Como, Entradas e acompanhamentos, Lanches, Post novo, Receitas
comentários 21

Como fazer maionese sem ovos (vegana)

Queridinha de muitas pessoas, a maionese é daqueles molhos que vai bem em quase tudo, no sanduíche,  no hambúrguer, no salpicão, no pão de alho e na salada de batata. Por ter sabor suave é bem versátil, instantaneamente deixa qualquer preparação mais cremosa e suculenta. Acontece que muita gente acha que é difícil de fazer ou tem medo de errar. E acaba cometendo o erro de comprar as industrializadas.

Aqui no blog já ensinei como fazer duas versões de maionese vegana, uma com tofu e outra com abacate. Ambas ficam super cremosas e irresistíveis. Sei que alguns não gostam de tofu ou tem alergia a soja e derivados, idem para o abacate. Por este motivo fiz uma versão sem esses ingredientes. Mas com consistência e sabor bem parecidos com a maionese tradicional. É sério, fica muito parecida! Super cremosa e leve.

Mesmo não levando ovos deve ser consumida com moderação porque é bem gordurosa. Você pode incrementar o sabor adicionando ervas frescas como salsinha e cebolinha, mostarda e até pimenta do reino moída no final do preparo.

Um dos ingredientes que usei foi o leite de amêndoas caseiro, acho ele perfeito para esta receita, uma vez que tem sabor levemente adocicado, que nem o leite de vaca. Não indico substituí-lo por outro leite vegetal se você quer uma maionese parecida com a tradicional.

Uma dica super importante que você precisa seguir para não desandar a receita. Antes de começar o preparo, coloque o leite de amêndoas e o óleo na geladeira até esfriar. É imprescindível que estejam gelados, assim o óleo emulsiona melhor e deixa a maionese firme.

Você vai precisar de…
Leite de amêndoas gelado – 1/2 xícara (125 ml)
Óleo vegetal gelado – 1 xícara (250 ml) – ver nota
Sumo de limão ou vinagre de maçã – 1 colher de sopa (15 ml)
Alho – 1/2 dente (opcional)
Sal – 1/2 colher de chá (3 g)

Como fazer…
1- Coloque no liquidificador o leite de amêndoas e o alho. Tampe e bata em potência baixa apenas para triturar e misturar.
2- Sem desligar o liquidificador, abra a tampinha central e cubra parcialmente a abertura com um pano de prato, no começo espirra bastante. Adicione o óleo em fio, aos poucos e bem devagar até ficar firme. Se você colocar tudo de uma vez pode talhar.
3- Com o liquidificador ainda ligado adicione o sumo de limão ou vinagre de maçã e o sal. Bata só para misturar.
4- Transfira para um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira por até 7 dias.

Nota: o óleo que usei foi de girassol, acho ele ideal para esta receita. Primeiro porque tem sabor mais neutro, e segundo porque não é modificado geneticamente, como os de milho e soja.

Rendimento: 350 ml aproximadamente

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

  1. Paty says

    Leu minha mente, André. Apanhando há dias pra acertar uma maionese, não sabia dessa do óleo frio! Já tava querendo desistir, de tanto que a coisa desandava! Acho que agora vai. Bj!

    • André says

      Oi Paty! Nossa que coincidência hahaha Espero que você consiga acertar o ponto com o óleo frio 😉 Abraços!

  2. Oi André!!! Adorei sua receitinha. Sugiro acrescentar um pouquinho de açafrão, que vai dar uma coloração incrível, e todo mundo vai achar que é uma maionese caseira!!!
    Boa sorte

    • André says

      Oi Nádia! Depois que eu fotografei eu pensei justamente nessa ideia hahaha, de colocar um pouco de cúrcuma para dar uma corzinha. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

    • André says

      Oi Anne! Eu nunca testei com leite de arroz, mas acredito que dê certo que nem o de amêndoas e fique com sabor parecido. Como não tentei não indiquei no post, mas se você tentar me diz como ficou 😉 Abraços!

  3. Aline says

    Adorei! Vou tentar! Somos os loucos da maionese aqui em casa, mas ainda nao acertamos uma vegana digna!

    • André says

      Oi Aline! Espero que vocês gostem dessa receita 😉 Abraços!

  4. Joyce Böel says

    Tenho sempre um funil de plástico ( destes que a gente acha em qualquer supermercado) para colocar no orifício da tampa do liquidificador para bater maionese.
    Não espirra nadinha…

    • André says

      Oi Joyce! Uau, boa ideia. Muito obrigado pela dica. Realmente resolve o problema. Abraços!

  5. Camila says

    Dá certo com azeite.. mas acho desnecessário.. vcs podem fazer TB de chuchu de cenoura, de brócolis.. não fica gosto de cenoura se colocar temperos.. usa a cenoura nomlugar donleite, por ex. E usa óleo..
    Pode ser feita com leite normal, mas aí deixa de ser vegana😗

    • André says

      Oi Camila! Obrigado pelas dicas, ótima ideia fazer com chuchu. Vou tentar fazer na próxima vez 😉 Abraços!

    • André says

      Oi Gabriela! Não indico fazer com leite de coco, a gordura dele endurece em temperaturas mais baixas. Assim a maionese vai perder a cremosidade. Por isso indico o de amêndoas. Abraços!

    • André says

      Oi Andrea! Rola sim fazer com azeite, porém o sabor vai ficar mais forte. Abraços!

  6. Lais Rosa says

    Ei Andre, voce acha que com azeite daria certo? apesar de ficar com sabor mais marcante?

    • André says

      Oi Lais! Sim, rola fazer com azeite de oliva. Vai ficar mais marcante mesmo o sabor, por isso que fiz com óleo de girassol. Mas pode ser com azeite sim. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *