Lanches, Receitas, Sem glúten, Sobremesas
comentários 16

Trufas de tâmaras com cacau e nozes

Leitor voraz de blogs de comida como sou, principalmente de blogs gringos por causa da fotografia que fico babando em cima do teclado hahaha, percebo que de tempos em tempos surge alguma tendência de receitas na culinária natural. Houve uma época, acho que foi final do ano passado, que a “moda” era fazer trufas de tâmaras combinado com alguma oleaginosa. Confesso que eu achava duvidoso o sabor dessas trufas. A “moda” passou e eu nunca cheguei a fazer as benditas porque o preconceito não me deixava.

Movido por uma vontade louca de comer algum doce na semana passada, ao abrir o armário vi que só tinha tâmaras, nozes, cacau e alguns grãos. Logo lembrei das trufas que tanto via nos blogs, corri pra internet, acessei a receita e fiz minha própria versão com algumas modificações. E voilà! Trufas prontas em 20 minutos! E pasmem, ficaram muito gostosas.

Ingredientes

Poucos ingredientes, poucas etapas de preparação, e em pouco tempo está pronto! Do jeitinho que gosto hahaha. Sem mistério, sem complicação. Utilizei quatro ingredientes: tâmaras, que foram deixadas de molho em água morna por 15 minutos, nozes, que pode ser substituída por qualquer outra oleaginosa que preferir, cacau em pó e essência de baunilha (opcional).

Para fazer basta triturar todos os ingredientes no processador e moldar as bolinhas. Bem simples mesmo. Talvez o calcanhar de Aquiles dessa receita reside no fato de que é NECESSÁRIO utilizar o processador para que os ingredientes sejam bem triturados. Infelizmente não da pra fazer no liquidificador.

Processador com os ingredientes

Ingredientes triturados

Doce sem ter açúcar e úmida sem ter adição de óleo, essas trufas realmente são uma ótima opção de sobremesa/lanchinho saudável, prático e gostoso. Se eu soubesse que fossem tão gostosas assim já teria feito a muito tempo atrás hahaha. Moral da história? Quebre seus preconceitos, faça essas trufas e se delicie.

Moldando

Trufas

DOCE
ÚMIDA
SEM AÇÚCAR
RECEITA CRUA

INGREDIENTES:
25 tâmaras sem caroço
1 xíc. de nozes (ou outra oleaginosa)
2 colheres de sopa de cacau em pó
1/4 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

COMO FAZER:
1- Coloque as tâmaras de molho em água morna por 15 minutos;
2- Em um processador triture as nozes (ou outra oleaginosa) em pedaços pequenos;
3- Adicione o cacau em pó e a essência de baunilha. Bata até ficar homogêneo;
4- Escorra a água das tâmaras e adicione no processador. Triture tudo até incorporar na mistura;
5- Molde as bolinhas do tamanho que preferir, enrolando a mistura entre as palmas da mão. Armazene em um recipiente fechado no geladeira.

DICAS:
– Você pode cobrir as trufas com cacau em pó, nibs de cacau, coco ralado ou chia.
– Se quiser dar um toque especial no sabor, experimente adicionar especiarias como canela, noz moscada ou cravo da Índia.

    • André says

      Oi Mirela! Eu nunca fiz sem oleaginosas, então não sei te dizer exatamente se dá para substituir. Mas acredito que dê pra fazer com amendoim no lugar das oleaginosas. Abraços!

  1. Carolina says

    Oie André =)

    Você saberia me dizer a validade das trufas?

    • André says

      Oi Carolina! Não sei te dizer ao certo, mas na geladeira deve durar cerca de 3 a 4 dias. Abraços!

  2. Mayara says

    Olá André!
    Acabei de fazer as trufas e ficaram deliciosas!
    Substituí a essência de baunilha pela de amêndoas (só tinha essa em casa) e combinou muito bem. Cobri com uma mistura de cacau, canela e cravo em pó. Ficaram demais!
    Ótima receita!

    • André says

      Oi Mayara! Que bom que gostou da receita 😀 Nossa, deve ter ficado ótimo com cacau, canela e cravo em pó, boa ideia! Vou tentar fazer isso na próxima vez. Abraços!

  3. Luana says

    Qual a marca do teu processador? Tenho um liquidificador e ja comprei inumeros processadores e todos deram problema quando fui fazer receitas cruas como esta 🙁

  4. Giselle says

    Fiz e ficaram espetaculares!!!!!
    😋😋😋😋😋
    Parabéns!

  5. Marina Moreira says

    Olá, André!
    Teria um substituto à altura da tâmara?

    Deve ser uma delícia essa receita! =)

    • Oi Marina! Infelizmente não dá para substituir a tâmara, ela é responsável por dar liga aos ingredientes e deixar as trufas docinhas. Talvez, não tenho certeza, é possível substituir por um pouco de banana madura amassada, acho que ela vai dar liga e adoçar também. Mas talvez as trufas fiquem um pouco grudentas, é testar pra ver, ruim não deve ficar hahaha. Se fizer assim me avisa como ficou 😉 Abraços!

  6. Rafaela Silva says

    Deve ficar uma delícia cobrindo com chocolate amargo! Vou testar!

    • Oi Rafaela! Deve ficar mesmo uma delícia coberto com chocolate meio amargo. Da próxima vez vou tentar fazer assim também, boa ideia. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *