Receitas, Sem glúten, Sobremesas
comentários 20

Torta sorvete de morango

Quem nunca comeu sorvete no inverno que atire a primeira pedra! Essa maravilha cai bem em qualquer época do ano, é óbvio que no verão o consumo é mais frequente, mas quem disse que não pode comer no inverno também!? Dizem que tomar sorvete no inverno faz mal, que da gripe e dor de garganta, mas isso não passa de um mito. Então partiu aproveitar a época do morango que está apenas começando e fazer essa torta supimpa que derrete na boca.

Essa receita é bem diferente das tortas de sorvete, mas não se intimide em fazer, garanto que você não irá se arrepender. Para começar essa é uma receita crua, ou seja, em nenhum momento será necessário levar algo para o forno ou fogão. Assim, todos os nutrientes dos ingredientes são mantidos integralmente.

Ingredientes

Todos os ingredientes que usei são naturais e fáceis de encontrar. Para a crosta da torta usei apenas oleaginosas combinadas com tâmaras para dar liga e deixar a crosta docinha sem usar açúcar. Fique à vontade para usar qual oleaginosa que preferir, usei uma mistura de amêndoas, nozes e castanha de caju. Eu sei que as oleaginosas não são lá muito baratas, mas se o problema for o preço, utilize amendoim para a crosta. Assim a torta fica mais barata sem deixar de ser gostosa.

Massa crua de oleaginosas

Para o recheio usei leite de coco caseiro, óleo de coco, morangos e açúcar cristal. Tudo batido no liquidificador sem muito trabalho. Ficou tão bom que deu vontade de beber toda a cobertura direto do liquidificador hahaha.

O óleo de coco é um ingrediente importante para deixar a torta mais gostosa, você pode encontrar facilmente em lojas de produtos naturais. Ele vai deixar a textura da torta mais aveludada. Não cheguei a testar com outro óleo vegetal, então não sei se fica tão bom.

Massa e cobertura

Torta gelada de morango

Depois de colocar a cobertura basta levar a torta para o congelador e esperar 4 horas, ou mais, até congelar por inteiro. Confesso que esperar é a parte mais difícil hahaha. Retire do congelador pelo menos 10 minutos antes de servir, assim fica mais fácil de cortar.

Essa torta é docinha, naturalmente sem glúten e lactose, vegana, crua, refrescante e muito, mas muito gostosa mesmo. Foi o maior sucesso aqui em casa. Se agora que estamos no inverno acabou num piscar de olhos, imagina no verão.

Torta

Pedaço de torta

Você vai precisar…

para a crosta:
2 xícaras de oleaginosas a gosto (usei uma mistura de amêndoas, nozes e castanha de caju)
20 tâmaras sem caroço

para a cobertura:
3 xícaras de morangos (usei 1 1/2 bandeja)
1 litro de leite de coco (fiz em casa, receita aqui)
1/2 xícara de óleo de coco derretido
1/2 xícara de açúcar cristal (ou demerara)

Como fazer…
1- Comece preparando a crosta colocando as tâmaras de molho em água morna por cerca de 15 minutos.
2- Coloque as oleaginosas em um processador e triture bem até obter pedaços pequenos. Se necessário, desligue o processador de vez em quando e raspe a lateral com uma colher.
3- Escorra a água das tâmaras e coloque no processador junto com as oleaginosas. Triture bem até obter uma farofa grossa e pegajosa.
4- Transfira a mistura para uma fôrma (usei uma de 23 cm de diâmetro com fundo falso). Cubra todo o fundo e um pouco das laterais pressionando a mistura com as pontas dos dedos. Certifique-se que esteja bem vedado a lateral com a crosta para não escorrer a cobertura, caso esteja usando uma fôrma com fundo falso.
5- Reserve a crosta e prepare a cobertura. Em um liquidificador adicione todos os ingredientes. Bata bem até ficar homogêneo.
6- Transfira a mistura para a fôrma e leve ao congelador por no mínimo 4 horas, ou até congelar por inteiro.
7- Retire do congelador pelo menos 10 minutos antes de servir. Conserve no freezer.

Torta congelada

Salvar

  1. Mariana says

    Oi André, você acha que vale a pena adicionar biomassa de banana verde ao recheio pra torná-lo mais consistente e cremoso?
    Abraço e obrigada pelo blog maravilhoso

    • André says

      Oi Mariana! Não sei se a biomassa deixaria mais cremoso, consistente sim, mas cremoso acho que não, já que vai ser congelada. O negócio é testar pra ver, se fizer me avisa como ficou 😉 De nada e abraços!

  2. Vanessa Grunwald says

    Oi André! Já fiz outras receitas do seu blog que eu gostei bastante, mas com essa torta fiquei muito decepcionada. O gosto do coco ficou muito predominante e do morango quase desapareceu. A textura depois de congelado também não me agradou… ficou mais para gelo do que para sorvete. Para não dizer que deu tudo errado, a massa de castanhas e tâmaras ficou muito boa. Penso em refazer um dia com metade do leite de coco (uns 500 ml), mais morangos e ágar-ágar. Não levaria ao congelador, só a geladeira (tipo uma mousse).

    • André says

      Oi Vanessa! Poxa, que pena que você não gostou da receita. Se os morangos não estiverem muito maduros o gosto de coco pode predominar mesmo. No meu caso achei o sabor perfeito. A textura fica bem cristalizada mesmo porque não tem muita gordura, por isso que indico tirar uns 10 minutos antes para descongelar um pouco. Bom, pelo menos a massa de castanhas você gostou 😀 Isso, é uma boa ideia aumentar a quantidade de morangos e diminuir a de leite de coco, além de usar ágar-ágar pra deixar consistente. Se fizer, me avisa como ficou 😉 Abraços!

  3. Verônica Gomes says

    Olá!! estou viciada no seu blog, busco as receitas por uma opção mais saudável, seu blog é fantástico…já pensou em lançar um livro? ia me ajudar pq já anotei todas as receitas hahaha, hoje gostaria de saber se existe uma massa base que posso usar para sorvetes de frutas caseiro, pois ele ficam duros e sem cremosidade….

    • André says

      Oi Verônica! Uau, fico muito feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Sim, em breve irei lançar um livro, está em fase de produção ainda. Uma base de sorvete caseiro que eu gosto bastante e que fica bem cremoso, é com castanha de caju. Você pode se inspirar com essa receita aqui > http://minimalistbaker.com/vegan-chai-ice-cream/ Basicamente é colocar as castanhas de molho por cerca de 4 horas, e depois bater no liquidificador com leite de coco bem gorduroso. Ai adiciona a fruta e açúcar a gosto pra dar sabor. Para adicionar cremosidade extra você pode colocar goma xantana. Espero que tenha te ajudado. Abraços!

  4. Mirtes Rodrigues Corrêa says

    Oi, André! Fiz esta torta para o Ano Novo. Minha irmã e eu gostamos, viu! Gostei principalmente da massa, mas não consegui fazer ela desgrudar do fundo sem separar do sorvete. De outra vez vou untar a travessa pra ver se facilita (usei travessa de vidro). Fiz uma adaptação no sorvete, substituindo 1 xíc. dos morangos por 1 xíc. de amoras congeladas, e tb. acrescentei 1 banana branca congelada, pra ver se ajudava na cremosidade, mas ela não fez diferença, não. Achei só que podia ter colocado mais açúcar, pois depois de congelada ela não pareceu tão doce, talvez por causa das amoras. Mas vou continuar testando umas adaptações, por exemplo, com leite de amêndoas e gelatina branca e outras frutas. Acho que esse sorvete deve ficar ótimo em forminhas de sorvete! Ah, e a minha demorou pra poder cortar, mesmo com o dia estando mais quente. Depois conto sobre as experiências. Valeu muuitoo a sua receita. Na lista a experimentar agora está o brownie. rsrsrs Abraço.

    • Oi Mirtes! Que bom que você e sua irmã gostaram da torta! Que pena que a massa não desgrudou do fundo. Isso! Tenta untar a travessa ou colocar papel manteiga na próxima vez. Acho que para deixar mais cremosa a torta vai ser necessário mais bananas. Deve ter ficado ótimo com amoras! Talvez seja por causa da amora mesmo que a torta não tenha ficado tão doce. Dá pra fazer várias adaptações dessa receita mesmo. Espero que goste do brownie 😉 Abraços!

  5. Juliana Castro says

    Mais uma para se morrer…. no bom sentido claro!! Já vou fazer a família de cobaia no Natal, André. 🙂

  6. Brena says

    Seu blog é simplesmente o melhor!!!! Amo!!! Quero fazer essa torta para o natal, você acha que da certo se junto do morango eu colocar banana para ficar mais docinha? E talvez cacau também?
    Beijos

    • Oi Brena! Fico muito feliz em saber que esteja gostando do meu blog. Sim, dá certo colocar banana junto, além de ficar mais docinha vai ficar mais cremosa também. E com cacau também funciona, nunca fiz, mas deve ficar muito bom. Abraços!

  7. Graziela says

    Receitas maravilhosas, obrigada por compartilhar. Estou procurando uma forma de substituir a tâmara por aqui quando encontra é caríssimo, se vc tiver uma ideia por favor compartilhe.
    Abraço

    • Fico feliz em saber que esteja gostando das receitas 😀 Que pena que por ai é caro as tâmaras, mas nessa receita você pode substituir elas por frutas secas, como ameixa e damasco. Abraços!

  8. Caroline says

    André, achei seu blog agora na hora do almoço e estou devorando ele todinho!hahaha…
    que delícia encontrar receitas fáceis, saudáveis sem muitas etapas ou segredos, sem ingredientes caros demais…você está de parabéns!Sem falar na riqueza e delicadeza dessas fotos. Estou muito apaixonada pelo seu blog, continue escrevendo (e cozinhando!) assim. hoje a noite farei a torta de limão e a de morango, para dar cabo de uns limões e deu umas caixinhas de morango que tenho em casa. Tenho todos os ingredientes, então vou me divertir um pouquinho e saciar a formiguinha que mora no meu estômago!
    Sucesso sempre!
    Abraços,
    Carol

    • Oi Caroline! Fico muito feliz em saber que você está devorando meu blog hahahaha. Obrigado pelos elogios querida. Espero que goste das receitas. Abraços!

  9. Natalia Else Carvalho Popp says

    OI Andre,ontem fiz o nhoque sem gluten, mas como nao tenho polvilho por estas bandas, usei Farina Ceci (grao de bico) e farinha de arroz, a assei as batatas ao inves de cozinhar, ficou otimo e leve, mas da proxima vou usar outra farinha no Lugar da de arroz, achei carresquenta kkk. Obrigada por suas receitas sao otimas.
    Hoje vou testar este sorvete, pois aqui nas “ZOROPA” estamos assando de calor, ha dias com mais de 30 graus e hoje 38°C. Ah! Uma pergunta. Hoje comprei umas cerejas suculentas, pretas e enormes, posso usa-las ao inves dos morangos? Amo morangos tambem, mas nossa safra está acabando e gosto de colher direto no campo, mas com este calor, nao dá mesmo.
    Abraco

    • Oi Natalia! Fico feliz em saber que esteja gostando das minhas receitas. É uma pena que na Europa não tenha polvilho, mas sempre tem alguma opção que da certo né, ou quase rsrsrs. Eu fiquei sabendo dessa onda de calor por ai, fiquei de cara! Sim da pra fazer com cerejas ao invés do morango. Deve ficar ótimo também. Abraços!

    • Oi Katharina! Sim, a torta fica firme porque é congelada. Por isso que é necessário tirar 20 minutos antes de comer para ficar fácil de cortar. Ela derrete sim! Mas demora por causa do óleo de coco que mantém ela firme por mais tempo. Depois de comer tem que colocar o que sobrar no congelador de novo, que nem sorvete. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *