Sorbet de manga com gengibre

Nada como um sorbet saboroso e saudável para se refrescar no calor do verão. Nessa receita combinei o sabor adocicado da manga com a acidez do limão e com um toque de picância do gengibre para dar camadas extra de sabor. 

Quando madura, a manga apresenta polpa carnuda, suculenta e perfumada. Perfeita para fazer sucos, picolés, sorvetes (base de leite) e sorbets (base de água). Deixando qualquer preparação mais aveludada graças a sua textura.

Nessa receita usei a manga palmer, mas você pode usar a variedade que preferir. A dica é, quanto mais madura e com menos fiapo melhor. Uma vez que seu sabor e aroma estarão mais acentuados, e a ausência de fiapos melhora a textura. Se estiver bem docinha melhor ainda, nem vai precisar usar açúcar para adoçar.

Existem duas formas de preparar esse sorbet. A primeira é processar os ingredientes até obter um suco e depois congelar. Já a segunda opção é congelar primeiro a manga em cubos e depois processar com os outros ingredientes. Abaixo explico o passo a passo das duas opções. No sorbet das fotos fiz seguindo a opção 1 com máquina de sorvete.

Você vai precisar de…
Manga – 2 médias (850 g)
Água filtrada – 1/2 xícara (125 ml)
Açúcar demerara – 1/4 xícara (60 g) – opcional (ver nota)
Sumo de limão – 3 colheres de sopa (45 ml)
Gengibre descascado e picado – 1 colher de chá (3 g)

(OPÇÃO 1) Como fazer…
1- Em uma panela misture o açúcar e a água. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar até o açúcar dissolver completamente e formar uma calda. Retire do fogo e deixe esfriar.
2- Descasque a manga e retire a polpa. Transfira para o liquidificador e adicione o sumo de limão, o gengibre e a calda de açúcar (ou a água se não estiver usando o açúcar) em temperatura ambiente. Bata bem até obter um creme liso.
3- Se você não tiver máquina de sorvete:

  • Coloque a mistura em uma tigela e leve ao congelador. A cada 1 hora, retire do congelador e bata bem com uma colher ou batedor de arame. Repita o procedimento por cerca de 5 vezes, até que a mistura esteja bem consistente. Leve ao congelador por mais 2 horas antes de servir.

Se você tiver uma máquina de sorvete:

  • Coloque a mistura no congelador por cerca de 2 horas até gelar bem. Transfira para a máquina de sorvete e siga as instruções do fabricante até obter uma massa consistente. Transfira para um recipiente e leve ao congelador por mais 2 horas antes de servir.

4- Para servir, retire o sorbet do congelador por cerca de 5 minutos antes para amolecer. Dura cerca de 1 mês congelado.

Nota: se você não quiser usar o açúcar, pule a primeira etapa do preparo e siga o restante normalmente.

(OPÇÃO 2) Como fazer…
1- Descasque a manga e corte em cubinhos. Transfira para uma assadeira e leve para congelar por cerca de 4 horas.
2- Retire do congelador e deixe em temperatura ambiente por cerca de 5 minutos para amolecer.
3- Coloque os pedaços no processador e adicione o sumo de limão, o gengibre ralado e o açúcar demerara (opcional). Nesse método de preparo não precisa usar água. Processe até ficar bem cremoso, com consistência de sorvete. Pare de bater aos poucos e misture os pedaços com uma espátula para ficar homogêneo.
4- Sirva logo em seguida ou se preferir leve de volta ao congelador por mais 2 horas para obter uma consistência mais firme.

7 Comentários

  1. Sandra Luz

    Olá, André.
    Adoro manga! Cor, sabor, aroma, maciez… 😋
    A opção 2 é bem mais rápida e mais fácil de fazer.
    O resultado é muito diferente do da opção 1 em termos de textura e até mesmo de sabor?
    Obrigada.

    • André

      Oi Sandra! Sim, a opção 2 é bem mais fácil de fazer. O sabor de ambas opções são iguais. O que muda mesmo é a textura. A opção 1 fica aerada e com pequenos cristais de gelo. Já a opção 2 fica mais compacta e com bastante cristais de gelo depois de congelado. Se for consumir tudo logo a opção 2 é boa, se for deixar congelado para comer aos poucos indico a opção 1. De nada e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *