Entradas e acompanhamentos, Pratos principais, Receitas, Sem glúten
comentários 10

Escondidinho de shimeji

Desde que me mudei pra São Paulo comecei a comer muito mais cogumelos do que nunca. Por aqui eles são bem mais baratos, abundantes e acessíveis. Vou com frequência ao bairro Liberdade atrás dessas delícias que tanto me encanta. Por lá é possível encontrar em praticamente todas as lojinhas, e com preços que agradam o bolso de qualquer um.

Os meus preferidos são o shimeji e o champignon. Frequentemente consumo eles refogados com cebola ou alho-poró, e adicionados de ervas frescas como cebolinha e salsinha. Mas dessa vez quis fazer algo diferente, um pouco mais elaborado, mas sem perder a simplicidade e a praticidade. E voilà! Eis que surge um escondidinho de shimeji magnífico.

Ingredientes

Tradicionalmente o escondidinho é feito com mandioca, também chamada de aipim ou macaxeira dependendo da região do Brasil. Como eu não tinha em casa acabei utilizando o cará, tubérculo rico em vitaminas do complexo B. É possível fazer o escondidinho com mandioca, cará, inhame, e até com batata, fique a vontade para escolher qual tubérculo quiser utilizar.

O preparo é sempre o mesmo, cozinhar ele na água com sal até ficar macio e depois amassar pra virar um purê. Para o recheio do escondidinho só refoguei cebola picada e adicionei o shimeji e o shoyu. Bem simples, rápido e saboroso.

Shimeji com shoyu

Escondidinho

Esse escondidinho pode muito bem ser o prato principal do almoço ou do jantar. É leve, sem glúten e rico em carboidratos e proteínas. Com purê cremoso e recheio suculento, é de dar água na boca. Isso sem contar da casquinha crocante que fica por cima depois de assado, é irresistível!

Escondidinho de shimeji...

Pedaço escondidinho

FÁCIL
SABOROSO
SEM GLÚTEN

INGREDIENTES:
2 carás grande (ou mandioca/aipim/macaxeira)
200g de shimeji (branco ou preto)
1 cebola média picada
1 colher de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de shoyu
Sal a gosto

COMO FAZER:
1- Descasque o cará (ou a mandioca) e corte em pedaços pequenos. Leve ao fogo alto numa panela com água e um pouco de sal. Cozinhe até ficar macio;
2- Enquanto o cará estiver cozinhando, prepare o shimeji. Lave bem os cogumelos em água corrente. Com as mãos separe-os em pedaços menores, reserve;
3- Aqueça o óleo vegetal em uma panela e adicione a cebola picada, refogue até ficar translúcida;
4- Adicione o shimeji, o shoyu e misture tudo. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, mexendo de vez em quando;
5- Quando o cará estiver cozido, retire da água e amasse com um garfo até virar purê, ou passe por um espremedor. Caso o purê esteja muito seco, adicione um pouco da água do cozimento. Experimente e adicione mais sal se necessário;
6- Transfira metade do purê para uma assadeira (utilizei uma retangular de 24 x 13 cm) e forre o fundo. Cubra com o refogado de shimeji, e por último, adicione outra camada de purê com o que sobrou;
7- Leve ao forno preaquecido a 200º C por cerca de 25 minutos, ou ficar dourado por cima.

DICA: Você pode acrescentar ervas a gosto no purê para ficar mais saboroso e cheiroso, como orégano, alecrim e tomilho, por exemplo.

BOM APETITE!

  1. Bruna Marques says

    Boa noite, gostaria de saber se é possível congelar essa receita é quanto tempo ela dura congelada? Obrigada 🙂

    • André says

      Oi Bruna! Eu nunca congelei esse escondidinho, mas acho que não vai ficar bom. Depois de descongelado creio que vai ficar bem úmido e empapado. Mas se congelar me avisa se deu certo 😉 Abraços!

    • André says

      Oi Maria! Sim, o shimeji pode ser congelado sem problema. É provável que ao descongelar ele irá soltar bastante água, mas isso é normal. Abraços!

  2. Thalita says

    Fiz ontem uma versão com batata-baroa. Foi super simples de fazer e ficou delicioso!
    Obrigada pelas dicas (:

    • André says

      Oi Thalita! Uau, deve ter ficado ótimo com batata-baroa. Vou fazer na próxima vez. De nada querida! Abraços.

  3. Adorei essa receita e sempre busco coisas diferentes para fazer com shimeji, sair daquela vibe japonesa! E eu já pensei nesse escondidinho com um queijo vegano da super bom raladinho no topo

    • Oi Katharina! Que bom que você gostou da receita! 😀 Ah sim, eu já tava começando a ficar enjoado dessa vibe japonesa, por isso quis mudar. Eu pensei também no queijo vegano da Super Bom por cima hahaha, mas eu não tinha em casa 😛 Abraços!

  4. Juliana Castro says

    Oi André. Tudo bem? Tenho acompanhado as tuas receitas e tenho adorado! Gosto muito de fazer escondidinho e esse de shimeji parece realmente delicioso. Vou fazer no fim de semana. Obrigada por mais esta delícia!

    • Oi Juliana! Tudo bem sim, e com você? Fico feliz em saber que esteja acompanhando e gostando. Esse escondidinho de shimeji ficou muito delicioso mesmo, espero que goste 😉 De nada e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *