Café da manhã, Lanches, Receitas
comentários 29

Barra de cereal

Faz um tempão que não postei mais nada por aqui, minha vida tem sido bastante corrida desde que me mudei para São Paulo. Fazer trabalhos da faculdade, estudar para provas, correr atrás de emprego, entrevistas, projetos freelancer, ajustar minha nova moradia, enfim, corrido mesmo. Mas hoje tive tempo para postar essa barra de cereal que fiz semana retrasada. Sim, semana retrasada!!! Pra ver como estou ocupado ultimamente.

Barras de cereal geralmente são sinônimo de lanche prático, saudável e nutritivo. Mas nem sempre é assim se estamos falando de barras de cereal industrializadas, poucas são as marcas que oferecem barrinhas realmente naturais e nutritivas. A maioria das opções no mercado possuem grandes quantidades de açúcar, chocolate e gordura hidrogenada, definitivamente nada saudável. Solução para isso? Faça sua própria barrinha em casa!

Ingredientes

Mistura

Essa é mais uma receita fácil, rápida e que leva poucos ingredientes. Não existe desculpa para não fazer, e o mais legal de tudo é que essa receita é completamente customizável, você pode utilizar a combinação de oleaginosas que preferir. Eu usei uma mistura de macadâmia, amêndoas e amendoim. Essa receita é boa de fazer utilizando todos os restinhos de oleaginosas que tiver em casa.

Para dar liga aos ingredientes utilizei banana amassada, e para adoçar, melado. Outro ingrediente utilizado, que é opcional, foi o cacau em pó. Nesta receita a barrinha contém glúten porque leva aveia em flocos, mas você pode substituir por quinoa ou amaranto em flocos para uma versão sem essa proteína.

Barra de cereal

Barrinha

INTEGRAL
ENERGÉTICA
SEM AÇÚCAR
RICA EM NUTRIENTES

INGREDIENTES:
1 xíc. de aveia em flocos
2 xíc. de oleaginosas de sua preferência (usei macadâmia, nozes e amendoim)
1/2 xíc. de banana amassada (usei 2 bananas pequenas)
1/4 xíc. de melado
2 colheres de sopa de cacau em pó (opcional)

COMO FAZER:
1- Comece preaquecendo o forno a 180 ºC;
2- Coloque a aveia em flocos, as oleaginosas e o cacau em pó no processador. Triture tudo até quebrar as oleaginosas em pedaços pequenos;
3- Transfira a mistura para uma tigela e adicione o melado e a banana amassada. Misture tudo até ficar homogêneo;
4- Espalhe a mistura sobre uma fôrma (utilizei uma de 26cm x 16cm) apertando com a mão ou com uma espátula. Forme uma camada de espessura uniforme;
5- Leve ao forno por cerca de 30 minutos a 180 °C;
6- Retire do forno e espere esfriar para cortar as barrinhas em tamanhos iguais.

DICA: Conserve as barrinhas de cereal na geladeira, elas irão durar por mais tempo.

BOM APETITE!

  1. soe motta says

    hummmm, parece muito bom! vou fazer.se fizer com frutas desidratadas, a validade é maior? abraço e obrigada pelas dicas

    • André says

      Oi Soe! Espero que você goste 😉 Acredito que a validade seja maior mesmo, mas não tenho certeza. De nada e abraços!

  2. Rafaela Vetter says

    Finalmente um site com receitas que dão certo! Estava cansada de perder ingredientes!
    Parabéns pela iniciativa!

    • André says

      Oi Rafaela! Que bom que você gostou do blog e das receitas, fico muito feliz 😀 Abraços!

  3. Maria Fernanda says

    Oi! Acabei de conhecer o site e estou simplesmente APAIXONADA! Já coloquei nos favoritos e vou entrar aqui sempre e ver tudoooo
    Muito bom!

    • André says

      Oi Maria! Fico muito feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Abraços!

  4. Luciana Yuen says

    Oi, André! Como tem receita legal e saudável no seu blog! Ainda não fiz nenhuma, mas parecem tão fáceis e gostosos que vou começar a experimentar! Abraços

    • André says

      Oi Luciana! Que bom que você gostou do blog, fico feliz em saber 😀 Espero que goste das receitas. Abraços!

  5. Oi André!
    Conheci seu site essa semana e já estou apaixonada!
    Qual é a validade dessas barrinhas?
    E queria pedir também que você incluísse o rendimento nas receitas, pra dar mais noção aos leitores.

    Obrigada e beijo

    • André says

      Oi Jessica! Que bom que você gostou do blog, fico feliz 😀 Se você armazenar em um recipiente fechado na geladeira elas duram em média 2 semanas. Sim, já estou colocando o rendimento médio de cada receita nos novos posts, como esse é meio antigo não tem. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

  6. Mari says

    Oi André!
    Acabei de achar seu blog procurando alguma coisa aleatória no google… hahaha
    Parabéns, cara! As receitas e as fotos são maravilhosas! Tô há um tempão aqui lendo 🙂
    Com relação a aveia, só uma adendo: aveia é naturalmente livre de glúten, mas como é normalmente plantada/processada no mesmo local que trigo, centeio ou cevada, ela não é considerada gluten-free… Em todo caso, há marcas que possuem aveia que não foi plantada em sistema rotacional com trigo, centeio e cevada e nem é processada no mesmo lugar.. e aí elas tem certificado “sem glúten”, mas normalmente são marcas mais nichadas e caras!
    Beijos!

    • André says

      Oi Mari! Fico feliz em saber que você gostou do blog 😀 Sim, tô ligado que a aveia é naturalmente sem glúten, mas como a maioria das marcas processam ela em equipamentos contaminados com o glúten ela acaba contendo. Já vi marcas que vendem sem glúten, mas são muito caras mesmo, não é a realidade de muitas pessoas aqui no Brasil. Abraços querida!

  7. Deise says

    Olá, eu não tenho melado, dá pra derreter açucar mascavo? Ou será que dá trocar por outra coisa? Mel talvez?

    Obrigada…

    • André says

      Oi Deise! Dá sim pra derreter o açúcar mascavo e transformá-lo em melado. Basta colocar numa panela em fogo baixo e ir mexendo sem parar. É bom colocar um pouquinho de água pra não ter perigo de queimar. Ai é só usar normal na receita. De nada e abraços!

  8. Mariana Mello says

    Olá André!
    Poderia me dizer quanto tempo mais ou menos as barrinhas duram?
    Muito obrigada!!

    • Oi Mariana! Se você armazenar num recipiente fechado na geladeira elas duram em média 2 semanas, as vezes até mais tempo. De nada! Abraços!

      • Mariana Mello says

        super obrigada!!
        logo vou testar essa, parece òòòòtima!
        🙂

  9. Kênia Alves says

    Fiz hoje, ficou uma delícia. A casa inteira ficou maravilhosamente cheirosa na hora que estava no forno. Obrigada pela receita!

    • Oi Kênia! Que bom que você gostou. É muito bom né a casa ficar cheirosa quando está assando algo, é uma delícia. De nada querida, abraços!

  10. geSSe says

    Cara, você é muito bom. Gosto demais do visual do seu site, das fotos, de tudo. E o principal, as receitas, são todas feras. Espero que você não desanime e não deixe de nos presentear com posts novos, já que agora está aqui, em sampa, cidade que costuma nos roubar todo o tempo para fazer o que gostamos hehe. Força e mais uma vez, obrigado.

    • Oi geSSe! Fico feliz em saber que você gosta do visual do meu blog e das receitas 😀 Espero não desanimar, a quantidade de receitas publicadas por semana vão diminuir, ou melhor, já diminuiu hahaha. Mas espero não parar não. Obrigado pela força e abraços!

  11. Suéllen says

    Gostei bastante da receita, a diferença da que faço é que não ponho banana mas reduzo o melado antes de fazer a mistura, e ponho frutas desidratadas. Essa sai sem problemas da forma?

    • Oi Suéllen! Quem bom que você gostou da receita, sim sai sem problemas da fôrma. Utilizei uma travessa de vidro na realidade, mas se você acha vai grudar na fôrma unta com um pouquinho de óleo vegetal. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *