Café da manhã, Lanches, Receitas, Sobremesas
comentários 39

Bolo de cenoura vegano

Quem resiste à uma massa fofinha, aerada e de cor amarelo vibrante coberta com chocolate? Não sei você, mas eu não resisto não hahaha. Bolo de cenoura com chocolate é um clássico com presença obrigatória em qualquer caderno de receitas e blog de culinária brasileiro, não é?

De tão popular que é já ganhou inúmeras versões, aqui no blog tem até uma sem glúten. Mas dessa vez decidi publicar por aqui uma versão vegana com farinha de trigo mesmo, que fica IGUALZINHA a receita tradicional. Sério, ninguém vai acreditar que não leva leite, manteiga e ovos. A massa fica bem fofinha e aerada, tem até GIF logo abaixo pra provar isso hahaha. Já a cobertura fica cremosa e saborosa, é de raspar a fôrma e não deixar nadinha.

Para obter um bom resultado é necessário usar farinha de trigo branca. Sei que não é saudável, por este motivo faço questão de comprar uma orgânica e de origem nacional. Infelizmente a maior parte da farinha de trigo comercializada no Brasil é importada e recebe muitos aditivos químicos 🙁

Essa receita pode não ser saudável pro corpo, já que leva farinha branca e uma boa quantidade de gordura e açúcar, mas com certeza faz bem pra alma. Pra mim esse bolo tem gostinho de infância. Então bora fazer de vez em quando pra alimentar as boas lembranças e os bons sentimentos.

Você vai precisar…

para a massa:
Farinha de trigo branca orgânica – 3 xícaras (360 g)
Açúcar demerara – 1 1/2 xícara (330 g)
Cenoura descascada e cortada – 3 médias (300 g)
Óleo vegetal – 1/2 xícara (125 ml) – usei de girassol
Água filtrada – 200 ml
Fermento químico em pó – 1 colher de sopa (12 g)

para a cobertura:
Chocolate 70% cacau, picado e sem leite – 100 g
Açúcar demerara – 1/4 xícara (60 g)
Água filtrada – 3/4 xícara (175 ml)

1- Preaqueça o forno a 180 ºC.
2- Unte uma fôrma retangular (23 cm X 33 cm) com um pouco de óleo e polvilhe farinha de trigo. Chacoalhe bem para espalhar sobre o fundo e as laterais. Bata sobre a pia para tirar o excesso. Reserve.
3- Corte a cenoura em pedaços menores e transfira para o liquidificador.
4- Acrescente o óleo, a água e o açúcar. Bata bem por cerca de 5 minutos até obter uma mistura homogênea, sem pedaços de cenoura e com o açúcar dissolvido.
5- Numa tigela grande coloque a farinha de trigo e acrescente aos poucos a mistura do liquidificador. Mexendo delicadamente sem parar enquanto acrescenta o líquido para não formar grumos.
6- Quando obter uma massa lisa, acrescente o fermento e misture até incorporar.
7- Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito no centro da massa, se sair limpo pode tirar do forno. Caso contrário deixe mais alguns minutos até assar completamente.
8- Retire do forno e espere esfriar.
9- Enquanto isso, prepare a cobertura. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Mexa sem parar até obter uma calda lisa.
10- Espete a superfície do bolo frio com um garfo para absorver melhor a calda.
11- Despeja a calda ainda quente sobre o bolo. Não se preocupe se estiver muito líquida, quando esfriar fica mais consistente.45
12- Espere esfriar e sirva. Dura cerca de 3 dias em temperatura ambiente.

Rendimento: 8 pedaços grande

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

  1. Marcos Antonio says

    Porque o bolo que eu fiz não deu certo é porque eu usei açúcar comum

    • André says

      Oi Marcos! Poxa que pena que não deu certo 🙁 Provável que tenha sido, o açúcar comum e o demerara tem pesos e volume diferentes, o que influencia diretamente no resultado. Idem para a cenoura, se não usar exatamente 300g as chances de dar errado são grandes. Abraços!

  2. Thaís says

    Eu tinha uma receita de bolo de cenoura que tinha dado certo, mas resolvi testar a sua TB é ficou MUITO BOA. Parabéns pelo blog, é referência de receita que dá certo!

    • André says

      Oi Thaís! Oba, fico feliz em saber que você gostou da receita 😀 Obrigado querida. Abraços!

  3. Renata says

    Acabei de fazer a receita e a cara ficou ótima!! Vou levar amanhã no trabalho, espero que o sabor também tenha ficado hahah

  4. Priscila says

    Oi, será que posso substituir a farinha de trigo por aveia? 😀

    • André says

      Oi Priscila! Infelizmente não, a farinha de aveia não vai dar liga o suficiente para a massa. Você pode substituir 1 xícara de farinha de trigo por farinha de aveia, mas toda a quantidade não indico. Abraços!

      • NORMA BUENO says

        Eu substituo o trigo por 2 xic. de farinha de arroz e 1 xic. de mix de farinha sem glúten, fica muito bom!

  5. Andréa K. says

    André! Fiz o bolo de cenoura!
    Usei uma forma redonda, de buraco no meio.
    O bolo cresceu, ficou fofinho, uma delícia!
    Fiquei com medo da calda ser pouca, já que o bolo ficou grandão, e dobrei a receita de calda. Exagerei (rs)! Não atinei para o fato da calda levar água, não era apenas o chocolate derretido! Uma receita só é suficiente (rs)!
    Meu bolo fez sucesso.
    Ah! Postei foto na página do Facebook!
    Obrigada pela receita show!
    Abração!

    • André says

      Oi Andréa! Que bom que o bolo cresceu e ficou fofinho 😀 Nossa deve ter ficado bom bastante calda hahaha. Que bom que fez sucesso o bolo. De nada querida 😉 Abraços!

  6. Andréa K. says

    Oi, André!
    Qual a marca de chocolate que você recomenda?
    Não sei se você pode responder assim, na lata, mas eu fico perdidaça quando o assunto é comprar chocolate vegano.
    Poderia me ajudar?
    Obrigada e um abraço!

    • André says

      Oi Andréa! Varia bastante a marca que compro. Para fazer receitas eu geralmente uso da Cacau Show 70% cacau ou da Arcor também 70% cacau, nesta receita usei da Cacau Show. Eles são mais baratos. Agora para consumir puro eu geralmente compro da Amma ou da Harald. Outros que indicam também são da Chokolah e da Lindt. De nada e abraços!

  7. Emily says

    Fiz o bolo, ficou muito bom! Parabéns pela receita. Quando comia leite e ovos fiz alguns que deram errado e esse sem nada disso deu certo! Rs amei

    • André says

      Oi Emily! Fico feliz em saber que deu certo e você gostou 😀 Abraços!

  8. Isabela says

    André,
    Sua receita salvou um domingo de despensa vazia!
    O bolo ficou com uma casquinha crocante e super macio por dentro.

    Obrigado!
    Abraços.

    • André says

      Oi Isabela! Olha só, o domingo ficou até mais gostoso hehehe. Que bom que você gostou da receita 😀 De nada e abraços!

  9. Elisabete Pedro Lourenço says

    Oi André!
    Já provei várias receitas suas e amei…
    Nesse bolo, posso substiuir a água por leite de soja?
    Abraços…
    Bete.

    • André says

      Oi Elisabete! Oba! Fico feliz em saber que você gosta das receitas 😀 Nunca tentei substituir por leite de soja, então não sei te dizer se dá certo. Mas acredito que sim, se fizer me avisa como ficou. Abraços!

  10. Ana says

    Oi André. Amo suas receitas. Essa com certeza sera mais uma, mas tenho uma pergunta. O que tenho visto é que nos bolos de cenoura a qtdd de açúcar é quase sempre a mesma de farinha 😮 vc sabe pq? Eu sempre tento minimizar o doce porque dou pras minhas crias, e como sempre, tudo que é demais (açúcar ou sal), faz mal, né? Sera que se eu fizer e colocar tipo 100g ao invés de 330g, ainda da certo, vc ja tentou? Brigadao pelas receitas!

    • André says

      Oi Ana! Que bom que você gosta das receitas 😀 É comum eu encontrar também receitas que usam uma quantidade bem parecida de açúcar e farinha, eu acho que a massa fica super doce e enjoativa nesses casos. Por esse motivo que criei essa receita com a proporção de 3 xícaras de farinha para 1 e 1/2 de açúcar, ou seja, metade da quantidade de farinha. É uma quantidade já reduzida. Não vai dar certo a receita se você simplesmente diminuir pra 100g a quantidade de açúcar. Você teria que diminuir a quantidade dos líquidos daí. Só fazendo teste pra saber como ficaria, nunca tentei nesse caso. Acertar a proporção de farinha, açúcar, óleo, água e cenoura não é fácil, qualquer errinho o bolo pode solar. Se você tentar com menos açúcar me avisa como ficou 😉 De nada e abraços!

      • Ana says

        tentei com menos açúcar 🙂 como vc disse, não deu muito certo, mas o publico aqui em casa fez ele desaparecer como num passe de magica, até o pequeno de 15 meses. BTW, essa sua receita é uma das que deu mais certas pra mim até hj e em qq canto do mundo. Brigadao!

        • André says

          Oi Ana! Obrigado por ter compartilhado essa informação, é difícil mesmo conseguir um bom resultado com menos açúcar. Mas pelo jeito foi um sucesso mesmo assim hahaha. Que bom que você gostou da receita 😀 De nada e abraços!

  11. Sandra Luz says

    Receita muito interessante!
    Quanto a ser saudável ou não, é relativo.
    Um pecadinho aqui e outro acolá não prejudica nossa saúde; mas, sim, os maus hábitos constantes e diários.
    Alimentar “as boas lembranças e os bons sentimentos” são muito importantes para nossa saúde emocional e psicológica.
    Memória afetiva conforta o coração e o estômago. 😉
    Abraços.

    • André says

      Oi Sandra! Sim, ser saudável ou não é relativo. Depende muito mais da quantidade do consumo do que qualquer outra coisa. Comer esse bolo todo santo dia realmente não seria saudável, mas de vez em quando não faz mal né? Abraços querida!

      • Sandra Luz says

        Comer esse bolo todo santo dia daria overdose e faria qualquer um não querer nem ver mais bolo de cenoura na vida. 😜
        Tudo que é demais enjoa.
        Ainda bem que o mundo culinário é muito vasto e variado; com e sem farinha branca; com e sem gordura; com e sem açúcar.
        Bora ser feliz porque ninguém é de ferro, não é mesmo?
        Com afeto. ❤️

  12. Raquel Rodrigues machado says

    Ah! Não posso com farinha de trigo, nem arroz! Qual farinha uso?

    • André says

      Oi Raquel! Poxa que pena 🙁 Pior que nas versões sem farinha de trigo só conheço com farinha de arroz. Infelizmente não consigo te ajudar nessa. Abraços!

    • André says

      Oi Camila! Que bom que você gostou da receita 😀 Abraços!

    • André says

      Oi Elaine! Nunca tentei fazer com chocolate em pó, tentei uma vez fazer com cacau em pó. Mas a receita era diferente, acabei não gostando muito. Acho muito mais saboroso com chocolate em barra. Nessa receita não dá pra trocar por chocolate em pó, mas quem sabe você acha outra cobertura na internet. Abraços!

    • André says

      Oi Paty! Que bom que você gostou 😀 Quando fizer me avisa o que achou da receita. Abraços!

  13. Edmara says

    Ja que lembra a infância André, não esquece de fazer para nós, semana que vem estaremos aí. ♡♥♡♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *