Torta de morango com baunilha

Sobremesas e doces em geral normalmente tem fama de ser algo ruim que deve ser evitado. Mas nem sempre é assim, saiba que é possível se deliciar com um doce saudável e gostoso sem aquela sensação de culpa. A prova disso está bem aqui, neste post, uma deliciosa torta de morango com baunilha que leva pouco açúcar e gordura 😋

A massa é 100% integral, feita com farinha de aveia, amêndoas, melado e óleo de coco, fica bem fininha e sequinha, uma delícia! Nada daquelas massas integrais pesadas e com gosto forte, essa é bem leve e adocicada. Sobre ela vai um creme de baunilha aveludado de sabor suave, feito com leite de amêndoas, fécula de batata, açúcar demerara, ágar-ágar (gelatina vegetal) e extrato de baunilha. E para finalizar com chave de ouro, coloquei sobre o creme morangos orgânicos em fatias finas. Nem preciso dizer que a torta ficou maravilhosa né hahaha.

Usei morangos porque estamos na época, mas você pode muito bem fazer variações e usar outra fruta fresca da estação, tenho certeza que esta torta fica ótima também com uva, amora, kiwi, goiaba e pêssego. O creme de baunilha combina com tudo, então não hesite de usar outra fruta que você goste.

Você vai precisar…

para o leite de amêndoas:
Amêndoas – 1/2 xícara (80 g)
Água – 1 xícara (250 ml) para demolha + 2 xícaras (500 ml) para o leite

para a massa:
Farinha de aveia (sem glúten, se necessário) – 1 xícara (105 g)
Resíduo do leite de amêndoas
Óleo de coco (ou outro óleo vegetal) – 2 colheres de sopa (30 ml)
Água – 2 colheres de sopa (30 ml)
Melado de cana – 1 colher de sopa (15 ml)

para o creme:
Leite de amêndoas – 2 xícaras (500 ml)
Açúcar demerara – 1/4 xícara (55 g) – ver nota
Fécula de batata – 1/4 xícara (40 g)
Extrato de baunilha – 1 colher de sopa (15 ml) – receita aqui
Ágar-ágar – 1/2 colher de sopa (5 g)

para montar a torta:
Morangos orgânicos – 300 g

Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo…
Coloque as amêndoas em um recipiente e adicione 1 xícara de água (250 ml). Deixe de molho por cerca de 4 a 8 horas.

Como fazer…
1- Escorra a água da demolha e lave as amêndoas em água corrente.
2- Transfira para o liquidificador e acrescente 2 xícaras de água (500 ml). Bata por cerca de 2 minutos em velocidade máxima.
3- Coe o leite usando um saco voal ou um pano limpo com trama fina. Esprema bem para tirar o máximo possível do líquido. Reserve o leite.
4- Preaqueça o forno a 180 ºC.
5- Em um recipiente coloque o resíduo do leite de amêndoas e os demais ingredientes da massa. Misture bem até obter uma massa homogênea.
6- Unte uma fôrma redonda com fundo removível (23 cm de diâmetro) com óleo, caso não seja antiaderente. Espalhe bem a massa até cobrir todo o fundo e a lateral, ela irá ficar bem fininha. Faça pequenos furos na base com um garfo.
7- Leve ao forno preaquecido por cerca de 15 minutos.
8- Em uma panela média coloque todos os ingredientes do creme e misture até ficar homogêneo. Se a fécula empelotar peneire a mistura.
9- Leve ao fogo médio e mexa sem parar até engrossar. Desligue o fogo e reserve.
10- Tire a massa do forno e espere amornar.
11- Despeja o creme sobre a massa e nivele o topo. Leve à geladeira por cerca de 2 horas ou até firmar.
12- Retire da geladeira e desenforme.
13- Lave os morangos e corte em fatias finas. Distribua sobre a torta do jeito que preferir. Sirva gelada.

Rendimento: 8 pedaços

Nota: o creme é levemente adocicado, se você gosta de algo mais doce sugiro trocar 1/4 de xícara de açúcar demerara por 1/3.

24 Comentários

  1. Juliana

    Oi, eu vi que para preparar o extrato de baunilha leva dois meses e eu queria fazer a torta para domingo hahaha, com o que posso substituí-lo? A essência de baunilha industrializada é horrível mesmo, detesto o gosto.

    • André

      Oi Juliana! Hahaha, a essência de baunilha não é boa mesmo. Infelizmente não dá para substituir o extrato de baunilha nesse caso, ele tem um sabor bem característico. Sem ele vai ficar um creme docinho e gostoso também, mas é claro que ficaria bem melhor com extrato. Abraços!

    • André

      Oi Bárbara! Fico feliz em saber que tenha gostado da minhas receitas 😀 Abraços!

  2. Patricia Werneck

    Oi André, li que você utiliza o agar-agar em várias receitas. Já tentei usar também, mas o ingrediente comprado à granel nas lojas de produtos naturais é aquele com sabor forte e cor mais escura, péssimo para a utilidade que queremos aqui. Já comprei um em loja de produtos de confeitaria que vem num potinho pequeno e custa caro (mas de boa qualidade). Já encomendei pela internet, que achei de uma qualidade melhor, mas também saio caro e veio em pequenos sachês ( ôh coisinha cara!). Por acaso você poderia me indicar a marca que usa, onde compra, o valor que paga, para eu tentar encomendar (moro em Florianópolis) e não ter uma péssima surpresa quando abrir a embalagem ? Desculpa o texto longo, mas estou procurando a indicação deste produto de quem usa já faz um bom tempo. E obrigadissima por compartilhar tantas receitas ótimas e saborosas.

    • André

      Oi Patricia! Sim, o vendido a granel é bem ruim, ele ter cor mais escura e sabor forte que acaba com a receita. Eu compro aqueles em sachês, a marca que sempre compro, por ser boa e barata é a Gelialgas, tem aqui pra vender online > http://loja.vista-se.com.br/pd-dbeb7-agar-agar-gelatina-vegetal-gelialgas-16g.html Aqui em SP eu compro em empórios, lojas de produtos naturais ou asiáticos. Com essa você não vai ter surpresas desagradáveis. De nada querida. Fico feliz em saber que você gosta das receitas 😀 Abraços!

  3. André! Amo demais suas receitas! Posso sugerir um post? Gostaria de ver receitas de sopinhas veganas pra congelamento, pra quem chega à noite em casa cansado e quer ter algo gostoso pra comer.

    Gratidão!

    • André

      Oi Adenize! Sim, dá para fazer essa troca sem problema 😉 Abraços!

  4. Mirtes

    Gostei dessa receita! Será possivel trocar o melado de cana por outro adoçante, como açúcar de coco ou mel?

    • André

      Oi Mirtes! Acho que dá certo substituir por açúcar de coco ou mel. Eu indicaria o mel porque ele vai dar mais liga pra massa que nem o melado. Só não sei se o sabor não vai se destacar muito. Se fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

  5. Silvana

    Sempre nos surpreendendo!!! Amooo suas receitas… Obrigada por partilhar conosco!

    • André

      Oi Silvana! Fico feliz em saber que você gosta das receitas 😀 De nada querida. Abraços!

    • André

      Oi Luciana! Não dá para fazer essa troca, o ágar-ágar é responsável por deixar o creme mais consistente, a goma xantana só iria deixar mais cremoso. Tem que ser ágar-ágar mesmo. Abraços!

  6. Edmara C.V.Fronza

    André mostrei para a Amanda a foto desta torta, ela disse que queria ir visitar o dindo para comer, ficou linda e deve ter ficado deliciosa. ♡♥♡♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *