Bebidas, Receitas
comentários 44

Suco de maçã

A maçã é uma fruta apreciada por muitos, e seu suco então nem se fala, uma delícia. O primeiro suco de maçã que tomei foi um desses de caixinhas comprado em supermercado. Mas como sempre leio os ingredientes de cada produto que consumo, não fiquei muito contente ao saber que continha conservantes, aromatizantes e muito açúcar. Procurei por outras marcas e encontrei uma regional daqui de Santa Catarina que produz suco de maçã integral, ou seja, sem água, açúcar, corante e conservante. Simplesmente adorei, o suco é muito mais saboroso, o único problema nesse caso é o preço alto.

Decidi então fazer em casa o meu próprio suco de maçã. Comprei algumas, descasquei, piquei em pedaços, triturei no liquidificador com água, e tomei bem geladinho. O resultado era um suco grosso que não me agradou muito, o sabor era ótimo, mas aquela textura não muito. Completamente diferente daquele suco comprado no supermercado. Surgiu então a hipótese de que aquele suco era feito cozinhando as maçãs, assim como se faz o suco de uva, e não batendo elas crua com água no liquidificador como se faz muitos sucos de frutas.

Maçãs

Pesquisei na internet e minha hipótese foi confirmada. Para se fazer aquele suco de maçã, sem aqueles pedacinhos, era necessário cozinhá-la. E lá foi eu pra cozinha tentar, e por sorte o resultado foi muito satisfatório. Desde então, de vez enquanto faço esse suco, diga-se de passagem que ele nunca chegou a durar mais do que um dia na geladeira, ainda mais se eu coloco canela no preparo, fica muito bom.

Esse que eu fiz não utilizei canela, mas fica a seu critério colocar ou não. Nas minhas pesquisas para aprender a fazer um bom suco de maçã descobri que é importante utilizar maçãs bem maduras e naturalmente adocicadas, como por exemplo a Fuji, Vermelha e Gala. E se for possível, misturar vários tipos de maçãs.

Cortando as maças

Purê de maçã

O preparo é bem simples, é só lavar bem as maçãs, de preferência as orgânicas, cortar em pedaços, tirar as sementes e o caroço, e cozinhar até ficarem macias. Depois é só peneirar, deixar esfriar e adoçar a gosto se achar necessário. Como resultado você terá um suco caseiro, fresco, saboroso, e mais barato e saudável do que os comprados em supermercados. Isso sem contar que o resíduo que sobra da fabricação do suco, é nada mais nada menos que o purê de maçã, que nesse caso eu utilizei para fazer muffins de maçã com canela. Assim não desperdicei nada, em breve publico a receita por aqui.

Suco de maçã

SAUDÁVEL
SABOROSO
RICO EM VITAMINAS
LEVEMENTE ADOCICADO

INGREDIENTES:
7 maçãs orgânicas e maduras (ou mais)
Açúcar a gosto (opcional)
Água

COMO FAZER:
1- Lave bem as maçãs e corte em pedaços, retire as sementes e o caroço, não precisa tirar a casca;
2- Coloque as maçãs numa panela grande e adicione água até quase cobri-las. Cozinhe até ficarem macias;
3- Desligue o fogo e deixe resfriar para depois peneirar o suco. Quanto mais fino a peneira, mais fino será o suco. Adoce a gosto se achar necessário;
4- Transfira para uma jarra ou garrafa e guarde na geladeira. Melhor se consumido gelado.

DICA: Você pode adicionar canela a gosto para ficar mais saboroso.

BOM APETITE!

  1. Claudia de Albuquerque rocha says

    Olá!! Trabalho o dia tdo gostaria de saber se eu posso bater a maçã com água e levar p trabalho p tomar na hr do almoço se nesse período pode perder os nutrientes da fruta??

    • André says

      Oi Claudia! O melhor mesmo é tomar logo depois de fazer, mas não vejo problema de fazer com antecedência. Pode perder um pouco dos nutrientes, mas creio que não muito. Fora que é muito melhor um suco caseiro do que um de caixinha. Abraços!

  2. Minervina says

    Oi Andre eu gostaria de saber se eu espremo as maças como quem espreme batata ou ultilizo so a agua mesmo.

    • André says

      Oi Minervina! Depois de cozinhar você passa as maçãs pela peneira para extrair o suco, só utiliza a água mesmo. Eu pressiono um pouco os pedaços na peneira com uma colher para sair bem o suco. Abraços!

  3. Luciano says

    André td bem ?

    Eu estava vendo uma reportagem no Globo Repórter dessa semana , lá na França na região da Bretanha eles fazem um suco concentrado de maçã, 1,5kg de maçã rende 1 lt. E eles engarrafam, provavelmente se conserva por meses. O que eu poderia fazer para manter por meses se possível sem adição de conservante, como esse suco integral que vc encontrou em SC ? Será que engarrafar e vedar bem é suficiente?
    Abraço.

    • André says

      Oi Luciano! Tudo bem sim, e com você? O processo de ferver o suco para fazê-lo acabada eliminando as bactérias e fungos que iriam fermentar ele e estragar. Além disso, fechar bem a embalagem à vácuo, como as marcas fazem, também impede a proliferação de bactérias e fungos, uma vez que não há oxigênio para sobreviverem. Usar frascos esterilizados também é importante para uma maior conservação. Fazendo isso o suco se conserva por um bom tempo em local seco e fresco. Abraços!

  4. José Vinicius says

    Prezado André Luiz, então esse é o verdadeiro “suco integral de maçã”? Será que a partir dele eu consigo obter a sidra de maçã fermentada?

    • André says

      Oi José! Esse suco não é integral porque tem adição de água no preparo, o integral seria 100% fruta, o que não é o caso. Acho que não dá pra obter sidra de maçã com esse suco. Abraços!

  5. Gabriela says

    O suco de maçã pode ser congelado?
    O gosto após o descongelamento fica ruim?

    • André says

      Oi Gabriela! Eu nunca congelei esse suco, mas acredito que dá pra fazer isso sem alterar seu sabor. Deve ficar bom mesmo após descongelado. Abraços!

      • Gabriela says

        Fiz o teste e congelei, descongelei algumas horas antes de ser consumido e ficou ótimo!
        Obrigado

    • André says

      Oi Roberta! Você pode armazenar na geladeira por cerca de 2 a 3 dias. De nada e abraços!

    • André says

      Oi Jéssica! Sim, a quantidade de água é praticamente a mesma de maçã, até quase cobrir elas.

  6. Gabi says

    Oii, estou testando fazer agora. Eu já piquei as maçãs lavadas, já tirei os caroços e elas estão no Fogo cozinhando. Quanto tempo leva até ficarem Macias no ponto?

    • André says

      Oi Gabi! O tempo que levam para cozinhar depende muito do seu fogão. Mas demora em média de 20 a 30 minutos.

  7. Eli says

    Oi! Não entendi bem, pode bater no liquidificador? É a água utilizada é a mesma do cozimento?
    Obrigada.

    • André says

      Oi Eli! O suco de maçã é a água do cozimento. Não precisa de liquidificador. De nada, abraços!

      • André, usar a água do cozimento pode ser mais econômico, mas as maças são envoltas em parafinas e agrotóxicos durante a produção para protege-las de insetos, fungos, etc. Acredito ser mais prudente desprezar a água do cozimento e usar agua limpa para fazer o suco, quanto ao bater no liquidificador isso me permitiu obter um suco mais encorpado e homogêneo sem ter que peneira-lo.

        • André says

          Oi Ricardo! Utilizo somente maçãs orgânicas para fazer o suco, teoricamente não deveriam ter parafinas e agrotóxicos. Boa ideia bater no liquidificador para obter mais suco, obrigado pela dica. Abraços!

  8. Andréa V L Henry says

    Olá André,
    Estou procurando uma receita fácil de suco de maçã! Vou tentar a sua!
    Vou tomar um litro por dia durante 7 dias! Diz que é um detergente para o corpo! Faz uma faxina no fígado/vesícula. Será que perde o poder adstringente pelo fato de ser cozida?

    • André says

      Oi Andréa! Boa pergunta, não sei te dizer se ela cozida perde o poder adstringente. Você chegou a pesquisar no Google? Espero que goste da receita 😉 Abraços!

  9. Fulvia says

    Oie! Fiz o suco de maçÃ, estou aguarDando esfriar para peneirar. Quero a receita dos mufins para aproveitar as maçãs, disponibiliza por favor. Obrigada!

  10. Oi, tenho uma centrífuga p sucos maravilhosa, mas minha dúvida é:posso fazer os sucos de maçã ou abacaxi e congelar em garrafinhas? E retirar por dia só o que irei tomar? Não oxida e não perde seu valor nutricional? Obrigada

    • André says

      Oi Fabi! Sim, você pode fazer e congelar depois. Só não sei te dizer a respeito dos valores nutricionais, mas acredito que o suco congelado perde os nutrientes. Também não sei te dizer se oxida. Abraços!

    • Lara Milhome Romão says

      Congelar não reduz o valor nutricional, inclusive potencializa… Você pode até congelar em forminhas de gelo para bater depois com outras frutas. Mas em freezer caseiro a validade é de 3 meses no máximo (não é tão grande como a validade das polpas que encontramos nos mercados).

      Espero ter ajudado…

      Um abraço

      • André says

        Oi Lara! Muito obrigado por compartilhar essa informações 😉 Bom saber que potencializa o valor nutricional. Ajudou muito querida. Abraços!

  11. Ianna says

    Acabei de fazer e experimentar esse suco maravilhoso! Muito agradecida pela receita, eu nunca iria pensar em fazer dessa forma, sempre fiz batendo as maças no liquidificador e realmente a textura e gosto são muito deferentes.

    • André says

      Oi Ianna! Sim, é bem diferente o sabor a textura com as maçãs cozidas. Eu adoro esse suco, é muito bom né. Que bom que você gostou 😉 Abraços!

  12. Rodrigo says

    Ola Andre! Bacana seu blog. Curti as receitas em geral. Parabéns! Esta do suco rende quanto? 1L? Caso não o quanto seria para render 1L? Obrigado e abraços!

    • André says

      Oi Rodrigo! Que bom que você gostou do blog. Obrigado! Essa receita rende aproximadamente 800ml. Para render 1 litro, adiciona mais umas 2 maçãs e um pouco mais de água. De nada, abraços!

  13. Oi André adorei o suco de maça. Por favor gostaria que me envia se outras receita. Obrigada

    • André says

      Oi Leia! Que bom que você gostou do suco. No blog tem mais de 100 receitas, e toda semana eu publico uma nova. Dá uma pesquisa nele. Você procura por alguma em específico?

  14. Amei a receita! Fiquei tentata a fazer já que tenho uma feira orgânica na porta de casa com fácil acesso a uns três tipos de maçãs. Vou tentar com certeza! Agora me diz…essa receita rende quanto? Pela foto tá parecendo 1l. Será? Rs

    Obrigada por compartilhar.

    • André says

      Oi Esther! Nossa, que delícia ter uma feira orgânica na porta de casa. Bem que eu queria ter uma pertinho de casa hehehe. Essa receita rende entre 800ml a 1 litro. Isso depende de você, se gosta de um sabor mais encorpado sugiro colocar menos água no preparo. Agora se gosta de um sabor mais sutil, pode colocar mais água. De nada e abraços!

  15. Gabriela Pereira says

    Vim aqui dizer que acho seu blog uma maravilha, estou louca pra testar tudo! 😀 Sobre essa receita, inventar moda às vezes não funciona: quis cozinhar as maçãs no vapor por medo de perder nutrientes e claro que não deu certo, mas na hora não me pareceu tão óbvio que toda a água/suco ia evaporar… ): Então fica o aviso pra quem pensou na mesma coisa hahah da próxima eu sigo à risca!

    • Oi Gabriela! Fico muito feliz que tenha gostado do meu blog 😉 Pois é, inventar moda às vezes não funciona, eu também já fiz muitas coisas erradas na cozinha só porque eu queria deixar mais saudável a receita, mas isso nem sempre funciona. Obrigado por compartilhar sua experiência. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *