Lanches, Pratos principais, Receitas
comentários 41

Hambúrguer de lentilha

A receita de hoje é de um delicioso hambúrguer que supera todas as expectativas, até mesmo quem está acostumado a comer hambúrguer de carne bovina vai gostar. O preparo é bem simples e rápido, em poucos minutos você já vai estar degustando essa maravilha. Você pode montar seu lanche do jeito que preferir, na foto acima o meu hambúrguer é acompanhado de tomate, cebola roxa, ketchup e broto de alfafa, um gigante pra matar a fome. Outra forma que gosto de comer é acompanhado de maionese de tofu e espinafre, mais simples, mas não menos delicioso.

Existem diversos tipos de hambúrgueres vegetais, como de grão de bico, quinoa e feijão, mas o meu preferido é de lentilha, o mais comum de ser encontrado em supermercados e lanchonetes é o de soja. Os sabores variam muito de uma marca ou lanchonete para outra por causa do tempero que é usado, então se você não gostar de um pode ser que goste de outro. Ou seja, o segredo de um bom hambúrguer vegetal está no tempero, ou melhor dizendo, de qualquer comida né.

hamburges antes de fritar

Hambúrgueres cru

Para temperar eu só usei cebola dourada e salsa picada, mas você pode acrescentar o tempero que preferir. Essa receita rende mais ou menos cinco hambúrgueres, eu sempre gosto de fazer bastante porque assim eu congelo o que sobra. Quando estou a fim de comer eu só retiro do congelador e frito no óleo vegetal, nem precisa esperar descongelar pra fritar, em menos de 5 minutos já tenho um hambúrguer saudável e saboroso no meio da correria da semana.

hamburger pronto

VEGANO
SEM COLESTEROL
RICO EM PROTEÍNAS
CROCANTE POR FORA
SUCULENTO POR DENTRO

INGREDIENTES:
1 xíc. de lentilha crua
1 xíc. de farinha de aveia (ou farinha de arroz para intolerantes a glúten)
1 cebola grande
Sal a gosto
Salsa a gosto (opcional)
Óleo vegetal

COMO FAZER:
1- Em uma panela grande cozinhe a lentilha até ficar macia;
2- Escorra a água e transfira para um prato grande. Amasse com ajuda de um garfo, não precisa ficar homogêneo, pode deixar alguns grãos inteiros para dar textura ao hambúrguer;
3- Pique a cebola em cubinhos e doure no óleo vegetal. Para sujar menos louça indico você a dourar a cebola na mesma panela usada no cozimento da lentilha;
4- Misture a lentilha amassada com a cebola dourada, salsa picada, sal a gosto e farinha de aveia (ou outra farinha);
5- Modele os hambúrgueres no tamanho e espessura que quiser;
6- Aqueça um fio de óleo vegetal e frite o hambúrguer nos dois lados até ficar dourado. Os hambúrgueres  que você não for consumir congele sem fritar para os próximos dias.

BOM APETITE!

  1. Pingback: Hambúrguer vegano para dar e vender l Entre Anas

  2. Lucas says

    André, tudo bom?
    Olha, eu fiz conforme a receita, mas ele ficou um pouquinho esfarelado. Usei aveia.
    Serpa que foi a quantidade? O que você acha?
    De qualquer forma, o sabor ficou gostoso e repetirei.
    Um abraço,
    Lucas.

    • André says

      Oi Lucas! Tudo bem sim, e com você? Talvez a lentilha tenha secado demais depois de cozida. Como ela tá bem quente evapora bastante água. Tenta colocar um pouco azeite de oliva na massa se estiver muito esfarelento na próxima vez, ou menos aveia. Quem sabe resolve o problema. Abraços!

  3. Érika says

    Olá! Descobri o blog recentemente e já declarei aberta a temporada de testar as receitas daqui. Me diz uma coisa, qual a proporçao de água/lentilha na hora de cozinhar? E o hamburguer consegue pegar liga só com a farinha, nao fica quebradiço na hora de montar e fazer?

    • André says

      Oi Érika! Uau, espero que goste das receitas 😉 Geralmente eu uso a proporção de 1 (lentilha) pra 4 (água) na hora de cozinhar. Sim, ele consegue pegar liga só com a farinha, fica um pouco frágil, mas dá liga sim. Você pode adicionar um pouco de farinha de linhaça para dar uma liga extra se achar que está muito quebradiço. Abraços!

  4. Andreza says

    Oiii. Acabei de fazer! Modelo como hambúrguer e como almôndegas para fazer ao molho! Divino! Obrigada pela receita!
    Obs: acrescentei chia! 😃

    • André says

      Oi Andreza! Que bom que você gostou, é muito bom né! Sabe que eu nunca modelei como almôndega, deve ficar incrível também. De nada e abraços!

  5. Grazi Fernandes says

    O hambúrguer fica uma delícia. Eu experimentei colocar açafrão e ficou muito bom!
    Receita super fácil e simples de fazer.

    • André says

      Oi Grazi! Que bom que gostou da receita 😀 Deve ter ficado ótimo com açafrão. Abraços!

  6. Grazy gomes says

    Olá..gostaria de saber se posso assar os hambúrgueres ao invés de fritar? Obrigada

    • André says

      Oi Grazy! Sim, dá certo também assar os hambúrgueres em vez de fritar. Eles não vão ficar com uma casquinha crocante, mas vão ficar bem gostosos também. Abraços!

  7. Helena says

    Amei o hamburger, simples e delicioso! Costumo desanimar porque a maioria das receitas veganas que vejo na internet tendem a ser bem complicadas e levam coisas que nunca nem imaginei ter em casa uahsa, não sou nenhuma rainha da cozinha!
    Obrigada por compartilhar essa receita, vou dar uma olhada em outras daqui! Abraços e parabéns pelo blog!

    • André says

      Oi Helena! Que bom que você gostou do hambúrguer. Hahaha verdade, tem muitas receitas veganas com ingredientes não muito comuns. Espero que goste das outras receitas. Obrigado e abraços!

  8. Catarina says

    Olá, André!
    Sobre as farinhas: poderia ser usada farinha de trigo integral?

    Meus parabéns pelo trabalho! 😀

    • André says

      Oi Catarina! Pode sim usar a farinha de trigo integral, eu não recomendo muito porque como ela tem sabor mais forte, vai interferir no sabor do hambúrguer. Mas dá super certo, tenta adicionar o menos possível até dar liga e conseguir modelar os hambúrgueres. Obrigado e abraços! 😀

    • André says

      Oi Carol! Você pode usar farinha de rosca ou de mandioca. Abraços!

  9. Regina says

    Oi, André!
    Descobri seu blog ontem à noite. Fiz esse hamburger para minha filha e ela achou uma delícia!

    • André says

      Oi Regina! Fico feliz em saber que sua filha gostou do hambúrguer 😀 Abraços!

  10. Jéssica says

    Amei a receita,André! Foi minha primeira vegana e ficou uma delícia, além de ser super fácil de fazer. =)

    • André says

      Oi Jéssica! Fico feliz em saber que você gostou da receita 😀 É muito bom né. Abraços!

  11. Eduardo says

    olá André, fiz a receita e deu super certo, acresecentei alho, pimenta calabresa e salsinha, ficou muito bom!
    obrigado por compartilhar. 😉

    • André says

      Oi Eduardo! Que bom que deu certo a receita 😀 Nossa, deve ter ficado melhor ainda com alho e pimenta calabresa. De nada e abraços!

  12. Alice says

    Mais uma receita que faço do seu blog, que dá super certo!
    Confesso que venho semanalmente escolher um prato daqui…
    Mais uma vez, PARABÉNS, pois além de receitas incríveis, são saudáveis! Fugindo da ideia de junk food vegano! Rsrs
    Aaahh e eu assei, deu super certo!

    • André says

      Oi Alice! Uau, bom saber que minhas receitas dão certo hehehe. Fico feliz que esteja gostando delas 😀 E obrigado pela dica, vou fazer assado da próxima vez, bom saber que dá certo 😉

  13. Flavia Leticia says

    Fiz e amei!!!!delicioso!!!! Fiz com farinha de aveia e não coloquei toda a xícara! E como sou fa de alho’ cozinhei a lentilha com dois dentes de alho e depois amassei junto!!! Ficou muito bom!!! Obrigado por compartilhar esta delicia!!!!

    • André says

      Oi Flavia! Que bom que você gostou da receita 😀 Boa ideia usar alho para temperar, deve ter ficado maravilhoso. De nada. Abraços!

    • André says

      Oi Neide! Eu nunca fiz assado, mas pode sim. Só não sei como fica a textura, mas o sabor não deve mudar. Se fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

  14. Pingback: Cupcakeando » Arquivos » O que eu vi por aí – Links legais

  15. Linda says

    Ola, would vegan ha 18 anos e nao tinha encontrado ainda uma receita tão facil e saborosa. Fiz com a aveia e so com a de arroz . Ficam maravilhosas! Crocante por fora e macias por dentro! Incrivel! Adorei. Vou olhar seu blog com carinho. Namaste!

    • André says

      Oi Linda! Uau, fico feliz em saber que tenha gostado do hambúrguer 😀 Eu adoro hambúrguer de lentilha, sempre faço. Espero que goste das outras receitas. Abraços!

  16. Noemí Iwanaga says

    Olá, André! Sou vegetariana há 15 anos, e sempre pesquiso vários sites, revistas, livros e programas culinários, pois quem é vegan/vegetariano acaba tendo que cozinhar a própria comida. Adorei seu blog! É super agradável, com receitas rápidas, muito saborosas e sofisticadas para o dia-a-dia, e ainda com a preocupação do uso de ingredientes simples, sem glúten e os mais naturais possíveis! Ideal para quem quer se alimentar bem e com qualidade. Para alguém tão novinho e tão consciente, você é um exemplo a ser seguido!! Parabéns!!

    • André says

      Oi Noemí! Que legal você ser vegetariana a 15 anos. É verdade, quem é vegano/vegetariano sempre tem que cozinhar a própria comida. Fico muito feliz em saber que tenha gostado do blog querida 😀 E muitíssimo brigado pelo seu comentário maravilhoso e inspirador. Abraços!

  17. Giseli says

    Bom dia! Fiz ontem e infelizmente não deu certo. Ficou super esfarelado e seco. Mesmo assim congelei. Alguma sugestão para reverter isso? Parabens pleo lindo blog!

    • Oi Giseli! Que pena que não deu certo. Pode ser que você colocou muita aveia. Mas acredito que fritando o hambúrguer ele irá ficar mais úmido e gostoso. Como você já congelou ele não deve se esfarelar na hora de fritar. Espero que consiga 😉 Abraços!

      • Giseli says

        Fiz com farinha de arroz e usei uma xícara de farinha para uma xícara de lentilha, conforme a receita….Enfim…Às vezes de primeira não da certo… Eu raramente frito alguma coisa, faço tudo na Air Fryer. O sabor ficou delicioso, mas realmente não deu liga. Enfim! Beijos e obrigada pela resposta!

  18. Marina Moreira says

    Olá! Essa delícia fica quanto tempo conservada a geladeira/congelador?
    Parabéns pelo lindo blog! =)

    • Oi Marina! Congelado o hambúrguer dura em média de um mês, já na geladeira acredito que dura uns 3 dias, mas indico você congelar pra durar mais tempo. Obrigado pelo elogio! Fico muito feliz em saber que tenha gostado 😉 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *