Destaque inicial, Entradas e acompanhamentos, Post novo, Receitas, Sem glúten
comentários 6

Nuggets de tofu

Eu amo tofu! Toda vez que vou na feira livre trago um bloquinho orgânico e não transgênico pra casa. Versátil que é já apareceu em mexidos, moquecas, sanduíches, hambúrgueres e agora em nuggets. Numa versão vegana e saudável, sem gordura e ingredientes refinados.

O tofu pode ter lá sua fama de ser insosso e sem sabor, mas quando bem temperado fica incrível. Usei uma mistura de páprica doce, levedura de cerveja, cebolinha fresca, sal e pimenta do reino para dar sabor, mas fique à vontade para adicionar os temperos que preferir e tiver disponível.

Além de saborosos, esses nuggets ficam com uma casquinha bem crocante quando saem do forno. A medida que esfriam vão amolecendo, por isso indico comer quentinhos. Como usei farinha de milho flocada para empanar, essa receita é sem glúten. Nunca tentei com farinha de rosca, mas acredito que dá certo também. Se você tentar me conta nos comentários como ficou 😉

Você vai precisar de…
Tofu firme – 500 g
Farinha de milho flocada – 3/4 xícara (50 g)
Cebolinha fresca picada – 2 colheres de sopa
Páprica doce – 1 colher de chá (3 g)
Levedura de cerveja – 1 colher de chá (3 g)
Sal – 1 1/2 colher de chá (8 g)
Pimenta do reino moída – a gosto (opcional)

Como fazer…
1- Retire o tofu da água e corte em fatias médias. Envolva em um pano de prato limpo e seco. Coloque um peso sobre para pressionar e tirar o excesso de água. Reserve por cerca de 5 minutos.
2- Em um liquidificador coloque os flocos de milho e 1/2 colher de chá de sal. Ligue no pulsar para triturar rapidamente até obter migalhas. Ou se preferir, coloque os ingredientes em um saco plástico com zíper e bata com um rolo. Transfira para um recipiente e reserve.
3- Transfira o tofu para um prato e esmigalhe com um garfo.
4- Adicione a cebolinha, a páprica doce, a levedura de cerveja, o restante do sal (1 colher de chá) e a pimenta do reino. Misture bem até ficar homogêneo.
5- Modele os nuggets formando bolinhas com as mãos e achatando levemente. Utilize 1 colher de sopa para medir a quantidade de tofu para cada nugget.
6- Empane os nuggets passando nos flocos de milho. Sacuda para tirar o excesso de migalhas.
7- Disponha sobre uma assadeira sem untar e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 30 minutos.
8- Retire do forno e sirva logo em seguida, enquanto está crocante.

Dica: para deixar os nuggets mais saborosos, depois que você misturar o tofu com os temperos, cubra ele e leve à geladeira por cerca de 2 a 8 horas para absorver melhor os sabores e aromas. Depois prossiga com a receita normalmente.

Rendimento: 21 nuggets

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

    • André says

      Oi Steffani! Eu nunca tentei congelar, então não sei te dizer ao certo. Mas acredito que dê sim, se congelar me avisa como ficou 😉 Abraços!

  1. Amo a cozinha é um hobby que tenho que prezo muito.
    Excelente receita, fiz em casa em uma reunião familiar que estavam
    tios, irmãos e amigos foi um sucesso total acharam que eu podia até
    ser cozinheiro de restaurante, segui a receita a risca.
    muito obrigado e parabéns.

    • André says

      Oi Paulo! Que demais, a cozinha é um hobby pra mim também. Fico feliz em saber que foi um sucesso a receita 😀 De nada e abraços!

  2. Catarina da Silva Vilar says

    oi, andré! você mora sozinho? se sim, poderia fazer um post c dicas de como comprar e guardar alimentos para quem vai fazer comida só p si e fica sem saber o q comprar, em q qtd etc?

    • André says

      Oi Catarina! Sim, moro sozinho. Boa dica de post, vou fazer em breve. Obrigado pela ideia 😉 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *