Café da manhã, Lanches, Receitas, Sem glúten
comentários 16

Pão de “queijo”

O mineirinho pão de queijo é uma paixão nacional, e disso ninguém pode duvidar. A receita tradicional consiste de  polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, óleo vegetal e queijo. Existem diversas variações dessa receita, e a que eu fiz é apenas uma delas. Essa é muito simples, prática, e leva poucos ingredientes, só polvilho azedo, purê de batata, sal e óleo vegetal.

Não leva nenhum ingrediente de origem animal, assim é livre de colesterol e muito mais barato. Por isso que chamo de pão de “queijo”, já que não leva queijo algum. Mas nem por isso é menos gostoso, sua consistência é macia e elástica que nem do pão de queijo tradicional, por esse motivo é que insisto em chamar de pão de “queijo”.

Ingredientes do pão

Pão de queijo antes de ir pro forno

É possível acrescentar outros ingredientes para torná-lo mais saboroso, como ervas finas por exemplo, mas isso fica a seu critério. Analisando do ponto de vista nutricional, o pão de queijo tradicional é pobre em nutrientes já que só contém carboidratos e gorduras, porém essa receita é melhor do que o tradicional porque não contém colesterol, não é gorduroso, é de fácil digestão, e possui vitaminas A e C da batata doce que utilizei. Para torná-lo mais nutritivo acrescentei chia em alguns.

Na fôrma

Aconselho você a comer esses pães de “queijo” no mesmo dia em que fizer porque assim estarão macios, já no dia seguinte eles ficam secos e duros. Comer quentinhos logo depois que saíram do forno é muito bom! Achei interessante que os pães de “queijo” que coloquei chia, não ficaram dourados como os outros. Por algum motivo a chia impediu deles dourarem, se alguém souber por que isso aconteceu, por favor compartilhe essa informação nos comentários. Ficarei agradecido!

Pães de queijo

Pão de queijo

MACIO
VEGANO
POUCA GORDURA
SEM GLÚTEN E LACTOSE
CONSISTÊNCIA ELÁSTICA

INGREDIENTES:
2 xíc. de polvilho azedo
1 xíc. de purê de batata doce (ou batata baroa)
2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de óleo vegetal

COMO FAZER:
1- Descasque a batata doce, corte em pedaços e cozinhe até ficar macia;
2- Depois, amasse bem até virar um purê. Meça uma xícara cheia de purê para utilizar nessa receita, o que sobrar utilize em outra. Antes de continuar a fazer o pão de “queijo”, ligue o forno a 180° C para preaquecer;
3- Em um recipiente grande misture o purê de batata com o polvilho, sal e óleo. Se quiser incrementar você pode utilizar chia como eu fiz, ou até ervas finas (cebolinha e salsinha);
4- Adicione água as poucos e continue a mexer até a massa ficar homogênea. Quando começar a desgrudar do recipiente e ficar fácil de modelar significa que não precisa de mais água;
5- Modele as bolinhas e disponha na fôrma, deixe um espaço entre eles porque irão crescer quando assar;
6- Coloque no forno já preaquecido a 180° C por uns 25 minutos ou até dourar.

DICA: Quanto mais tempo ficarem no forno, como 30 minutos, maiores e ocos serão. E quanto menos tempo ficarem, como 20 minutos, menores e mais densos serão. Assim, ajuste o tempo de forno de acordo com sua preferência.

BOM APETITE!

    • André says

      Oi Luana! Nunca tentei com inhame. Você já? Se sim, me diz como fazer. Fiquei curioso agora hehehe.

  1. Marina Martins says

    Parabéns por essa excelente receita! Acabamos de fazer e ficou sensacional!! Aprovadíssima!! E parabéns uma vez mais por esse blog encantador…

    • André says

      Oi Marina! Uau, que bom que vocês gostaram, fico feliz 😀 Obrigado querida. Abraços!

  2. Lívia Sales says

    Oi André, eu fiz e ficou ótimo!! Eu coloquei polvilho doce e azeite.
    Ótima receita!! Parabéns!

  3. Linda says

    Fiz o pão de queijo e gostei bastante. Usei açafrão tb e oregano. Ficou bom… Fiquei na dúvida da textura da massa.. Fui adicionando água até ver que a massa estava Homogênea… Mas fiquei na dúvida se não coloquei pouca água ainda porque achei a massa pronta seca e quando saiu do formo achei a massa de fora bem lisa e diferente da massa de dentro e estava bem seca… É assim mesmo??

    • André says

      Oi Linda! Que bom que você gostou da receita. Deve ter ficado ótimo com açafrão e orégano. A massa pronta não deveria ficar muito seca, ela fica fácil de modelar sem quebrar. Depois de assado o pão de queijo continua úmido, fica seco só no dia seguinte. Apesar disso, que bom que você gostou. Abraços!

  4. eliza says

    muuuuito gostoso! e super fácil de fazer… receita aprovadíssima!

      • Lara Santana says

        Fiz, ficou uma deliciaaa. Adicionei quinoa em flocos, açafrão, manjericão seco e orégano. Gratidão por compartilhar. Namastê ♥♥

        • Fico muito feliz que você tenha gostado! 😉 Deve ter ficado bem melhor que o meu com os ingredientes que você adicionou. De nada! E obrigado por postar aqui sua versão. Abraços 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *