Entradas e acompanhamentos, Post novo, Pratos principais
comentários 11

Mini abóboras recheadas

Se você leu o último post, do antepasto de berinjela, já tá sabendo que na semana retrasada participei do evento Super Colheita promovido pela ISLA Sementes. Na Estação Experimental da empresa, em Viamão – RS, conheci toda a diversidade de sementes de hortaliças que eles comercializam. Além disso, tive a oportunidade de poder colher o que eu quisesse, sim o que eu quisesse na horta maravilhosa deles!!!

Em meio a tantas formas, cores, cheiros e texturas, o que mais me encantou, além da estufa cheia de tomates diferentes, foram as mini abóboras. Ô coisa mais linda! É sério! Elas são tão lindas e fotogênicas que eu não conseguia parar de tirar fotos hahaha.

Super Colheita.

Elas se chamam Abóboras Mini Jack, a ISLA comercializa as sementes dessa lindeza. Se você tiver uma horta, super indico plantá-las. Além de serem bem saborosas e nutritivas, servem de decoração hahaha. Eu demorei pra comer elas porque estavam decorando a mesa da cozinha aqui em casa. Quem me visitava nesse meio tempo se encantava com elas. É muita lindeza mesmo.

Abóboras mini jack

Decidi preparar as mini abóboras recheando-as com quinoa. A apresentação final ficou meio gourmet, meio chiquetoso. Mas é só fachada, não se engane. Isso porque o preparo é bem simples e leva ingredientes comuns. Para o recheio utilizei apenas quinoa, azeitonas, alho, óleo, sal, pimenta em pó e cebolinha.

Ah, mas muitos vão dizer que quinoa é caro. Infelizmente ela é sim, mas pra essa receita usei somente 1/4 de xícara, é bem pouquinho. Por sorte a quinoa rende bastante quando cozida, e as abóboras são bem pequenas hahaha. Não quer usar quinoa? Sem problema, você também pode rechear com lentilha, grão de bico, feijão (por quê não?), tofu ou cogumelos.

Ingredientes

Mini abóboras abertas

Mini abóboras no papel manteiga

Talvez você esteja se perguntando aonde encontrar essas mini abóboras pra comprar? Bom, eu já vi elas em feiras de rua aqui em São Paulo, e em supermercados grandes. Mas se você não encontrar pode utilizar a abóbora moranga no lugar. É claro que vai ser necessário preparar muito mais recheio e ter mais bocas pra comer, mas vai ficar tão gostoso quanto. Como moro sozinho, e cozinho só pra mim, as abóboras Mini Jack são perfeitas pra esse caso.

Mini abóbora recheada com quinoa

Abóboras com recheio

Você vai precisar de…

Abóboras Mini Jack – 4 unidades = 480g aprox.
Quinoa em grãos – 1/4 xícara = 60g aprox.
Azeitonas picadas sem caroço – 6 unidades
Dente de alho picado – 1 unidade
Óleo vegetal – o suficiente para dourar o alho
Sal, cebolinha e pimenta em pó a gosto

Como fazer…

1- Lave e seque bem as mini abóboras. Corte uma tampa na parte do caule e com uma colher pequena, retire as sementes.
2- Tempere o interior com sal e pimenta em pó. Feche as mini abóboras com a tampa e embrulhe-as com papel manteiga.
3- Transfira para uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200º por cerca de 30 minutos, ou até ficarem macias.
4- Enquanto as mini abóboras estão assando, prepare o recheio. Em uma panela cozinhe a quinoa com água e sal até ficar macia ou ao dente (depende do seu gosto).
5- Escorra a água e adicione as azeitonas e a cebolinha picada.
6- Em uma frigideira aqueça o óleo vegetal e doure o alho.
7- Transfira para a panela com a quinoa e misture até ficar homogêneo. Experimente e ajuste os temperos de acordo com o seu paladar.
8- Retire as mini abóboras do forno e desembrulhe-as. Recheie com a quinoa e leve de volta ao forno por cerca de 5 minutos sem o papel manteiga.
9- Retire do forno e sirva logo em seguida.

Abóbora cortada

bom apetite

  1. Elza Pizxol says

    Adorei as ideias e receitas vou fazer a compartilhar Gratidão à tds

    • André says

      Oi Elza! Fico feliz em saber que tenha gostado das receitas 😀 Abraços!

  2. Barbara Stange says

    Menino,
    Vc é a luz no fim do túnel! Por motivos de saúde tenho que fazer uma desintoxicação alimentar, uma dieta livre de glúten e lactose. Gosto de comida saudável e sou pescovegetariana, mas admito que estava me acomodando… suas receitas tem me inspirado e incentivado a crer que dá pra ser, sim, natureba com sabor!
    Muito grata!!!!
    Um grande abraço e muita luz e criatividade nesse trabalho maravilhoso!
    Barbara

    • André says

      Oi Barbara! Uau! Fico muito feliz em saber que minhas receitas tem te inspirado 😀 Estou torcendo para o sucesso da sua desintoxicação alimentar 😉 Obrigado pela mensagem inspiradora querida. De nada e abraços!

  3. Marli says

    Oi André, receitas maravilhosas!!! Continue postando. Estamos aqui para experimentar.

    • André says

      Oi Marli! Que bom que você gostou 😀 Pode deixar, continuarei postando hehehe. Abraços!

  4. André somente hoje vi seu blog. Como eu sou um pouco (bastante), xereta, vou muito a zona cerealista comprar (e xeretar),algumas coisas, já que o mercadão ficou com preços para turistas! Muito caro! A diferença chega a 70%!! Sempre compro quinoa e lá é bem mais barato! Dê essa dica! Tem muitas lojas por lá. Boa sorte!

    • André says

      Oi Zulmira! Verdade, o mercadão é muito caro, já a zona cerealista é bem mais barato. Sempre faço compras lá. Acho que já cheguei a dar essa dica aqui no blog, mas vou falar de novo. Abraços!

    • André says

      Sim, é muito lindo mesmo! E delicioso hehehe. Obrigado querida 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *