3 anos e um BOLO BRIGADEIRO para comemorar

Nesse mês o blog fez aniversário e completou 3 anos. Gostaria de agradecer imensamente a todos que acompanham minhas loucuras na cozinha 💚 Ao longo desse tempo rolaram muitas coisas por aqui, foram mais de 180 receitas publicadas,

mais de 3 milhões de visualizações, milhares de e-mails recebidos, e até um livro lançado nas livrarias. Sem os acessos, comentários, e-mails, curtidas e compartilhamentos de vocês, com certeza o blog não teria chegado até aqui. Muitíssimo obrigado!

Aniversário tem que ter bolo né!? Ainda mais de um blog de culinária hehehe. Para comemorar criei um BOLO BRIGADEIRO maravilhoso! Depois de três testes cheguei em um resultado incrível. Acho que 3 anos criando receitas me deram experiências suficiente para produzir essa belezinha. Ninguém vai acreditar que é vegano, consequentemente sem lactose, e ainda sem glúten.

A massa, feita com um mix de farinha de arroz integral, polvilho doce e bagaço do leite de amêndoas, fica bem macia, aerada e úmida. Nada de massa ressecada e quebradiça. Já o recheio e a cobertura é de brigadeiro vegano, feito com leite de amêndoas condensado que já ensinei a fazer aqui. O sabor e a consistência ficam IGUAIZINHOS do tradicional.

Não vou mentir, mas esse bolo deu um trabalhão da porra pra fazer hahaha. Primeiro fiz o leite de amêndoas, depois transformei em leite condensado, pra enfim fazer o brigadeiro. Isso sem contar a massa, que fiz em duas fornadas porque não tenho duas fôrmas iguais. Mas no final valeu super a pena, por isso que tô compartilhando a receita com vocês.

Vocês podem dividir o trabalho em dois dias. No primeiro dia eu fiz o leite de amêndoas e condensei ele. Já no segundo fiz o brigadeiro, a massa e montei o bolo. Acaba não sendo tão cansativo dessa forma.

Um bolo especial merece uma decoração especial né!? Eu queria ter usado chocolate granulado, aquele usado em brigadeiro mesmo, para decorar. Porém não encontrei nenhuma marca decente, todas tinham açúcar, gordura vegetal hidrogenada, e algumas até amido de milho transgênico, nos primeiros ingredientes da lista.

Desisti dessa ideia e acabei fazendo lascas de chocolate 70% cacau (vegano e sem glúten da marca Nugali) com um descascador de legumes. Para finalizar a decoração usei flores e folhas (ora-pro-nóbis) orgânicas e comestíveis.

Se preferirem, vocês podem fazer o bolo com apenas um andar. Nesse caso reduzam a quantidade dos ingredientes pela metade. E se não quiserem fazer o bolo, façam pelo menos o brigadeiro e sejam felizes hahaha. Outra coisa, é possível fazer a massa com farinha de trigo branca (sempre que possível escolham a orgânica). Nesse caso pode seguir a receita da nega maluca (bolo de chocolate) que tem aqui.

Você vai precisar…

para o brigadeiro (cobertura e recheio):
Leite de amêndoas condensado – 3 xícaras (800 g) receita aqui
Cacau em pó – 3 colheres de sopa (16 g)
Óleo de coco derretido – 1 colher de sopa (15 ml) opcional – serve para dar brilho

para a massa:
Farinha de arroz integral ou branca –1 xícara (130 g)
Polvilho doce – 1 1/2 xícara (170 g)
Bagaço do leite de amêndoas – 1/2 xícara (50 g)
Açúcar mascavo peneirado – 2 xícaras (300 g)
Cacau em pó – 1/3 xícara (30 g) + um pouco para untar a fôrma
Água morna – 1 xícara (250 ml)
Avocado maduro e amassado – 1/2 xícara (100 g) – serve para deixar a massa úmida
Óleo vegetal (usei de coco) – 1/4 xícara (60 ml) + um pouco para untar a fôrma
Vinagre de maçã ou sumo de limão – 2 colheres de sopa (30 ml)
Bicarbonato de sódio – 1 colher de sopa (15 g)
Extrato de baunilha – 1 colher de sopa (15 ml) opcional
Leite vegetal ou água – o suficiente para umedecer a massa na hora de montar o bolo

Como fazer…

o brigadeiro:
1- Comece preparando o brigadeiro. Em uma panela média misture o leite condensado, o cacau em pó e o óleo de coco até obter uma mistura lisa e homogênea. Se o cacau em pó não dissolver direito bata no liquidificador.
2- Leve ao fogo médio e cozinhe sem parar de mexer até dar o ponto de brigadeiro, ou seja, quando você raspar a panela e mostrar o fundo limpo. Isso pode levar cerca de 10 a 15 minutos.
3- Desligue o fogo e transfira o brigadeiro para outro recipiente. Reserve até esfriar completamente. Não leve à geladeira, senão vai ficar muito duro e difícil de espalhar depois.

a massa:
1- Enquanto o brigadeiro esfria prepare a massa. Em um recipiente grande misture a farinha de arroz, o polvilho doce, o bagaço do leite de amêndoas, o açúcar mascavo e o cacau em pó. Reserve.
2- Em um liquidificador adicione a água, o avocado, o óleo vegetal e o extrato de baunilha. Bata bem até obter um creme liso, sem pedacinhos de avocado.
3- Adicione aos poucos os ingredientes líquidos aos secos, mexendo com um batedor de arame ou colher até obter uma mistura lisa. Reserve.
4- Preaqueça o forno a 180 °C.
5- Unte uma fôrma (usei uma com 20 cm de diâmetro) com um pouco de óleo. Polvilhe cacau em pó e reserve.
6- Caso você não tenha 2 fôrmas iguais para assar as duas camadas ao mesmo tempo. Separe a massa em duas porções iguais e adicione o bicarbonato só quando for assar.
7- Em uma das partes da massa adicione 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de vinagre ou sumo de limão. Misture rapidamente e transfira para a fôrma.
8- Nivele a massa e leve ao forno preaquecido por cerca de 25 minutos, ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no centro.
9- Retire do forno e espere 15 minutos para desenformar. Caso você desenformar com a massa muito quente ela pode quebrar.
10- Lave a fôrma, unte novamente e repita a etapa 10, 11 e 12 com a outra parte da massa. Espere as duas camadas de massa ficar em temperatura ambiente para montar o bolo.

Como montar o bolo:
1- Coloque uma das camadas de massa no centro de um prato grande. Pincele leite vegetal ou água (usei leite de arroz) sobre a massa para deixar mais úmida. Espalhe o brigadeiro sobre, sempre do centro para a borda, formando uma camada grossa. Utilize duas colheres ao mesmo tempo para facilitar essa etapa.
2- Cubra o recheio com outra camada de massa. Pincele leite vegetal ou água novamente. Espalhe o restante do brigadeiro sobre a massa e na lateral.
3- Finalize polvilhando raspas de chocolate 70% cacau ou do jeito que preferir.

Dicas: Consuma em até 3 dias e armazene em um lugar fresco e seco coberto por algum recipiente ou pano. Não indico guardar na geladeira porque o brigadeiro vai ficar um pouco duro e a massa ressecar.

Rendimento: 12 pedaços

28 Comentários

  1. Fernanda

    André, comprei seu livro para o meu namorado que AMOU e acabou que eu virei sua fã de carteirinha! Obrigada <3

    • André

      Oi Fernanda! Oba, fico feliz que ele gostou do livro e por você ter gostado do blog também 😀 De nada e abraços!

  2. Aline Macedo

    Parabéns pelo blog! Vou seguindo, reproduzindo e amando as receitas. Sucesso!!!

    Comecei o preparo para o leite de amêndoas (leite condensado) e já adquiri os outros ingredientes, menos um: avocado. Posso utilizar abacate comum no lugar?

    Obrigada!

    • André

      Muito obrigado Aline! 😀 Espero que goste da receita. Então, semana passada testei a receita da massa usando abacate no lugar do avocado e deu super certo. Vai fundo! De nada e abraços!

  3. Ana Paula Medeiros

    Oi, André, parabéns pelo blog.

    Meu filho é vegano e completará 3 anos em abril. Estava mesmo procurando um bolo para comemorar o aniversário dele.
    Esse veio a calhar.

    Muito obrigada.

    Iniciei os testes e acabo de colocar a primeira parte no forno e fiquei com uma dúvida: não vai mesmo fermento na massa? Obrigada. Bjo.

    • André

      Oi Ana! Obrigado 😀 Espero que você e seu filho gostem desse bolo. Não vai fermento na massa. Para crescer usei a mistura de bicarbonato de sódio (que também vai deixar a massa mais escura) e sumo de limão (ou vinagre de maçã). Se você quiser usar fermento é só deixar de lado esses dois ingredientes e substituir por 1 colher de sopa de fermento químico em pó. De nada e abraços!

  4. Raquel

    Parabéns pelo aniversário! Esse blog é querido e especial. Caí aqui porque estava pesquisando sobre leites vegetais. Desde então descobri as mil e uma utilidades da castanha de caju (sou intolerante à lactose), e fiquei apaixonada pelo “cream cheese” feito com ela, inclusive recomendo pra todo mundo!

    • André

      Muito obrigado Raquel 😀 Uau, fico feliz em saber que você gosta do blog e do “cream cheese”, é muito bom né!? Abraços!

  5. Caroline Custódio

    Parabéns pelos 3 anos!! Acompanho as receitas do blog desde a metade do ano passado e posso dizer que admiro muito o seu trabalho.

    Muito sucesso! 🙂

    • André

      Oi Caroline! Muito obrigado! Fico feliz em saber que você gosta do meu trabalho 😀 Obrigado e abraços!

  6. Neusa Christen

    Ooops!!! 3 anos!!!! A comemoração vai rolar aqui em Santa Catarina? No carnaval? Parabéns André pelo teu trabalho perfeito!

    • André

      Oieee! Já rolou a comemoração por aqui hahaha. Teve esse bolo no final de semana hahaha. No carnaval já não sei. Muito obrigado tia 😀 Beijos!

  7. Meu amigo, deu água na boca aqui. Parabéns pelos 3 anos de blog e pelo lançamento do livro, você merece muito sucesso pelo seu capricho e dedicação <3
    Que fotos, que gif, eu tô morrendo pelos olhos uhAUHAUHA

    Beijos!

  8. Rafaela

    André, não vai rolar um videozinho da receita não ? 😀
    Parabéns pelos 3 anos!

    • André

      Oi Rafaela! Por enquanto não 🙁 Minha câmera é péssima para filmagens hahaha, mas está nos planos isso. Obrigado querida 😀 Abraços!

  9. Fábio Silva

    Parabéns, André!
    Continue a nos inspirar com suas receitas tão especiais…

    Abração

    • André

      Obrigado Fábio! Com certeza irei continuar com as receitas 😉 Abraços!

  10. Sandra Luz

    “…trabalhão da porra…” 😂😂😂
    Me deu preguiça de fazer… hehe!
    Mas te envio meus parabéns e votos de mais três anos, depois mais três, mais três e muitos anos de comilança.
    Ah! E eu adorei a tua camiseta de abacaxis! 😉

    • André

      Oi Sandra! Hahaha, obrigado querida 😀 Todo mundo gosta dessa camiseta de abacaxis hahaha. Abraços!

  11. Edmara Cristina Vicenti Fronza

    Parabéns André você merece, adorei o visual, e este bolo de brigadeiro, deve ter ficado maravilhoso, poderias fazer um para nós, hahaha, bjs.

  12. Parabéns pelo sucesso do seu blog!!! Vou testar a receita so que vou usar alfarroba no lugar do cacau!!! Depois te digo se deu certo!!!😉😘

    • André

      Oi Jaqueline! Obrigado querida 😀 Espero que você goste da receita, deve ficar ótimo com alfarroba também. Isso me conta depois. Abraços!

  13. Sensacional! Adoro seu trabalho e seu astral! Portanto, com toda razão, parabéns pelos três anos!
    Abs,
    Mi

    • André

      Oi Mi! Fico feliz em saber que você gosta do meu trabalho e do meu astral hehehe 😀 Muito obrigado! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *