Destaque inicial, Entradas e acompanhamentos, Sem glúten
Deixe um comentário

Farofa de castanha

Acompanhamento clássico na ceia de Natal brasileira, a farofa é daqueles pratos que tem muitas vantagens. É fácil de fazer, leva poucos ingredientes, rende bastante, é servida em temperatura ambiente e pode ser preparada com antecedência, o que é perfeito para a correria dessa época do ano. Isso sem contar do seu sabor maravilhoso e crocância irresistível, que agrada a família toda.

A base da farofa é a farinha, que pode ser de mandioca (a mais comum) ou de milho, misturada com alguma gordura, geralmente manteiga. Eu uso azeite de oliva ou manteiga de cacau desodorizada, a gordura vai deixar a farofa úmida e saborosa. Sobre essa base surgem inúmeras variações de acordo com o gosto do freguês. Pode ser acrescentado alho, cebola, sal, pimenta do reino, coentro, cebolinha, banana, uva passa, enfim, o céu é o limite.

Nessa receita usei castanha-do-pará para dar um toque natalino e brasileiro. Mas você pode muito bem substituir por castanha de caju, de baru ou usar um mix das três se estiver se sentindo rico hahaha. Acrescentei também raspas de limão tahiti para dar um toque cítrico.

A farinha que usei foi de mandioca flocada do tipo biju, aquela com pequenos flocos crocantes e irregulares. Mas fique à vontade para usar a farinha que preferir. A dica é: para uma farofa mais macia e clara use farinha de mandioca crua. Para uma farofa mais crocante e dourada use a farinha de mandioca torrada.

Você vai precisar de…
Farinha de mandioca flocada (tipo biju) – 2 xícaras (160 g)
Castanha-do-pará – 1/2 xícara (90 g)
Azeite de oliva – 2 colheres de sopa (30 ml)
Alho picado – 1 dente (5 g)
Sal – 1/2 colher de chá (3 g)
Raspas de limão tahiti – 1 colher de chá
Pimenta do reino moída – a gosto (opcional)

Como fazer…
1- Pique metade das castanhas bem finas e a outra em pedaços maiores pra dar textura e crocância. Reserve.
2- Aqueça o azeite em uma frigideira grande e refogue o alho até dourar levemente.
3- Adicione as castanhas e tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem e refogue ligeiramente.
4- Acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo bem para incorporar a cada adição. Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos ou até ficar dourada e crocante. Mexa com frequência para não queimar e torrar uniformemente. Desligue o fogo e reserve.
5- Lave bem e seque os limões. Raspe a casca com um ralador, cuidado para não extrair a parte branca e amargar a receita.
6- Acrescente as raspas na farofa e misture bem. Prove e acerte o sal, se necessário. Sirva ainda quente ou espere esfriar completamente para guardar num recipiente.

Rendimento: 8 porções

Duração: cerca de 1 mês se conservada num pote hermético em lugar seco e fresco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *