Entradas e acompanhamentos, Receitas
Deixe um comentário

Tabule

Esse é um daqueles pratos que me arrependo de ter demorado pra conhecer, é ridiculamente fácil de fazer e extremamente saboroso e nutritivo.  Sem contar que os ingredientes são simples, é bem provável que você já tem quase todos em casa. O tabule é um prato típico do Oriente Médio, pra ser mais exato do Líbano, país onde surgiu. Basicamente é feito com trigo para quibe, que pode ser encontrado facilmente em supermercados, mercearias e lojas de produtos naturais, adicionado de tomate, cebola, salsa, hortelã, suco de limão, azeite de oliva e sal. Simples assim!

ingredientes para o tabule

Eu não tinha em casa salsinha, então substituí por cebolinha e ficou muito bom também, mas você pode variar os temperos de acordo com sua preferência. Até quem não sabe muito cozinhar vai conseguir fazer esse prato libanês, e da pra fazer mesmo na correria do dia a dia porque é bem simples.

É tradicionalmente uma receita crua e leve, perfeito para dias quentes que requerem uma digestão mais fácil. É muito consumido como um acompanhamento, mas é tão bom que já cheguei a comer só isso.  O que me encanta no tabule é a combinação de texturas e sabores, tem a crocância da cebola, o frescor da hortelã, a maciez do tomate e o azedinho do limão. Uma delícia! Uma salva de palmas para os libaneses que inventaram isso!

Tabule

LEVE
SABOROSO
REFRESCANTE
RECEITA CRUA
RICO EM FIBRAS

INGREDIENTES:
1 xíc. de trigo para quibe
1 cebola grande
1 tomate grande
Suco de 1 limão
Hortelã e cebolinha (ou salsinha) a gosto
Azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto

COMO FAZER:
1- Come hidratando o trigo, coloque-o numa tigela e adicione água até cobrir ele todo, deixe descansar por 15 minutos;
2- Enquanto estiver hidratando, corte a cebola em cubinhos e coloque de molho em outro recipiente com água para tirar a acidez;
3- Corte o tomate em cubinhos e pique a cebolinha e hortelã;
4- Escorra a água do trigo com ajuda de uma peneira pressionado para tirar o excesso de água;
5- Em uma tigela misture o trigo com a cebola, tomate, cebolinha, hortelã, suco de limão, e azeite de oliva e sal a gosto. Prove e ajuste os temperos para sua preferência se necessário. Mantenha o tabule na geladeira por no máximo 3 dias.

BOM APETITE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *