Café da manhã, Lanches, Receitas
comentários 38

Panqueca de aveia

É comum eu acordar de manhã morrendo de fome, nessas horas não tenho paciência e muito menos vontade de preparar um café da manhã elaborado. Como essa refeição é a mais importante do dia não dá pra ficar comendo qualquer besteira, quer dizer, às vezes sim né hahaha, mas não sempre. Dias atrás criei uma panqueca doce de aveia que me surpreendeu, não só pelo sabor, mas pela leveza e macieza da massa. Foi amor a primeira mordida hahaha.

Além de ter ficado gostosa e nutritiva, ela é muito, mas muito fácil e rápido de fazer. Ótima opção pra fazer rapidinho no café da manhã antes de desmaiar de fome hahaha.  Eu vou fazendo e comendo ao mesmo tempo. Só são necessários cinco ingredientes simples pra fazer essa maravilha: aveia (em flocos ou farinha), farinha de linhaça, água, melado e fermento. Não leva açúcar e nem gordura, ponto positivo!

ingredientes

Pra fazer basta triturar todos os ingredientes no liquidificador, ou manualmente mesmo se estiver usando a farinha de aveia, assar em uma frigideira e pronto! Café da manhã simples, barato, gostoso e nutritivo. Servi minhas panquecas acompanhadas de melado, banana picada e nozes. Mas você pode servir acompanhada com o que quiser, como calda de agave, geleia, nozes, castanhas, frutas frescas, ou simplesmente comer puras.

Panqueca de aveia

Panqueca cortada

MACIA
ÚMIDA
SEM AÇÚCAR
SEM GORDURA

INGREDIENTES:
1 xíc. de aveia em flocos (ou farinha de aveia)
1 xíc. de água
2 colheres de sopa de melado (ou açúcar demerara ou mascavo)
1 colher de sopa de farinha de linhaça
1 colher de chá de fermento

COMO FAZER:
1- Coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento, e bata até ficar homogêneo. Se você estiver usando farinha de aveia, pode misturar todos os ingredientes manualmente, sem o uso do liquidificador;
2- Acrescente o fermento por último e misture delicadamente;
3- Aqueça um frigideira antiaderente em fogo baixo, ou uma frigideira comum com um fio de azeite para não grudar. Espalhe um pouco da massa e tampe a frigideira para abafar e já ir assando o outro lado;
4- Verifique se está bem assada e vire para assar o outro lado até dourar. Tampe novamente para abafar;
5- Repita o processo até terminar a massa. Sirva pura ou acompanhada do que preferir.

NOTA: Essa receita rendeu 5 panquecas de 10 cm de diâmetro cada.

BOM APETITE!

  1. Luciana says

    Olá!
    Eu e meu marido acabamos de experimentar a sua deliciosa receita.
    Deu tudo certinho e ficou maravilhosa! Uma receita simples, leve e bem barata, também. Obrigada por compartilhar, André.
    …E vamos seguindo juntos em busca de uma alimentação mais simples e mais natural!

    • André says

      Oi Luciana! Fico feliz em saber que vocês gostaram da receita 😀 De nada querida 😉 Abraços!

  2. Diego Ponciano says

    Primeira receita de panqueca vegana que faço e dá certinho, troquei o melado por sal pq queria salgada, e ficou muito gostosa.
    Uma dúvida, alguns desses ingredientes tem glúten? Não sou celíaco, mas minha mulher tem hipotireoidismo e prefere evitar.

    • André says

      Oi Diego! Que bom que deu certo e você gostou 😀 Naturalmente a aveia não tem glúten, mas a maioria das marcas que comercializam processam a aveia em máquinas que também processam alimentos com glúten. Então é comum ter contaminação cruzada. Para uma versão sem glúten sugiro você comprar aveia certificada sem glúten em lojas de produtos naturais. Abraços!

  3. Maria Mercedes Freixa Alvarez says

    Olá,

    FELIZ 2017!
    Já registrei esse mesmo comentário no ano de 2016.
    Estou iniciando a mudar hábitos alimentares e arquivo de receitas, afinal com 64 anos, terei que aprender tudo de novo…rsrs
    Agora mesmo, tentei imprimir uma receita de biscoitos e acabei cancelando a impressão, estava na pagina 14/17, muitas imagens e minha tinta já foi embora com algumas outras que imprimi…gasta muito. Tem alguma forma de copiar somente a receita sem imagens.
    Geralmente quando selecionamos forma de imprimir, automaticamente ela simplifica e somente fica a receita escrita. Desde já agradeço.

    • André says

      Oi Maria! Feliz 2017 para você também! Fico feliz em saber que esteja gostando das receitas. No final de cada post, ao lado dos ícones das redes sociais, tem um retângulo escrito “mais”. Ao clicar nele você verá a opção imprimir. Tenta clicar nele para imprimir a receita. Se você não conseguir me avisa que dou um jeito 😉 Abraços!

  4. Ananda Ribeiro says

    Acabei de fazer essas panquecas! Nossa, que delícia!!! Fiz com metade da receita porque achei muito para mim, mas deram certo e ficaram deliciosas! É a segunda receita que faço daqui e é um dos meus sites favoritos! Muito obrigada e parabéns!!!

    • André says

      Oi Ananda! Que bom que você gostou da receita, fico muito feliz 😀 De nada e abraços!

  5. André, que máximo o seu blog!
    Estou fazendo a transição para uma alimentação vegana e com zero gorduras, por ideologia e por saúde.
    Foi uma alegria te achar!
    Já vou experimentar essa receita de panqueca de aveia!
    Abraço!

    • André says

      Oi Micheline! Que bom que você gostou do blog 😀 Espero que minhas receitas te ajude nessa transição 😉 Abraços!

  6. Fabiana Cesquim says

    Oi André, estou amando o Tempero Alternativo, parabéns pelo excelente conteúdo! Hoje fiz as Panquecas de Aveia, deu super certo, obrigada por compartilhar este conhecimento. Além de a receita ser super prática e saudável, ainda dá bastante saciedade – tudo de bom! Fiz uma fotinho pra vc ver como ficaram, mas não consegui postar aqui, vou colocar na sua página do face.

    • André says

      Oi Fabiana! Uau, fico feliz em saber que você está gostando do blog 😀 É muito boa essa receita né, eu nem acredito que foi eu que criei hahaha. Isso coloca lá a foto, estou curioso para ver 😉 Abraços!

    • André says

      Oi Fernanda! Pode sim usar mel. Quem bom que você gostou do blog 😀 Abraços!

    • André says

      Oi Victor! Uau, que bom que você gostou, fico feliz 😀 Abraços!

  7. Flávia says

    André, adorei a receita. Já fiz substituindo a linhaça por psyllium em pó, ficou um pouco mais mole pra virar, mas funcionou. Também já fiz misturando a aveia em flocos com quinoa em flocos, pra ficar mais nutritivo ainda, e deu super certo.

    • André says

      Oi Flávia! Uau, obrigado pelas dicas querida. Vou tentar fazer na próxima vez substituindo a linhaça por psyllium em pó. Abraços!

  8. Denise Pereira dos Santos says

    Acabei de fazer aqui em casa… ficou uma delicia!!!!
    André, muito Obrigada!

    • André says

      Oi Denise! Que bom que você gostou da receita 😀 De nada, abraços!

    • André says

      Oi Gena! O fermento serve pra fazer a massa crescer e ficar mais areada e leve.

  9. Henrique says

    André, parabéns pelo seu site
    Já fiz várias receitas, todas muito boas, muito bem explicado, vegans e bastante divertido 🙂
    Obrigado por compartilhar conosco
    Tá de parabéns
    Pf continue 🙂

    • André says

      Oi Henrique! Obrigado pelo comentário, fico muito feliz em saber que tenha gostado do blog. Continuarei sem dúvida 😉 Abraços!

  10. Juliana Bartholomei says

    Fiz essas danadas hoje! Adorei!! Primeira vez que acho uma receita de panquecas veganas prática que combine comigo.

    Abraços

    • André says

      Oi Juliana! Que bom que você gostou da receita 😀 Abraços querida!

  11. Cinthia says

    Oi Andre, sou nova aqui…descobri teu blog esses dias e queria te parabenizar por ele…já fiz duas receitas tuas e amei… praticas e veganinhas…. 🙂
    Continue publicando…:)

    • André says

      Oi Cinthia! Fico feliz em saber que tenha gostado das minhas receitas, espero que goste das outras. Continuarei sim, pode deixar hehe 😉 Abraços!

  12. Ana says

    Oi oi….tenho uma pergunta. Ainda não as fiz pq não tenho farinha de linhaça, sera que da pra substituir por outra farinha? Tipo a de trigo normal mesmo ou completa?

    Brigada!

    • André says

      Oi Ana! Sim, dá pra substituir pela farinha de trigo normal. A função da farinha de linhaça é dar liga para a massa. A farinha de trigo também dá liga por causa do glúten, então pode utilizar sem problema. De nada querida. Abraços!

  13. ilana says

    Você me salvou, voltei de um dia muito cansativo de voos atrasados e fiz na mesma hora que vi, à meia-noite hahaha. Comi com um tahine de gergelim torrado (conhece? é dos deuses), agave e uns cranberry-passa que tinha aqui. Agradeço eternamente.

    ps: tenho essa mesma dúvida por terem ficado mais moles por dentro, tipo mingau. Mas o gosto assim mesmo é muito bom! Pensei então que por ser aveia e linhaça, não faria mal comer mesmo se estivesse crua? Ou será que por ter fermento sim? Enfim, obrigada mais uma vez.

    • Oi Ilana! Que bom que você gostou. Nunca comi tahine de gergelim torrado, deve ser dos deuses mesmo, fiquei com vontade de comer agora hahaha. Deve ter ficado maravilhoso essa combinação de panquecas, tahine, agave e cranberry.

      Não tem problema se ficaram mais moles por dentro, as minhas panquecas também ficaram um pouco. Não faz mal comer aveia e linhaça um pouco cruas, mesmo com o fermento. De nada e abraços!

      • :)) queria só agradecer! vim aqui reencontrar a receita e vi que ficou no ar meu agradecimento.. muito obrigada e parabéns pelo site novo André!!

  14. Filipa Silva says

    Olá 🙂 Tenho gostado bastante das suas receitas e as fotografias são lindas! Parabens!
    Mas esta não me correu nada bem… Ficaram cruas por dentro, e deixei-as bastante tempo ao lume! :/ Eu usei flocos de aveia, mas triturei-os um pouco antes de juntar os outro ingredientes. será que funciona melhor com farinha de aveia? obrigada!

    • Oi Filipa! Fico feliz em saber que você está gostando das receitas e fotos 😉 Que pena que ficaram cruas por dentro, não sei bem o porque ficaram assim já que você deixou bastante tempo assando. Qual foi a espessura das panquecas que você fez? Talvez seja porque elas eram grossas demais, ou talvez a massa tinha muita água. Pode ser que funciona melhor com a farinha da aveia. De nada!

      • Filipa Silva says

        Obrigada. Nao estavam grossas, vou tentar com menos água! Mas estavam boas de sabor 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *