Lanches, Receitas, Sobremesas
comentários 20

Brownie de chocolate meio amargo

Até que enfim consegui fazer um brownie digno de ser publicado por aqui. Sou muito fã desse doce americano que tradicionalmente é denso, macio e úmido. Essa foi a minha segunda tentativa de fazer o bendito numa versão vegana. A primeira vez foi um desastre, ficou com gosto de farinha, completamente sem graça. Nem me lembro qual receita segui, só sei que o resultado não foi bom.

Com uma vontade enorme de comer esse quitute novamente, pesquisei um monte de receitas na internet. Queria fazer um brownie de chocolate sem laticínios e sem açúcar. Tô tentando fazer doces sem utilizar açúcar, ou pelo menos utilizar pouco. Infeliz não encontrei uma receita que me satisfazia. E o que a gente faz quando não encontra o que procura? Inventa!

Nessa minha invenção, bem sucedida por sinal, utilizei mistura de farinha sem glúten (mas pode ser farinha de trigo branca), amêndoas trituradas (bagaço que sobrou do leite que fiz – receita aqui), tâmaras, chocolate meio amargo, essência de baunilha, óleo vegetal e água. Quando experimentei a massa crua achei que não iria ficar bom, mas depois de assada ficou muito boa. Sorte a minha senão iria ficar com trauma do brownie hahaha.

Ingredientes

O ingrediente que garantiu o seu sucesso desse brownie, além do chocolate claro, foram as tâmaras. Para quem não conhece, a tâmara é uma fruta fibrosa com sabor agridoce, a aparência lembra uva passa. Mas o sabor é bem diferente, particularmente acho bem melhor. Por ser naturalmente bem docinha e gordurosa, combinou muito bem com os demais ingredientes. São elas que deixaram o brownie bem úmido.

É possível encontrar as tâmaras para comprar em lojas de produtos naturais, sendo vendida a granel. Para você ter uma noção do preço, comprei 200g por R$6. Nessa receita utilizei só 1/2 xícara, então sobrou bastante. Elas são ótimas para substituírem o açúcar em algumas receitas, estou tentando utilizá-las com mais frequência.

Liquidificador

Depois de ter deixado elas de molho em água morna por uns 10 minutos para amolecerem, triturei no liquidificar até virarem um purê. Derreti o chocolate meio amargo (utilizei um com 70% de cacau) em banho maria. Depois misturei todos os ingredientes com um pouco de água. E por fim, espalhei a massa numa fôrma untada com óleo e assei por 15 minutos.

O preparo é bem simples e rápido, demora mais tempo pra assar e esfriar do que o resto hahahaha. Queria ter feito um brownie sem glúten, por isso que usei mistura de farinha sem glúten, mas esqueci que o chocolate que usei continha. Então se você quiser fazer uma versão sem glúten, tem que ficar atento se o chocolate contém ou não.

Massa 1

Esse brownie é muito mais saudável e nutritivo do que a receita tradicional. É sem adição de açúcar, o único açúcar que tem é do chocolate meio amargo. Sem qualquer laticínio, sendo assim sem lactose. E essa receita tem uma versão sem glúten, para quem quer evitar ou tem intolerância ou alergia a essa proteína.

Brownie cortados

Brownies de chocolate empilhados

Brownies

MACIO
DENSO
ÚMIDO
SEM LACTOSE
SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR
COM VERSÃO SEM GLÚTEN

INGREDIENTES:
1 xíc. e 1/2 de farinha de trigo branca (ou mistura de farinha sem glúten)
1 xíc. e 1/2 de amêndoas trituradas (ou outra oleaginosa)
1/2 xíc. de tâmaras sem caroço
1/2 xíc. de óleo vegetal (usei de girassol)
1 colher de chá de essência de baunilha
100g de chocolate meio amargo (60% ou mais de cacau) sem laticínios (e sem glúten para intolerantes e alergênicos)

COMO FAZER:
1- Comece ligando o forno a 200 ºC para preaquecer;
2- Depois, prepare um purê com as tâmaras. Coloque-as de molho na água morna por uns 10 minutos para amolecerem. Escorra a água e transfira as tâmaras para o liquidificador, acrescente 1/2 xícara de água filtrada e triture até virar um purê;
3- Em um recipiente misture a farinha de trigo (ou farinha sem glúten) com as amêndoas, óleo vegetal, purê de tâmaras, essência de baunilha e uma pitada de sal (opcional) para realçar o sabor;
4- Derreta o chocolate meio amargo em banho maria e acrescente na massa. Misture até incorporar e ficar homogêneo. Acrescente um pouco de água na massa para ficar mais mole, misture bem;
5- Transfira para uma fôrma untada com óleo. Usei uma com 33 cm x 23 cm, como era um pouco grande, o brownie ficou baixinho e assou mais rápido;
6- Leve ao forno preaquecido a 200 ºC por uns 15 minutos. Esse tempo pode variar de acordo com o seu forno e de acordo com a espessura do brownie na fôrma. O meu ficou pronto em 15 minutos porque estava fino. O brownie está pronto quando a parte de cima está levemente corada e ao se espetar um palito o mesmo está úmido e um pouco mole por dentro;
7- Retire do forno e espere esfriar. Corte em quadradinhos e sirva.

BOM APETITE!

  1. Jeanine Candiani says

    Boa noite André, li o seu post e gostei bastante!! Vi que você teve dificuldade em encontrar uma receita que não vai açúcar, leite e sem glúten… Recentemente fiz uma receita que deu super certo!! Sem nenhum dessesingredientes que você mencionou… Segue abaixo para você… Se testar me conta lá no Instagram @jeaninenutri

    🚨🚨🚨🚨 Demorou mais saiu!!!! Receitinha do “Brownie fit”…. 🚨🚨🚨🚨

    📣📣 Receita 📣📣

    ✅ 1 1/2 xícara de batata doce roxa (eu utilizei duas unidades médias)
    ✅ 1/2 xícara de Farinha de amêndoa
    ✅ 1/2 xícara de Cacau em pó 100%
    ✅ 1/2 xícara de óleo de coco
    ✅ 1 ovo
    ✅ 1/4 xícara de mel
    ✅ 1 colher de sopa de extrato de baunilha (pode ser substituído por essência de baunilha)
    ✅ uma pitada de sal
    ✅ 1/2 xícara de castanha do Pará (pode ser substituída por qualquer outra semente que goste)
    ✅ 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
    OBS: para essas quantidades eu utilizei as medidas padronizadas…

    Modo de preparo:
    Enrole a batata doce em papel alumínio e coloque no forno, pre aquecido a 180 graus, para assar por cerca de 1 hora ou até que você coloque o garfo com facilidade.
    Depois meça a quantidade necessária e coloque em um processador ou pode bater no mixer que também dá certo.
    Acrescente a Farinha de amêndoa, o cacau em pó, o óleo de coco, o ovo, o mel, o extrato de baunilha e a pitada de sal. Processe até que a massa fique em uma consistência homogênea.
    Em seguida adicione o bicarbonato e processe novamente. Corte em pedaços grandes a castanha do Pará e adicione á mistura, em seguida mexa…
    E pronto, sua massa está pronta!!
    Forre uma assadeira com papel manteiga ou papel alumínio e espalhe a mistura de forma que fique o mais reto que conseguir!!
    Coloque para assar em forno pre aquecido a 180 graus por 40 minutos. Passado o tempo retire do forno, deixe esfriar e corte os pedaços..
    E pronto é só saborear com moderação o seu docinho!!! ❤️❤️❤️❤️❣❣❣❣🍰🍰🍫🍫🍯🍯
    Dica: para que fique ainda mais gostoso, coloque o Brownie na geladeira de um dia para o outro, a textura e o sabor dele ficarão divinos!! 🍴🍴😍😍😘😘

    • André says

      Oi Jeanine! Que bom que você gostou do post. Você saberia me dizer se dá pra substituir o mel e o ovo da sua receita, sem sim, pelo que? Acredito que o mel dá pra trocar por melado, mas e o ovo? Não gosto de mel e não utilizo ovo nas receitas. Obrigado pela sua dica. Abraços!

      • Jeanine Candiani says

        Bom dia André,
        O mel você pode substituir pelo melado como você mesmo disse.. 😜😜
        Já o ovo, como você não utiliza, ele pode ser substituído por Gel de linhaça que também fica muito saboroso!! 👍🏻👍🏻
        Espero ter ajudado, e também espero que goste da receita!! Se fizer e gostar me avisa!!
        Até mais….

          • Ananda Cardoso says

            Oi André! Conheci hoje seu blog tentando encontrar uma receita de chocolate quente e já fui fuçando em outras receitas! Adorei todas elas!!! Deram água na boca demais!!!
            Lendo os comentários agora, acabei me lembrando de um cookie vegano que aprendi a fazer, em que o ovo era substituído por meia banana. E, olha, deu supercerto!
            Parabéns pelo site e abraços!

            • André says

              Oi Ananda! Fico feliz em saber que tenha gostado das receitas 😀 Ah sim, eu já vi algumas receitas de cookie que levam banana para substituir o ovo, nunca fiz, bom saber que dá certo. Obrigado pela dica. Abraços!

  2. Liliana Gallucci says

    Oi, André!
    A receita parece bárbara! Tenho várias restrições no momento. Não posso comer arroz, milho e tampouco glúten. Você acha que poderia substituir a farinha por fécula de batata?
    Aproveito para lhe dar parabéns pelo blog! É impecável!🌹🌹bjs

    • André says

      Oi Liliana! Infelizmente não dá pra substituir por fécula de batata, ela tem muito amido, não vai funcionar direito. Pior que as misturas de farinhas sem glúten que se encontra em lojas de produtos naturais contém farinha de arroz, o que não daria para você consumir também 🙁 Obrigado, fico feliz em saber que achou o blog impecável hehehe. Abraços!

  3. Thalita says

    Pensando em uma versão com glúten, será que dá para utilizar farinha de trigo integral?

    • André says

      Oi Thalita! Sim, dá pra usar farinha de trigo integral. Porém o brownie vai ficar mais denso e pesado, e pode ser que fique com um gosto forte de farinha. Se você quer mesmo usar farinha de trigo integral, indico você misturar metade de farinha branca com metade integral. Espero ter te ajudado. Abraços!

    • André says

      Oi Zeca! Sim, pode utilizar óleo de coco. Vai ficar uma delícia nessa receita. Abraços!

  4. Oi! Posso substituir as tâmaras por açúcar mascavo? Moro no interior do RS e aqui é impossível encontrá-las… Se sim, qual a quantidade? Thanks!

    • Oi! Sim você pode usar açúcar. Só não sei se vai ficar bem úmido depois de assado como o meu brownie ficou, mas ruim não vai ficar com açúcar mascavo. Tenho certeza! hahaha Que pena que você não encontra tâmaras, mas tenta com açúcar mascavo mesmo. Se fizer, me avisa como ficou. Abraços!

    • Oi Laís! Ficou bom mesmo. Eu já tinha visto uma receita de brownie com feijão, não essa do vídeo, mas uma parecida. Só que eu não tenho feijão em casa no momento. Então me virei com o que tenho. Quando tiver feijão quero testar essa ai. Obrigado pela dica! Abraços!

    • Oi Valéria! Para essa receita usei o chocolate 70% cacau da marca Cacau Show. Eu tinha escrito no texto que era 60% de cacau o que usei, mas na verdade é 70%, já arrumei isso no texto. A barra tem 100g, utilizei ela toda na receita. Mas existem outras marcas de chocolate meio amargo sem laticínios boas, como a Chokolah, Native e Lindt. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *