mesmo.
    Foi um sucesso!
    Minha mãe que nem prova meus pratos veganos estava ansiosa para comer e amou. Todos gostaram. Pena que tinha uma feijoada com bichinhos mortos da minha tia concorrendo 🙁 Mas já foi uma vitoria.
    Acrescentei meia pimenta dedo de moça junto com a cebola. Também coloquei canela no leite de coco e de uma batida antes de por, ficou bom.
    Obrigada pelas receitas.
    Beijo

    • André says

      Uau, deve ter sido uma vitória mesmo. Fico feliz em saber que foi um sucesso a receita, é muito bom né com banana. Comprei mais um cacho essa semana pra fazer de novo hehehe. A pimenta dedo de moça e a canela deve dar um toque especial, vou tentar pôr na próxima vez que eu fizer. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

  6. Laura says

    oi André, parabéns pelo seu site, pela proposta e pelas fotos lindas. Tentei fazer a receita, mas em cima da hora percebi que não tinha leite de coco (e fiquei com pregui de ir até o supermercado). Troquei por creme de leite; e já que ia mudar um ingrediente importante, aproveitei e temperei a cebola com cominho e curry. Ficou uma espécie de gulash de banana com um quê indiano. Sabe que não ficou ruim? Então deixo a dica. Você me motiva a fazer coisas diferentes na cozinha (ou melhor, você me motiva a fazer coisas na cozinha :). Abç

    • André says

      Oi Laura! Obrigado querida, fico feliz em saber que tenha gostado do site 😀 Nossa, deve ter ficado bom mesmo com cominho e curry, amo esses temperos. Obrigado pela dica. Que bom que motivo você a fazer coisas diferentes na cozinha 😉 Abraços!

    • André says

      Uau, fico feliz em saber que tenha gostado das fotos 😀 Espero que goste da receita. Abraços!

    • André says

      Oi Bia! Que bom que você gostou querida 😀 Obrigado e abraços!

  7. Ana Paula says

    André querido, sou fã do seu blog , amei a receita é maravilhosa como todas as outras, vou testar com certeza.😃😃😃

    • André says

      Oi Ana! Fico feliz em saber que você gosta do blog 😀 Espero que goste dessa moqueca. Abraços!

  8. Raquel says

    Bom dia, André
    Parece deliciosa mesmo
    E eu amo o jeito que você escreve, não colocando apenas a receita de modo seco.
    Tenho uma pergunta.
    O cogumelo ou a carne de Jaca seriam ingredientes extras ou substituem a banana?
    Obrigada
    beijo

    • André says

      Oi Raquel! Ficou muito boa mesmo, eu adorei. Que bom que você gosta do jeito que eu escrevo, fico feliz 😀 O cogumelo ou a carne de jaca seriam ingredientes substitutos da banana, ai o prato não ficaria agridoce, ficaria salgado mesmo. De nada querida. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *