Café da manhã, Entradas e acompanhamentos, Lanches, Receitas
comentários 8

Focaccia

Sempre achei que pão era uma coisa difícil de se fazer, que precisava de muita experiência pra conseguir fazer ele ficar macio e saboroso, mas fazendo essa focaccia descobri que não é bem assim como eu pensava. Quer dizer, fazer esse pão em especial não é difícil e não requer habilidades especiais. Porém, existem outros tipos de pães que precisa ser praticamente um mágico pra transformar a farinha num suculento pão macio e perfumado, mas esse não é o caso.

Pra quem não conhece, a focaccia (pronuncia-se “focátchia”) é um pão salgado de origem italiana, macio por dentro e crocante por fora. Sua forma é oval e achatada, tradicionalmente é coberto com sal grosso, alecrim e azeite de oliva, uma delícia! A cobertura faz toda a diferença, e deixa o pão muito perfumado e saboroso.

Fiz uma focaccia integral, deixando-a mais nutritiva e rústica, os ingredientes utilizados são bem simples, é bem provável que a maioria deles você já tem em casa: farinha de trigo branca e integral, azeite de oliva, fermento para pão, sal, açúcar, alecrim e sal grosso.

Ingredientes focaccia

Não vou mentir, mas a focaccia demora um pouco pra ficar pronta porque é necessário ativar o fermento e esperar por 30 minutos, depois a massa é preparada e deixada descansar por mais 1 hora para crescer, e por último é assada no forno por uns 20 minutos. Tirando esses intervalos de tempo, o restante é bem fácil e não tem mistério, basta seguir as etapas cuidadosamente.

Esse foi o primeiro pão que acertei em fazer na primeira tentativa, não tem coisa melhor do que o cheirinho de pão fresco se espalhando pela casa, e comer ele ainda quentinho é divino. Fazer pão em casa é uma terapia, a melhor parte é sovar a massa, é tão relaxante poder amassar, esticar e socar (risos). Isso me faz lembrar da minha infância quando brincava de massinha, ótimo para espantar os problemas.

Fermento e massa

Mistura com o fermento já descansado / Massa já sovada, pronta para descansar

Como eu disse, tradicionalmente a focaccia é coberta com alecrim, sal grosso e azeite de oliva, acho essa combinação incrível, mas você pode muito bem dar uma incrementada. Eu já vi outros tipos de cobertura que levam azeitonas e tomate seco, o que deve ficar melhor ainda, mas isso é opcional e vai de acordo com o seu paladar. Use a imaginação para cobrir a focaccia, mas não exagere muito na cobertura, excesso de peso irá impedir de ela crescer. Ah, e o sal grosso faz toda a diferença, aconselho a utilizar.

Focaccia antes de ir pro forno

Pronta para ir ao forno

A focaccia pode ser servida como entrada acompanhada de molhos, como pesto de manjericão, ou ser consumida como lanche. É ótima também acompanhada de saladas e sopas.

Focaccia

Pedaço de focaccia

VERSÁTIL
INTEGRAL
PERFUMADA
CROCANTE POR FORA
MACIA POR DENTRO

INGREDIENTES:

Para o fermento:
1 xíc. de farinha de trigo branca
10 g de fermento biológico para pão
1 colher de sopa de açúcar

Para a massa:
1 xíc. de farinha de trigo branca
1 xíc. de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de chá de sal

Para a cobertura:
Azeite de oliva, sal grosso e alecrim a gosto

COMO FAZER:
1- Comece preparando o fermento: aqueça 1 xícara de água até ficar morna, não pode estar quente senão irá matar o fermento. Numa tigela grande, misture o fermento com o açúcar (ele irá alimentar o fermento). Adicione a água morna e 1 xícara de farinha de trigo branca, misture bem, tampe com um pano e deixe descansar por 30 minutos;
2- Depois prepare a massa: numa tigela grande misture as farinhas com o sal, azeite e a mistura do fermento preparado anteriormente. Misture com as mãos até obter uma massa lisa;
3- Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por uns 10 minutos;
4- Em seguida, unte a tigela toda com um pouco de azeite e volte a massa para descansar e crescer por 1 hora. Cubra com um pano;
5- Preaqueça o forno a 180ºC. Espalhe um pouco de azeite numa travessa e transfira a massa. Com as pontas do dedo, vá fazendo furinhos na massa ao mesmo tempo que espalha ligeiramente na assadeira, fazendo um formato ovalado.
6- Distribua uniformemente os ramos de alecrim e regue com o azeite restante. Com a ponta do dedo, espalhe mais um pouco de azeite nos raminhos de alecrim. Polvilhe com um pouco de sal grosso e leve ao forno para assar por 20 minutos ou até que as bordas fiquem douradas.

BOM APETITE!

  1. CAMILLA says

    Não sou vegana, mas gosto de comida saudável. Estou adorando seu blog!

  2. zet illusio says

    muito bom! amei seu blog, sou vegano a pouco tempo e to aprendendo a fazer umas receitas veganas (risos) ,amei seu trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *