Como, Destaque inicial, Receitas, Sobremesas
comentários 8

Como fazer leite condensado vegano

Queridinho dos brasileiros, em especial das formigas de plantão hahaha, o leite condensado é a base da nossa confeitaria. Tá no brigadeiro, no pudim, nos recheios de bolo, de tapioca, e por aí vai. Brasileiro sempre dá um jeitinho de colocar leite condensado em tudo hahaha, o que pode ser um problema.

Engana-se quem acha que não é possível fazer em casa leite condensado e vegano por sinal. Apesar de que dá um trabalhinho, é possível fazer. Sim, dá trabalho mesmo, não tô mentindo hahaha. Mas vai por mim, leite condensado caseiro e fresco é MARAVILHOSO! Você pode usar do mesmo jeito que o tradicional, a consistência fica igualzinha.

O sabor predominante do leite condensado é o açúcar, então fazer uma versão vegana com sabor parecido do original não é nem um pouco complicado. Acho que nem preciso dizer que leite condensado é uma coisa que não deve ser consumido com frequência, devido a grande quantidade de açúcar que contêm.

Nessa receita o leite de vaca foi substituído pelo leite de amêndoas, e o açúcar branco pelo demerara. Na minha opinião o leite de amêndoas é a melhor opção de leite vegetal, já que tem sabor mais neutro, se assemelhando com o leite de vaca. Para essa receita indico fazer um leite mais concentrado, por isso começo a receita explicando como fazer o leite para depois condensar ele.

Para o leite usei amêndoas adquiridas pela loja online de produtos naturais Temperos Web, eles têm uma boa variedade de produtos, todos naturais e de boa qualidade, com entrega para todo o Brasil. E ainda tem mais, leitores do blog ganham 10% de desconto no valor total da compra (não incluindo o frete) ao utilizar o cupom TEMPEROALTERNATIVO ❤️

Você vai precisar….

para o leite de amêndoas:
Amêndoas cruas e sem sal – 1 1/3 xícara (200 g)
Água filtrada – 4 xícaras (1 litro)

para o leite condensado:
Leite de amêndoas – 4 xícaras (1 litro)
Açúcar demerara – 1 1/3 xícara (300 g)
Bicarbonato de sódio – 1 pitada (opcional)

Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo…
Coloque as amêndoas em um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 4 horas. Essa etapa serve para tirar os antinutrientes, como o fitato, e deixar as amêndoas macias.

Como fazer…
1- Comece preparando o leite de amêndoas. Escorra e descarte a água da demolha. Lave as amêndoas em água corrente e coloque no liquidificador. Acrescente a água filtrada e bata bem por cerca de 3 minutos. Se não couber tudo o copo do liquidificador divida em duas partes.
2- Coe com um pano bem fino ou coador voal. Aproveite o bagaço do leite para fazer uma ricota ou incrementar bolos e panquecas.
3- Antes de começar a preparar o leite condensado coloque um pires na geladeira para gelar.
4- Em uma panela grande coloque o leite de amêndoas e o açúcar demerara. Leve ao fogo médio e cozinhe por 40 minutos, sem parar de mexer até engrossar e reduzir o volume. Sim, é 40 minutos mexendo sem parar, pode chorar hahaha. É imprescindível que a panela seja grande para não derramar o leite quando levantar fervura.
5- Acrescente o bicarbonato de sódio com o fogo ligado e mexa sem parar por mais 1 minuto. Sua função é deixar o leite condensado um pouco mais espesso.
6- Desligue o fogo e retire o pires da geladeira. Pingue uma gota do leite condensado com o pires inclinado, se ele escorrer lentamente está no ponto. Caso contrário continue cozinhando por mais alguns minutos até obter o ponto certo. O leite condensado quente é mais líquido mesmo, por isso o teste do pires para a consistência, quando esfriar ele ficará mais consistente.
7- Transfira o leite ainda quente para uma batedeira ou liquidificador e bata por cerca de 20 minutos até amornar. Se estiver usando um liquidificador deixe a tampa aberta para sair o vapor. Esse processo serve para deixar o leite condensado mais aerado e aveludado.
8- Transfira para um recipiente de vidro com tampa e espere esfriar completamente. Armazene na geladeira por até 7 dias.

Rendimento: aproximadamente 2 1/2 xícaras (depende muito da quantidade de água que evaporou durante o processo)

    • André says

      Oi Jade! Nunca tentei com stevia, então não sei te dizer se funciona. Se testar me avisa como ficou 😉 Abraços!

  1. Fabíola Bessa says

    Será que posso trocar o açúcar por xilitol (adoçante)? Sou diabética e não posso usar o açúcar de jeito nenhum.

    • André says

      Oi Fabíola! Eu nunca tentei com o xilitol, então não sei te dizer se dá certo. Se fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

  2. Marilda Mendes de Souza says

    Que querido! Parabéns André! E muito grata pela partilha. 🙏❤

    • André says

      Oi Marilda! De nada querida, espero que goste da receita 😉 Abraços!

    • André says

      Oi Liz! Dá para fazer com ou sem a pele da amêndoa, eu fiz com mesmo. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *