Café da manhã, Receitas, Sem glúten
comentários 24

Creme de avelã com cacau

Semana passada uma enxurrada de notícias sobre o pronunciamento polêmico da ministra da Ecologia francesa, Ségolène Royal, tomou conta da internet e da timeline do meu Facebook. Ségolène pediu para que as pessoas parassem de comer Nutella para proteger o meio ambiente. Eu nem cheguei a ler a matéria porque já sabia porque o consumo de Nutella tem a ver com a destruição do meio ambiente.

Aposto que muitos, ao ler só a chamada da matéria, devem ter pensado que ela era louca em pedir para pararem de comer Nutella para proteger o meio ambiente. O que uma coisa tem a ver com a outra? Parece que as pessoas esquecem que os produtos que consomem, por mais que sejam super processados e industrializados, contém ingredientes que foram extraído da natureza, do meio ambiente. E que de alguma forma tem impacto ambiental, o qual pode ser grande ou pequeno. A produção de Nutella (Ferrero), assim como o Kit Kat (Nestlé), tem altíssimo impacto ambiental.

Motivo? Um dos principais ingredientes que ambos contém é o óleo de palma. Este, é extraído das extensas plantações de palmeiras que ficam na Indonésia e Malásia. O desmatamento das florestas para a produção do óleo para abastecer o mercado foi tão grande, que mais de 20 mil orangotangos já morreram na última década (Fonte: Scientific American Brasil).

Acredito que o melhor protesto para fazer a respeito disso, num mundo capitalista em que vivemos, é simplesmente deixar de consumir produtos que contenham óleo de palma. Existem outras plantações de palmeiras no mundo que não tem tanto impacto ambiental quanto da Malásia e da Indonésia, mas é difícil saber qual é a origem do óleo de palma de cada produto. Na dúvida, eu não compro.

É óbvio que todos os alimentos que consumimos tem algum impacto no meio ambiente, mas como temos acesso a muitas informações hoje em dia. Podemos fazer escolhas mais conscientes e com menos impacto ambiental. Por esse motivo não consumo Nutella e Kit Kat, mas isso não quer dizer que eu não como creme de avelã com cacau. Como isso? Simples, faço em casa. Além de ficar muito gostoso é mais barato!

Ingredientes

Avelãs

Para esse creme você só precisa de 6 ingredientes: avelãs, cacau, leite vegetal, açúcar mascavo, óleo vegetal e extrato de baunilha (opcional). É bem fácil fazer, em menos de 20 minutos já está pronto!

Além de ser cremoso, cheiroso e irresistível, é bem mais saudável que a Nutella, já que tem bem menos açúcar e gordura. Essa receita rende bastante, você terá muito creme para passar no pão e se empanturrar no café da manhã, da tarde, enfim, em qualquer hora.

Liquidificador

Creme no liquidificador

Creme de avelã

Muitos chamariam esse creme de Nutella vegana ou Nutella caseira. Mas prefiro chamar de creme de avelã com cacau mesmo porque o sabor é bem diferente da Nutella. Não quero criar falsas expectativas e fazer você pensar que o sabor dessa receita vai ficar igual, ou pelo menos parecida com o da Nutella, porque não vai.

Na realidade nem tem como comparar ambos porque essa é uma versão mais simples e saudável, por exemplo, não leva aromatizante e nem leite de vaca como a Nutella. Mas isso não quer dizer que esse creme não é gostoso, ele é bom do seu jeito. E tem MUITO mais sabor de avelã. É de lamber os beiços!

Creme de avelã com cacau

Pão com creme de avelã com cacau

Você vai precisar de…
Avelãs – 1 1/2 xícara
Açúcar mascavo peneirado – 1/2 xícara
Cacau em pó – 1/3 xícara
Leite de coco (ou outro leite vegetal) – 200 ml
Óleo vegetal (usei óleo de coco derretido) – 2 colheres de sopa
Extrato de baunilha (opcional) – 1/2 colher de chá

Como fazer…
1- Espalhe as avelãs numa assadeira e leve ao forno preaquecido a 150ºC por 10 minutos. Cuidado para não deixar muito tempo e queimar. Retire do forno e espere amornar.
2- Retire as cascas das avelãs pegando um punhado de cada vez e esfregando com as mãos. Pode ser que a casca de algumas não irá sair por inteiro, mas não tem problema, o que importa é que a maior parte seja tirada.
3- Transfira para o liquidificador ou processador e triture até virar uma farinha. Desligue de vez em quando para raspar as laterais. Quanto mais fino ficar as avelãs, mais liso será o creme no final.
4- Adicione os demais ingredientes no liquidificador ou processador e bata bem até obter um creme liso e homogêneo.
5- Transfira o creme para um pote com tampa e conserve na geladeira. Dura cerca de 1 semana.

Rendimento: cerca de 500 ml – 2 xícaras

Salvar

Salvar

  1. Patricia says

    Oi André!
    Amo teu blog! Sempre que procuro receitas veganas acabo encontrando as melhores nele!
    Queria saber se posso substituir o cacau pela alfarroba…e se tens ideia se seria a mesma quantidade.
    Obrigada!
    Bjos

    • André says

      Oi Patricia! Fico feliz em saber que você gosta do blog e das receitas 😀 Sim, você pode substituir o cacau pela alfarroba na mesma quantidade. O sabor vai ficar diferente, mas mesmo assim fica muito bom. De nada e abraços!

  2. Rosemery says

    Oi. Tive uma dúvida na receita. Primeiro tem 200ml de óleo de coco ou leite vegetal , depois 2 colheres de sopa , como assim… ? Rosemery

    • André says

      Oi Rosemery! O 200 ml é de leite de coco ou outro leite vegetal. Já as 2 colheres de sopa são de óleo de coco derretido ou outro óleo vegetal. Na receita está escrito ” Leite de coco (ou outro leite vegetal) – 200 ml e Óleo vegetal (usei óleo de coco derretido) – 2 colheres de sopa”. Abraços!

  3. Emily says

    André, sem querer ser chata rs mas onde isso é mais barato que nutella? Avelã é super caro e 1 xíc. e meia então… quando compro é um pouco pra comer só. Gosto muito das suas receitas, queria fazer essas manteigas de oleaginosas que vc faz mas aqui onde eu moro é tudo caro, só compro pra comer mesmo, varia de 80-90 reais o kilo. Ah, outra observação, o óleo de palma está em boa parte dos produtos industrializados que contém “gordura vegetal” então não é tão simples extinguir ele da dieta :/

    • André says

      Oi Emily! Aí depende do preço de onde você mora mesmo, eu pago uma média de 60 reais o quilo. As oleaginosas infelizmente são caras mesmo. Ah sim, verdade. Muitas empresas hoje usam óleo de palma. Porém nos rótulos dizem “gordura vegetal”, sem especificar qual é. O negócio é deixar de lado o máximo possível os produtos industrializados, hoje eu raramente compro algo pronto. Geralmente faço as coisas em casa. Abraços!

  4. Kaline says

    Parabéns pelo blog. Eu já acompanho há um tempo e costumo dizer que suas receitas me salvam #entendedoresentenderam mas para quem não entender eu explico: xô porcaria! Gosto de comida de verdade, sem potinhos mágicos e outros artifícios. Beijo

    • André says

      Oi Kaline! Obrigado! Fico feliz em saber que minhas receitas salvam suas refeições 😀 Verdade, também gosto de comida de verdade, faço questão de preparar minhas próprias refeições em casa. Abraços!

  5. Germana Mendes says

    Oi Andre! Amei seu blog! Fiz esse creme de avelã e ficou perfeito! Amei!

    • André says

      Oi Germana! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog e da receita 😀 Abraços!

  6. Acabei de conhecer o seu blog e adorei pela simplicidade das receitas, propósito, explicação e fotografia. Me ganhou mesmo!

    Fiz esse creme (com algumas substituições porque sou dessas rs) e ficou ótimo!
    Com certeza vou fazer outras receitas suas, obrigada por compartilhar!

    • André says

      Oi Isabela! Fico feliz em saber que tenha gostado blog 😀 Que bom que você gostou desse creme, é muito bom né. Espero que goste das outras receitas. Abraços!

  7. Priscila says

    Adorei o blog, a organização, o design, as fotos, a explicação detalhada e claro as receitas maravilhosas. Fiz hoje o creme de avelã, mas numa quantidade menor, ficou delicioso. A primeira vez que tentei fazer acabei queimando as avelãs, pois como eram poucas 10 minutos foi muito tempo. Mas dessa vez deu certo. Não sabia desse problema na produção da Nutella, como é bom pesquisar, era um dos meus produtos preferidos.

    • André says

      Oi Priscila! Fico muito feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Que bom que você gostou e conseguiu fazer a receita, é muito bom né. Abraços!

  8. Fernanda L. says

    Acabei de encontrar o seu site por acaso e estou apaixonada! As fotos, as receitas, tudo incrível… Parabéns 🙂
    Com certeza vou tentar fazer esta e outras receitas que vi por aqui!

    • André says

      Oi Fernanda! Fico muito feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Obrigado querida! Espero que goste das receitas. Abraços!

  9. Katia Cristina says

    Gostei demais desta receita, mas gostaria de saber se posso fazer com amendoim. Pois eu amo amendoim, será que daria certo?

    • André says

      Oi Katia! Sim, dá pra fazer com amendoim. Só que dai o resultado seria tipo uma pasta de amendoim com cacau. Semana que vem vou fazer um post aqui no blog de como fazer pasta de amendoim, vou explicar direitinho como fazer. Acho que você vai gostar. Abraços!

  10. Carmen says

    André, estou encantada com o seu blog! Adorei muito!!!!!!!! Já o coloquei como meu favorito. Continue com essa maravilha. Estou aprendendo a culinária viva e quando tiver umas receitas legais te passo para você publicar. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiii ! Deus te ilumine cada vez mais!

    • Oi Carmen! Fico muito feliz em saber que você está gostando do meu blog 😀 Que demais que você está aprendendo culinária viva, quero aprender mais sobre, tenho poucas receitas aqui no blog. Quando tiver as receitas me passa que irei publicar por aqui. Muitíssimo obrigado pelas lindas palavras que me deixaram feliz. Abraços!

    • Oi Lunna! Boa pergunta hahaha. Pois então, não sei te dizer. Eu já vi várias receitas de creme de avelã, tanto em blogs brasileiros quanto em gringos, e todas as receitas que vejo a avelã é descascada. Nessa etapa segui os outros blogs, é testar pra ver como fica com a casca. Se fizer me avisa como ficou. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *