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Salpicão vegano

E num piscar de olhos chega aquela época do ano de planejar a ceia de Natal. A partir dessa semana vou publicar aqui no blog algumas receitas para fazer e compartilhar com a família toda.

Começo pelo prato mais brasuca e tradicional que existe nas ceias em terras tupiniquins, o salpicão. Conhecido pela mistura de carne branca, legumes, frutas e maionese, geralmente é servido frio como acompanhamento.

Na minha versão a principal mudança é a substituição do frango pelo shimeji desfiado, que pode ser substituído também pela carne de jaca ou carne de caju, este último já ensinei a fazer aqui. Diga-se de passagem que a versão vegana não deve em nada em termos de sabor e textura.

O bom do salpicão é que é simples de preparar, rende bastante (importante para refeições em família) e pode ser feito com horas de antecedência. Não existe uma receita certa e exata, você pode adaptar do jeito que preferir. O importante é que tenha contrastes de texturas e sabores para enriquecer o prato.

Por exemplo, na minha receita tem a crocância da maçã contrastando com a maciez da batata. A doçura da uva passa, do milho, da ervilha e da cenoura contrastando com a acidez da maçã e com o salgado do shimeji. Tudo isso unido pelo creme de maionese (receita aqui) que confere cremosidade e umidade ao prato.

Na hora de servir você pode polvilhar batata palha para dar mais contraste de textura, caso queira usar sugiro fazer em casa. No blog Herbivoraz, da Julia Guedes, tem uma receita de palha de inhame e mandioquinha que tenho certeza que vai ficar ótimo com esse salpicão 😋

Você vai precisar de…
Shimeji branco ou preto – 1 bandeja (200 g)
Batata – 1 média (200 g)
Cenoura – 1 média (100 g)
Maçã – 1/2 média (100 g)
Milho congelado – 1/2 xícara (85 g)
Ervilha congelada – 1/2 xícara (85 g)
Maionese vegana – 1/3 xícara (80 ml) (usei essa receita, mas pode ser a de tofu)
Uva passa sem semente – 1/4 xícara (35 g)
Pimenta do reino moída – a gosto (opcional)
Sal – 1 colher de chá (5 g)

Como fazer…
1- Descasque a batata e a cenoura e corte em cubinhos.
2- Transfira para uma panela e adicione a ervilha e o milho congelados. Cubra com água e leve ao fogo médio. Cozinhe até ficarem macios.
3- Enquanto cozinha prepare os demais ingredientes. Coloque a uva passa em um recipiente pequeno e cubra com água morna. Reserve por cerca de 10 minutos para hidratar e ficar macia.
4- Limpe o shimeji e corte sua base. Rasgue em pedaços menores com as mãos.
5- Transfira para um frigideira e tempere com 1/2 colher de chá de sal. Leve ao fogo médio e mexa com frequência até reduzir o tamanho e ficar levemente dourado. Não precisa usar óleo ou azeite. Reserve.
6- Descasque a maçã e corte em cubinhos. Reserve.
7- Escorra a água do cozimento da batata, cenoura, milho e ervilha. Transfira para um recipiente maior e adicione a maçã, o shimeji, a maionese e a uva passa escorrida. Tempere com 1/2 colher de chá de sal e pimenta do reino.
8- Misture bem até ficar homogêneo. Se você quiser um salpicão mais cremoso e úmido acrescente mais maionese.
9- Cubra e leve à geladeira por cerca de 2 a 3 horas. Sirva gelado. Dura cerca de 3 dias na geladeira.

Rendimento: Essa receita serve em média 4 pessoas. Para render mais duplique ou triplique a quantidade de ingredientes proporcionalmente.

  1. Vanessa says

    Oi André! Será minha primeira ceia de Natal como vegetariana. Obg por compartihar essa receita maravilhosa.
    Mas me tira uma dúvida: pq a ervilha e milho devem estar congelados?
    Abç

  2. Vanessa says

    Oi André! Será minha primeira ceia de Natal como vegetariana. Obg por compartihar essa receita maravilhosa.
    Abç

  3. Viviane says

    Parabéns pelas receitas natalinas e pelo blog, adorei! Aguardando as próximas!

    • André says

      Oi Viviane! Obrigado, fico feliz em saber que você gostou da receita e do blog 😀 Espero que goste das próximas receitas. Abraços!

  4. Samantha Amâncio Quintiliano says

    Obrigada pela receita, André! Aguardando ansiosamente pelas próximas.

    • André says

      De nada Samantha 😉 Espero que você goste das próximas receitas. Abraços!

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