Receitas, Sobremesas
comentários 34

Um ano e um bolo pelado (ui que malcriado!) para comemorar

Bolo

Nesse final de semana, pra ser mais exato no dia 16, sábado, o blog completou 1 aninho de vida. O meu bebe tá virando mocinho, que orgulho hehehe. O que começou de forma despretensiosa e tímido, acabou crescendo e conquistando novos leitores.

A cada semana recebo e-mails, comentários nos posts, no Facebook e no Instagram de queridos leitores e leitoras elogiando o blog. Fico imensamente feliz e grato por todo o carinho de vocês. É muito motivador receber comentários assim, houve momentos no ano passado que pensei em desistir, mas foi graças a esses comentários que segui em frente. Vocês alimentam meu espírito ♥

Para comemorar essa data tão especial, dei uma repaginada no visual do blog como já devem ter notado. É bom mudar as coisas de vez em quando. A mudança também veio para organizar o blog e facilitar a navegação. Agora as receitas estão separadas por categoriais do tipo, prato principal, sobremesa e bebidas.

Criei também a página medidas, nela vocês vão saber quais utensílios medidores que eu uso nas receitas. Já a nova seção como…, não vai ter só receitas, mas também dicas de como comprar legumes, e como germinar grãos, por exemplo. Conteúdo é o que não falta para os próximos meses hehehe. Ah, e outra coisinha, se você ainda não conhece o manifesto do blog, corre lá pra dar uma olhada.

Toda a nova identidade do blog que vocês estão vendo foi criado por mim com muito amor e carinho. Quero saber sobre a opinião de vocês. Deixe uma mensagem nos comentários, por favor.

Bolo pedaço

Aniversário tem que ter bolo né!? Ainda mais de um blog de receitas hehehe. Esse post é super especial por dois motivos: primeiro, é um post comemorativo do aniversário do blog. E segundo, pasmem ou não pela coincidência, a receita desse bolo maravilho é a número 100!!!! É isso mesmo, já existem 100 receitas publicadas nesse pequeno espaço virtual. E depois tem gente que tem coragem de perguntar o que um vegano come.

Ah, só pra esclarecer, eu não sou vegano. Muitos acham que sim porque só publico receitas veganas, mas na verdade sou vegetariano. O que acontece é que eu só cozinho e dou preferência para receitas veganas, raramente consumo algo de origem animal. Porém, as vezes não tenho escolha quando estou fora de casa, ai consumo algo que contém leite ou ovo, por exemplo. Por isso não me considero vegano, e sim vegetariano.

Bom, chega de enrolação e vamos ao que interessa né, a receita! Já vou começar sendo bem sincero, ô coisa demorada pra fazer. Tão cedo não faço mais bolo hahaha. Mas vamos e convenhamos, bolo como esse é pra ser feito em momentos especiais e não pro dia a dia, então vamos dar um desconto. Ah, e no final vale a pena, ficou maravilhoso!

Todas as receitas que publico por aqui tem poucos ingredientes e são rápidas de fazer, mas esse bolo foi de longe a receita mais demorada que fiz na vida. Tive que separar a preparação em dois dias. No primeiro fiz os recheios de chocolate e de pasta de amendoim. Já no outro fiz a massa e montei ele.

Quis me aventurar na cozinha (como sempre rsrs) e fiz o tal naked cake, a nova modinha nas festas. Prefiro chamar ele pelo nome em português, bolo pelado, porque acho mais engraçado hahaha. A diferença entre o bolo tradicional e o bolo pelado é que ele não possui cobertura, assim o seu recheio fica visível na lateral, deixando-o mais irresistível.

O que eu fiz foi de chocolate com pasta de amendoim, ele não contém leite, manteiga e nem ovos, muitos acham que não dá pra fazer bolo sem esses ingredientes, mas eu discordo completamente. Ele tem sabor bem forte e marcante porque utilizei chocolate 70% cacau, uma delícia.

Vamos começar então a jornada pra preparar esse bolo. Vou te explicar passo a passo.

Ingredientes massa.

1 3 da massa.

Para a massa você vai precisar de…

Farinha de trigo branca – 4 xícaras e 1/2
Açúcar mascavo peneirado- 3 xícaras
Água morna – 2 xícaras
Óleo vegetal – 1 xícara e 1/3
Cacau em pó – 2/3 xícara
Fermento – 1 colher e 1/2 de sopa
Vinagre de maçã – 1 colher de sopa (opcional)
Essência ou extrato de baunilha – 2 colheres de chá (opcional)

Como fazer….

1- Em um recipiente grande adicione a farinha, o açúcar e o cacau em pó. Misture até ficar homogêneo.

2- Adicione a água, óleo, vinagre e a essência de baunilha. Misture até ficar homogêneo.

3- Divida a massa em três partes iguais. Se você não tem três formas de tamanho igual que nem eu, asse as camadas do bolo em etapas.  Uma coisa importante nessa parte, se for assar as camadas em etapas, adicione o fermento somente na hora que for assar o bolo.; Utilizei 1/2 colher de sopa de fermento para cada parte.

4- Unte a fôrma com azeite e polvilhe com cacau em pó. Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 30 minutos, ou até o palito de dente sair limpo ao espetar o centro da massa.

5- Retire a massa do forno e espere cerca de 10 minutos para esfriar e desinformar. Asse todas as camadas e espere esfriarem para rechear o bolo.

Ingredientes recheio chocolate.

Ingredientes na panela

Recheio pronto

Para o recheio/cobertura de chocolate você vai precisar de…

Leite de coco – 400ml
Chocolate 70% cacau picado- 160g
Açúcar mascavo – 2/3 xícara
Fécula de mandioca/polvilho doce – 6 colheres de sopa
Essência ou extrato de baunilha (opcional) – 1 colher de chá

Como fazer….

1- Em uma panela adicione todos os ingredientes, misture até toda a fécula diluir no leite.

2- Leve ao fogo baixo e mexa sem parar até o chocolate derreter e o recheio engrossar. Parece que ele não vai engrossar, mas tenha paciência, isso irá levar em média de 20 minutos. E cuidado para não queimar, por isso não pare de mexer.

3- Desligue o fogo e deixe esfriar. Quando estiver amornando mexa de vem em quando para não formar uma película por cima.

4- Depois, leve a geladeira e espere por no mínimo 4 horas para rechear o bolo.

 


 

Para o recheio de pasta de amendoim você vai precisar de…

Pasta de amendoim integral – 1 xícara (receita aqui)
Açúcar mascavo – 1/3 xícara

Como fazer….

Misture os ingredientes até ficar homogêneo. Leve a geladeira e espere por no mínimo 4 horas para rechear o bolo.

Nota: a pasta de amendoim eu fiz em casa, no próximo post te explico direitinho como fazer.

Bolo assado.

Como montar o bolo…

1- Com os recheios gelados e as três camadas do bolo em temperatura ambiente, comece a montar o bolo.

2- Coloque uma camada de massa sobre o prato de bolo. Se o topo do bolo ficou com uma elevação muito alta, corte com uma faca a superfície para nivelar.

3- Coloque no centro do bolo metade da quantidade do recheio de chocolate. Espalhe uma camada lisa e uniforme, levando o recheio até um pouco antes das bordas para não deixar escorrer pelas laterais quando o peso das camadas de bolo espremer o recheio (o meu aconteceu isso, faça o que eu digo e não faça o que eu faço hahaha).

4- Coloque uma camada de massa sobre o recheio e cubra ela com a pasta de amendoim da mesma forma que anteriormente.

5- Repita o procedimento colocando a última camada de massa e cobrindo ela com o creme de chocolate. Decore o bolo do jeito que preferir, utilizei amendoim moído no pilão e outras firulas pra ficar bonito pra foto.

Naked cake

Bolo pelado

Agora com licença porque tenho uma pia cheia de louças suja pra lavar. Até a próxima!

bom apetite

  1. Gabriele says

    Fiz o bolo. A massa ficou super pesada e tive que acrescentar mais água. Mesmo assim ficou pesado. Assei e quando provei vi que estava sem gosto e bem pesado. Sorte que no recheio de chocolate ficou todo o sabor. Juntei morangos e dobrei a receita do recheio de chocolate e não usei o de amendoim. Adoro suas receitas!

    • André says

      Oi Gabriele! Sério que ficou pesada e sem gosto a massa? Que pena. Ainda bem que o recheio salvou o bolo hahaha. Uau, deve ter ficado incrível com morango. Abraços!

  2. Gabi says

    Amei e vou fazer para meu aniversário no dia trinta e um de maio. Quando faço minha pasta de amendoim ela costuma ficar difícil de espalhar! Vai dar certo como recheio? Que chocolate tu usou? Não encontro em nenhum lugar 70% cacau 🙁
    Amei tudo.

  3. Raquel says

    Parabens, Andre, to adorando seu blog
    Eu fiz esse bolo ontem pro meu aniversário.
    Sou vegetariana desde novembro e aspirante a vegana tambem.
    Minha mãe ficou o tempo todo falando que não ia dar certo.
    Eu acabei colocando mais água do que voce recomendou, porque a massa não estava ficando nada liquida.
    Troquei o chocolate pelo seu creme de avela com cacau, e eu achei que ficou muito bom e combinou.
    Eu amei o bolo, mas nao sei se eu fz algo errado ou se é assim mesmo, mas eu achei que ele ficou úmido e pesado, e apesar de muito gostoso, ficou dificil de mastigar e engolir. É normal isso?
    No mais parabens novamente
    Grande beijo e continue com o site, vou roubar mais receitas 😉

    • André says

      Oi Raquel! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Uau, deve ter ficado ótimo com o creme de avelã com cacau, não tinha pensado em utilizar no bolo. Boa ideia! O bolo fica úmido, mas não pesado. Não sei o que pode ter acontecido, que estranho. Bom, pelo menos ficou gostoso né hehehe. Tenta fazer a massa da nega maluca na próxima então > http://temperoalternativo.com.br/2015/05/08/nega-maluca/ essa não tem erro. Roube mais receitas, por favor hehehe. Abraços querida!

  4. Marta de Carvalho says

    Oi, André! Fico imensamente feliz que você não tenha desistido. Conheci seu blog hoje à tarde e já peguei um monte de receitas (estou babando só de ler e olhar!). Algumas eu já vou fazer amanhã (não vejo a hora! Rsrsrs)

    Estou amando mesmo. Você dá todas as medidas, explica tudo direitinho e, nossa!, quanta coisa gostosa e superfácil de fazer!!!!

    Parabéns por esse trabalho maravilhoso, André e muitíssimo grata por existir! Abraços

    • André says

      Oi Marta! Que comentário maravilhoso o seu 😀 Fico muito feliz em saber que tenha gostado do blog e queira fazer várias receitas, espero que goste. Tento facilitar e explicar as receitas o máximo possível, às vezes consigo, às vezes não hahaha. Obrigado pelo comentário querida. Abraços!

  5. Parabéns pelo 1 ano do blog!! Que venha muito mais sucesso pela frente 😀
    Amei a receita, a do bolo é a que eu sempre uso, acho ótima porque é fácil e nunca dá errado. Amei os recheios, super fáceis de fazer e ingredientes que a gente sempre tem em casa <3

    Beijos!

    • André says

      Obrigado querida! Que bom que você gostou da receita. É verdade, é fácil e não dá errado. Os recheios são maravilhosos, também bem são fáceis. Abraços!

  6. Marcia says

    Parabéns pelo blog,cada receita de dar água na boca,irei testar algumas.
    Gostaria de saber se nesse bolo posso substituir a farinha branca por farinha integral ou farinha de arroz integral ou outras sem glúten.

    obrigada

    • André says

      Oi Marcia! Obrigado querida! Espero que goste das minhas receitas. Não indico você a substituir a farinha branca pela integral porque o bolo irá ficar mais pesado e denso, e não fofinho. Mas você pode substituir por uma mistura de farinha sem glúten vendido em casas de produtos naturais. Abraços!

  7. Amanda says

    Meu deus e esse bolooooo ??? aiii precisooo!! Delicia!
    Amando seu blog, também sou vegetariana aspirante a vegana hahaha =P
    Ótima iniciativa!!
    Beijos

    • André says

      Oi Amanda! O bolo é maravilhoso, espero que goste da receita 😉 Fico muito feliz em saber que esteja amando meu blog 😀 Somos dois então hehehe, aspirantes a veganos. Abraços!

  8. Felipe says

    Parabéns, menino! O site é demais! Adoro tudo aqui, principalmente as fotos. Casa comigo? hahahaha… brincadeira (ou não). Que venha mais e mais sucesso! ☺

    • André says

      Oi Felipe! Fico muito feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Hahahahaha. Obrigado e abraços!

  9. Paty says

    Parabéns André!
    Adorei a repaginada do blog, a receita do bolo (embora eu não tenha essa paciência toda aí não…) e sobretudo a possibilidade de comentar diretamente aqui agora. Te mandei e-mail uma vez porque não conseguia comentar direto no blog, devido ao fato de não ter um perfil específico e também de não gostar de me expor. Então fiquei muito contente com essa mudança!
    Você é uma lindeza e o blog um dos meus favoritos.
    Beijos do interior do Paraná! :*

    • André says

      Obrigado Paty! Fico muito feliz em saber que gostou da repaginada do blog 😀 Tem que ter paciência mesmo pra fazer esse bolo, acho que a minha se esgotou por um bom tempo hahaha. Que bom que gostou dessa nova forma de comentar aqui no blog, bom saber que a mudança foi pra melhor. Obrigado pelo comentário querida. Beijos e abraços!

  10. Luciane says

    NOSSAAAA!
    Que felicidade!!
    Enfim, já terei um bolo digno para meu aniversário!!! 😀
    André, você tem ideia de qual o rendimento? Isto é, serve quantas pessoas aproximadamente? Porque não pode faltar bolo, né?
    Obrigada por compartilhar! Mando notícias quando fizer.
    Beijocas veganos.

    • André says

      Oi Luciane! Que bom que você gostou 😀 É meio difícil responder essa sua pergunta, só meio perdido pra essas coisas de rendimento hahaha. Mas acredito que ele serve entre 6 a 8 pessoas tranquilamente. De nada querida. Beijos!

  11. ficou demais, e os seus textos são muito simpáticos! eu dou risada sozinha aqui lendo, haha. sobre o bolo, já que tou com uma pasta de amendoim pronta, acho que o maior trabalho seria esse de derreter o chocolate. confesso que essa é uma parte que me atormenta um pouco, outro dia até sonhei que estava fazendo um banho-maria e era super fácil. hahahah. sempre acho que desperdiça, tb ;P, mas nesse caso não parece.

    uma pergunta a parte, quando você puder: quando você diz nas receitas óleo vegetal, tem preferência por algum, pensando no sabor+saudabilidade? canola, será?

    muito obrigada e parabéns!!

    • André says

      Fico muito feliz em saber que você está gostando do blog 😀

      Acho que a parte mais fácil de fazer nessa receita é derreter o chocolate hahaha. Eu derreti ele com todos os ingredientes juntos na panela, nem precisa derreter em banho-maria e depois adicionar, coloquei tudo junto já. Ter pasta de amendoim pronta já facilita um pouco pra fazer o bolo.

      Sobre o óleo vegetal, sempre dou preferência para o girassol (para receitas salgadas) ou de coco (para receitas doces). Os de milho e soja geralmente são transgênicos, por isso que não uso. Já o de canola não é saudável e é transgênico também. Como nessa receita uso uma boa quantidade de óleo, usei de girassol pelo fato de ser mais barato que o de coco.

      Obrigado! Abraços.

  12. Paula Lumi says

    Parabéns, André! Gosto muito do seu blog e sempre estou lendo suas postagens, embora não comente. Suas fotografias e receitas são de encher os olhos! Muito sucesso!
    um abraço!

    • André says

      Oi Paula! Que honra receber seu comentário querida! Fico muito lisonjeado, e todo bobo é claro hahaha, de receber elogios seus. Suas fotos e receitas também são de encher os olhos e a boca né hehehe. Você é uma das minhas principais referências. Sucesso pra você também! Obrigado e abraços!

  13. Ana Paula Alves says

    André querido, o blog ficou maravilhoso, amo suas receitas
    Parabéns

    • André Fronza says

      Oi Ana! Que bom que você curtiu o novo visual 😀 Abraços querida!

    • André Fronza says

      Oi Aline! Obrigado querida. Fico muito feliz em saber que você ama meu blog 😀

  14. deb says

    Gente, que delícia, e que post sensacional, parabéns e obrigada por compartilhar <3

    • André Fronza says

      Oi Deb! Tava uma delícia mesmo o bolo hehehe. Que bom que gostou do post. Obrigado! De nada 😉

    • André Fronza says

      Oi Iara! Que bom que você gostou das fotos 😀 Obrigado!

  15. Suéllen says

    Parabéns pelo blog! Gosto demais de suas receitas.
    Essa parece ser mt boa. Vou tentar assim que tiver a oportunidade.
    Sabe se o leite de coco pode ser o caseiro ou deve ser o industrializado?
    Pergunto pq no sábado fui fazer o leite de coco “condensado” e tentei fazer com o leite caseiro, e deu super errado, daí por sorte eu tinha um industrializado no armário, e aí funcionou.

    • André Fronza says

      Oi Suéllen! Obrigado, fico feliz em saber que você gosta das minhas receitas 😀
      Ficou muito bom o bolo, recomendo você fazer assim que tiver tempo.
      Sobre o leite de coco, eu utilizei o caseiro, tem a receita aqui > http://temperoalternativo.com.br/2015/01/16/leites-vegetais-2/
      Mas testei essa receita com o leite industrializado e deu certo também. Eu indico o caseiro porque ele fresco é bem mais saboroso e natural, mas você pode utilizar qualquer um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *